Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Revenda de Hospedagem: o que é, como funciona e como contratar a sua

revenda-de-hospedagem-topo

Tipo: Revenda de Hospedagem
Custo: a partir de R$ 30, podendo chegar a mais de R$ 200/mês
Indicado para: profissionais que desejam abrir sua própria empresa de hospedagem ou agências que desejam expandir seus serviços
Nível de dificuldade: regular (é preciso ter familiaridade com o assunto ou desejar aprender)
Avaliação geral: investimento e risco baixos, com chance de retorno rápido
Onde contratar: conheça as melhores empresas que oferecem Revenda de Hospedagem

O que é a Revenda de Hospedagem?

A revenda de hospedagem é um serviço que permite que qualquer pessoa tenha sua própria empresa de hospedagem, sem ter de investir em equipamentos ou servidores, apenas comercializando os serviços da empresa detentora da hospedagem. A hospedagem é fornecida pela empresa, mas tem a sua marca, fortalecendo assim o seu relacionamento com os seus clientes.

Em outras palavras, podemos dizer que neste plano os recursos de espaço em disco e tráfego contratados são usados para hospedar sites de terceiros, neste caso, dos seus clientes. O revendedor atua como um intermediário, comprando os serviços de hospedagem de uma empresa e revendendo para seus clientes, normalmente com o objetivo de obter lucro.

Este plano costuma ser oferecido por grandes empresas de hospedagem, cujos clientes se tornam revendedores de hospedagem a outras empresas, normalmente em conjunto com serviços de web design e gerenciamento. Por exemplo, imagine que você é um web designer ou agência web e possui clientes interessados em construir um site. A revenda te permite oferecer, em conjunto com a criação do site, a hospedagem e manutenção. Você então utiliza a infraestrutura de uma grande empresa de hospedagem, que faz todo o resto: gerenciamento do servidor, upgrades, balanceamento de carga etc., enquanto você foca nas vendas e no crescimento do negócio.

Geralmente, as empresas utilizam a mesma estrutura da hospedagem compartilhada para os planos de revenda. No entanto, para ter mais poder e controle, também é possível utilizar uma revenda em planos como servidor VPS (para ver planos, consulte o ranking de melhor VPS), cloud e servidor dedicado (veja aqui uma seleção dos melhores dedicados).

Para quem a Revenda é indicada?

Montar uma revenda de hospedagem pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam ter o seu próprio negócio online. Quando comparado com um negócio físico, o investimento em uma revenda de hospedagem é baixo e permite que se obtenha retorno rapidamente, se a estratégia de divulgação e oferta de serviços for convincente.

Como todos os recursos que você precisa para ter a sua revenda são virtuais, não há gastos com o aluguel de uma loja, por exemplo, muito menos com mercadorias físicas. Naturalmente, você terá algumas despesas, sendo a principal delas o serviço de hospedagem que você irá revender.

Veja abaixo para quem mais a revenda de hospedagem é indicada:

Como funciona uma Revenda de Hospedagem

As empresas oferecem diversos planos de revenda, com recursos de espaço em disco e tráfego que variam conforme o plano.  No entanto, há recursos que costumam estar incluídos em todos os planos. São eles:

Além disso, os itens abaixo estão incluídos gratuitamente em planos de revenda:

Veja também: Como configurar contas de hospedagem usando o WHM

Na revenda de hospedagem, seu trabalho é basicamente oferecer suporte aos seus clientes, para situações simples, como perda de senha ou alguma configuração no cPanel. Para casos mais técnicos, o revendedor pode abrir um chamado com a empresa de hospedagem e fazer a intermediação entre a empresa e o cliente dele.

Vantagens da Revenda de Hospedagem

Conforme já falamos neste artigo, a revenda de hospedagem possui várias vantagens, como:

Desvantagens de uma Revenda de Hospedagem

Como todos os tipos de hospedagem, a revenda também dá trabalho e possui pontos fracos:

Quais recursos buscar em uma Revenda de Hospedagem

Espaço em Disco

O espaço em disco disponibilizado pela empresa de revenda é um dos itens mais importantes a se avaliar, pois poderá afetar diretamente o crescimento do seu negócio. A quantidade de espaço em disco afetará o número de contas (clientes) que você poderá revender. Além disso, a medida que o número de clientes crescer, você terá que provisionar mais espaço em disco para poder alocar novos clientes.

