A internet é uma forte ferramenta para atrair clientes e alavancar negócios. Segundo a última pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, a proporção de pessoas que usam espaços virtuais para vender produtos ou serviços cresceu de 7% para 17% entre os anos de 2012 e 2016. No mesmo período, o índice de pessoas que afirmou comprar online aumentou de 31% para 38%.
Esses números reforçam o que a gente já sabe: ter presença online e uma boa estratégia virtual é imprescindível para potencializar os negócios. É certo que, em algum momento, o seu público vai pesquisar no Google ou nas redes sociais o nome da sua empresa. E claro, a expectativa é que você seja encontrado. Mas diante de tantas opções de espaços, como escolher os ambientes que mais valorizam a sua marca?
Bem, essa decisão depende dos seus objetivos comerciais, do tempo que você dispõe para administrar esses espaços virtuais e do público que você quer atrair, entre outros fatores. Para facilitar o seu planejamento, nós reunimos informações que mostram a importância de cada espaço virtual. A ideia é fornecer subsídios para que você possa decidir em quais ambientes investir para ampliar a sua presença digital no próximo ano.
Site: uma alternativa completa
Graças ao avanço das empresas que atuam no setor, está cada vez mais fácil criar um site. No passado, essa criação envolvia custos elevados e só podia ser feita por especialistas. Hoje, existem empresas que oferecem ferramentas e suporte para que você mesmo faça essa criação por um custo baixo.
Ter um site dá a ideia de uma marca forte e sólida. Se você já tem esse espaço, é importante que você esteja sempre atento ao processo de manutenção e aprimoramento das páginas. Afinal, um site bem elaborado e atualizado reforça a sua credibilidade.
Por fim, vale ressaltar: o celular é a principal forma de acesso à internet no país, segundo o IBGE. Ou seja, o seu site precisa ser responsivo, acessível para a navegação através de dispositivos móveis, como smartphones.
Blog: espaço para compartilhar conteúdos
O blog é uma potente ferramenta de marketing. Esse espaço é uma alternativa para atrair audiência através da produção de conteúdo. Essa estratégia para captar público é amplamente utilizada por grandes empresas e tem se tornado comum entre profissionais autônomos e pequenos negócios.
Além disso, dependendo do serviço que está sendo oferecido, o blog pode se apresentar como um grande diferencial. No caso de um fotógrafo, por exemplo. Em geral, esses profissionais criam sites para divulgar o portfólio. Nesse contexto, um fotógrafo que cria um blog para compartilhar os bastidores de cada fotografia com os clientes se destaca. Não é mesmo?
Compartilhar conteúdos num blog faz que você tenha mais páginas indexadas no Google. Em outras palavras, será mais facilmente encontrado. Além disso, ajuda a reforçar a sua marca. Mas atenção: ter um blog demanda um esforço constante para mantê-lo atualizado e com conteúdos relevantes para o seu público.
Loja virtual: para fechar negócios de maneira simples
O índice mensal de brasileiros que compram em lojas virtuais já é igual ao de consumidores que frequentam lojas físicas, segundo a última pesquisa da PwC, rede de empresas que realiza estudos na área de negócios. Sim, as pessoas estão migrando para as compras online pela facilidade e comodidade do serviço.
Se você costuma vender produtos fisicamente, considere criar uma loja virtual. Você pode atingir um público bem maior. E se você já está vendendo online, pense em como pode melhorar a experiência do usuário. A forma como você apresenta os produtos no meio online está estimulando o consumidor a fazer a compra? Você oferece descontos que compensam a despesa que o cliente terá com o frete? Esses são alguns aspectos que precisam ser observados tanto por quem está iniciando no e-commerce quanto pelos veteranos na área.
E lembre-se: investir na segurança da sua loja online é fundamental. Vale a pena conferir esse artigo em que tratamos sobre a importância do certificado SSL.
E-mail próprio: mais credibilidade para o seu negócio
Ter um e-mail próprio é um aspecto importante dentro de uma estratégia digital. Se você tem uma empresa ou um projeto online, o e-mail personalizado vai transmitir mais confiança para o seu público. Tendo em vista que o e-mail é o principal canal do meio corporativo, esse é um investimento que vale a pena.
Além de passar mais credibilidade, o e-mail personalizado garante mais produtividade e organização. É uma boa alternativa para separar os assuntos profissionais dos pessoais. Além disso, os recursos de gerenciamento de conta são maiores do que de uma conta gratuita de e-mail. Se você tiver sócios e colaboradores, poderá criar novas contas de e-mail com o mesmo domínio.
Lembrando que você precisa de um domínio personalizado para criar o seu e-mail próprio. Felizmente, diversas empresas oferecem esse registro com preços bem acessíveis.
Redes sociais: para captar o seu público
Ter contas em redes sociais é uma ótima alternativa para atrair audiência para o seu negócio. Para isso, você precisa ter perfis bem elaborados e atualizados, além de manter uma interação com o seu público.
Outro aspecto importante é escolher as melhores redes sociais para o seu tipo de negócio. A dica é que você analise onde o seu público costuma navegar. Os seus clientes estão no Facebook, no Twitter ou no Instagram? Além dessas redes sociais, existem diversos outros espaços.
O YouTube é um exemplo. A plataforma informou ter 98 milhões de usuários no Brasil. Cada vez mais as pessoas procuram vídeos para saber a receita de um bolo ou como instalar um chuveiro, por exemplo. Agora, veja esse outro número: 96% dos brasileiros com idade entre 18 e 34 anos acessam os vídeos do YouTube. Ou seja, a plataforma é de absoluta relevância para os jovens. Logo, é um terreno fértil para os empreendedores interessados nesse público. Não é?
Então, analise bem onde os seus clientes navegam e onde eles costumam procurar os serviços que você oferece. Isso é fundamental para os seus resultados.
E a dica final: Se você criar perfis e não atualizar ou não responder os comentários, você criará uma imagem de desleixo e terá um efeito contrário do esperado. Por isso, é importante que você mantenha todos os seus canais virtuais atualizados e com conteúdo qualificado.
Conclusão: invista em planejamento e acerte na estratégia
Para ter sucesso na internet é preciso ter uma boa presença online. Já que são diversos os espaços disponíveis, você precisa estudar o poder que cada alternativa pode ter para impulsionar os seus negócios. Nós citamos aqui os caminhos mais usados: site, blog, loja virtual, e-mail personalizado e redes sociais. Mas além dessas opções, existem diversas outras possibilidades. Então, indicamos que você invista em pesquisa e planejamento para tomar as decisões certas.
Agora que você já conhece melhor as principais alternativas, que tal conhecer as ferramentas mais populares para criação de sites? Nós recomendamos que você confira o artigo que traça um comparativo entre os criadores de sites e o WordPress. Essas são as ferramentas mais fáceis, baratas e vantajosas disponíveis no mercado para você que pensa em criar um site.
Ficou com alguma dúvida sobre qual a melhor alternativa para você potencializar o seu negócio na internet? É só postar nos comentários. Vamos trocar experiências e compartilhar conhecimento! ?