Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Como hospedar vários sites: 3 alternativas para diferentes necessidades

Ilustração com fundo laranja representando sites saindo do mesmo servidor.

A popularização da Internet e o crescente número de ferramentas de presença online têm criado uma necessidade cada vez mais frequente em profissionais de diversas áreas: a de administrar e hospedar vários sites.

Lidar diariamente com tecnologia já é a realidade de muitos empreendedores, blogueiros, designers, programadores e profissionais de TI. Em alguns casos, as demandas surgem para atender ao próprio negócio. Em outros, o foco está em atender às necessidades dos clientes. Há ainda quem se dedique ao assunto apenas como hobby.

Em todas as situações, o trabalho pode envolver a criação e publicação periódica de sites e aplicações na internet. Como é o caso, por exemplo, de agências, freelancers e empreendedores digitais, que estão sempre criando um novo projeto na internet.

Ter tantos projetos na web, no entanto, gera uma outra demanda: a de administrar dezenas (ou até centenas) de sites e domínios ao mesmo tempo. E se gerenciar muitos domínios e sites já pode ser trabalhoso, imagine hospedar todos eles?

Bem, essa tarefa pode ser mais ou menos complexa e trabalhosa, dependendo da sua necessidade (e da sua escolha). Para ajudá-lo nessa decisão, apresentarei neste artigo três formas para hospedar vários sites, incluindo as vantagens e desvantagens de cada opção.

1. Tenha um plano de hospedagem que suporte múltiplos sites

Todos os planos de hospedagem oferecidos pelas empresas se diferenciam em tipo e em recursos disponíveis. Assim como memória e espaço em disco, um desses recursos é a quantidade de sites permitidos em determinado plano de hospedagem.

A primeira opção para hospedar vários sites é escolher um plano que permita múltiplos sites. Talvez isso faça parecer que este tipo de plano é caro ou complexo, mas a verdade é que ele pode ser tão simples e barato quanto planos para apenas 1 site. Enquanto um plano para site único pode custar menos de R$ 10 por mês, um para múltiplos sites pode custar menos de R$ 15, ainda mais se contratado em promoções sazonais, feitas pelas empresas (conheça aqui as hospedagens compartilhadas com melhor custo-benefício).

Logicamente, é importante destacar que o valor pode variar bastante, dependendo do volume de recursos necessários para hospedar todos os sites.

Supondo que você tenha 5 sites institucionais, todos com pouco tráfego (e otimizados). Sua necessidade provavelmente pode ser atendida com uma hospedagem compartilhada, que foi essa que comentei acima.

No entanto, se você administra vários sites grandes e/ou com tráfego moderado a alto, precisa de uma solução mais robusta, como um servidor dedicado, uma Cloud ou um servidor virtual privado (VPS), sendo o último o mais em conta entre eles. Nesses tipos de hospedagem você tem uma quantidade de recursos definida e pode dimensionar melhor as suas necessidades, tanto geral como para cada site.

Então a melhor forma de hospedar meus sites é usar apenas uma hospedagem? A resposta é depende. Vamos ver abaixo as vantagens e desvantagens de hospedar vários sites em uma mesma hospedagem.

Vantagens de hospedar vários sites no mesmo plano de hospedagem

Desvantagens de hospedar vários sites no mesmo plano de hospedagem

Atenção: sites e domínios são coisas diferentes

O número de sites permitidos em uma hospedagem não é necessariamente o mesmo que o número de domínios permitidos. Você pode ter domínios estacionados, que redirecionam ou não para algum site, e que não contam para os limites da hospedagem. Sendo assim, se você possui um site com um domínio, e mais 3 domínios que redirecionam para este site, você pode usar um plano de hospedagem para apenas 1 site. 😉

Agora vamos à segunda forma de hospedar vários sites, também em uma mesma hospedagem.

2. Tenha uma revenda de hospedagem

Uma alternativa econômica de hospedar vários sites em uma mesma conta é contratar um plano de revenda de hospedagem. Nesta modalidade, você tem disponível uma quantidade pré-determinada de recursos — conforme o plano escolhido — e pode dividi-los em contas distintas dentro da hospedagem, para então revender aos seus clientes.

Além disso, tem ao seu dispor ferramentas úteis para gerenciar as contas dentro da hospedagem, de forma individualizada. Desde a formatação dos planos e dos preços, até a cobrança e gerenciamento das contas. Algumas mais conhecidas e utilizadas são o painel de controle WHM e o sistema de gerenciamento e cobrança WHMCS.

Algumas empresas permitem ainda que o dono da conta revenda domínios e utilize os mesmos recursos oferecidos aos clientes da própria empresa, como criador de sites, SSL gratuito, entre outros. É como ter uma empresa de hospedagem, mas sem ter de fornecer e cuidar da infra-estrutura. Vale lembrar que o suporte é oferecido pela empresa de hospedagem, mas somente ao proprietário da revenda. O dono da revenda, por sua vez, é quem presta suporte aos seus clientes.

É comum que a revenda de hospedagem fique em um ambiente compartilhado, porém existem soluções de revenda em ambientes mais robustos, como VPS e dedicado. Mais uma vez, a hospedagem mais adequada vai depender das necessidades de cada um. Uma revenda de hospedagem em ambiente compartilhado será mais barata e terá uma quantidade menor de recursos, enquanto que a hospedagem em ambiente dedicado será mais robusta e onerosa (veja aqui os melhores planos de revenda de hospedagem).

Vantagens de hospedar vários sites em uma revenda

Desvantagens de hospedar vários sites em uma revenda

Agora vamos à terceira opção para hospedar vários sites. Desta vez, em contas diferentes.

3. Tenha um plano de hospedagem para cada site

À primeira vista, esta pode parecer uma péssima alternativa. Nas opções anteriores, comentei sobre a economia, a praticidade e tudo mais que uma hospedagem única oferece para quem precisa hospedar vários sites. No entanto, por incrível que pareça, às vezes a solução ideal é usar um plano de hospedagem para cada site.

Não há muito o que detalhar nesta opção, já que ela é autoexplicativa. Basicamente, cada site tem uma hospedagem — compartilhada, dedicada ou qualquer outro tipo — que atende exclusivamente a este site.

Embora talvez não seja tão comum, esta pode ser uma boa solução para quem não deseja administrar os sites de seus clientes. Por exemplo, talvez você trabalhe com desenvolvimento de sites, mas prefira que os clientes contratem a hospedagem, pois não deseja oferecer este serviço. Assim como nesse caso, existem outras situações em que é preferível hospedar sites de forma totalmente separada, como veremos a seguir.

Vantagens de contratar planos de hospedagem separados

Desvantagens de contratar planos de hospedagem separados

Conclusão

Embora haja tantas opções para hospedar vários sites, a escolha ideal depende de muitos fatores. É preciso avaliar o nível de independência que se quer ter entre os sites, as necessidades específicas de cada projeto e o que você considera mais importante na hora de fazer esse gerenciamento.

Como vimos, hospedar vários sites em um mesmo ambiente traz vantagens como economia de custos e maior facilidade no gerenciamento. Por outro lado, ao ter uma hospedagem para cada projeto, você diminui os riscos e pode buscar soluções mais personalizadas para cada site.

Agora que você já conhece as opções e sabe qual é a mais indicada para o seu caso, que tal economizar na contratação da sua hospedagem? Confira aqui os nossos cupons de desconto para os maiores provedores de hospedagem do mundo e economize!

Ir para o topo
Sair da versão mobile