Tráfego

tráfego diz respeito à quantidade de dados trocados entre os computadores que acessam o seu site e o servidor onde o site está hospedado. Isso poderá ter um impacto significativo dependendo do tipo de cliente que você tiver em sua revenda de hospedagem. Se você hospedar sites institucionais, com tráfego baixo ou médio, não terá problemas com essa questão. Mas é bom ficar atento a clientes que possuem lojas virtuais ou blogs com muito tráfego, pois eles poderão afetar os demais clientes de sua revenda, se o uso for abusivo.

Localização do Data Center

Muitas empresas possuem data centers fora do Brasil. Isso não será um problema, caso os servidores estejam na América do Norte, pois a diferença no tempo de resposta é quase imperceptível para o usuário comum. Para se ter uma ideia, um servidor localizado no Brasil responde em menos de 50 milissegundos, se estiver funcionando normalmente. Já um servidor nos Estados Unidos responde em menos de 250 milissegundos. A diferença pode até parecer grande quando comparada lado a lado, mas estamos falando de frações de segundo, o que é bem pouco para a percepção humana.

Você deverá ficara atento se o data center estiver na Europa ou na Ásia. Nesse caso, o tempo de resposta poderá ser bem maior e talvez seja melhor evitar a contratação do serviço.

Uma dica: data centers nos Estados Unidos têm um custo de manutenção muito mais baixo do que um data center no Brasil, portanto, geralmente as revendas com servidores nos EUA possuem preços mais competitivos do que as com servidores aqui no Brasil. No entanto, com a subida do dólar, essa diferença tende a ser menor.

Disponibilidade (uptime do servidor)

Esse item diz respeito à quantidade de tempo que o serviço contratado ficará disponível, isto é, acessível para você e para seus clientes. Verifique se a revenda de hospedagem que você pretende contratar oferece um Uptime (tempo de disponibilidade do servidor no ar) superior a 99%. Muitas delas oferecem reembolso proporcional, caso esse acordo de disponibilidade não seja cumprido.

Suporte 24 horas

Você provavelmente prestará algum tipo de suporte técnico para o seu cliente, por isso, é muito importante que a empresa de hospedagem na qual você está revendendo o serviço possa te dar suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, qualquer atraso na resposta a uma solicitação do seu cliente poderá prejudicar a reputação da sua empresa, não é mesmo?

Certifique-se, portanto, que a empresa que você pretende contratar oferece um suporte técnico de qualidade. As melhores empresas oferecem suporte por telefone, chat e e-mail (ticket). Verifique também se o suporte é em português, caso você não fale inglês.

Como escolher uma Revenda de Hospedagem

Escolher uma boa revenda de hospedagem é fundamental para o sucesso da sua empresa de hospedagem, principalmente no início, onde você dependerá bastante da propaganda boca-a-boca, aquela feita por seus clientes mais satisfeitos. Ao contratar uma revenda de hospedagem, você precisa garantir que o site de seus clientes estará sempre no ar e terá um bom desempenho dentro do plano que contratou. Um único cliente insatisfeito pode ser bastante prejudicial para a sua empresa, principalmente nos dias de hoje, onde as redes sociais amplificam cada vez mais a voz do consumidor.

O mais importante na hora de escolher um plano de revenda de hospedagem é saber avaliar o que você precisa e o que deseja oferecer aos seus futuros clientes. Veja abaixo os critérios que devemos observar para escolher uma revenda de hospedagem.

Critérios para buscar em uma revenda de hospedagem:

Se você já possui uma revenda e pretende trocar de empresa, é muito importante saber se a nova empresa que você pretende contratar possui o serviço de migração de revenda, ou pelo menos fornece suporte para tal. Problemas inesperados poderão surgir durante a migração de contas de cliente e um bom suporte fará bastante diferença nesse momento.

Considere os tópicos acima como um checklist inicial, para ajudá-lo a escolher sua revenda de hospedagem. Outras questões técnicas precisarão ser analisadas também. Veja aqui as empresas que mais se destacam no Brasil e saiba também o que levar em consideração na hora de decidir qual revenda escolher.

Ir para o topo
Sair da versão mobile