Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Novo recurso permite redirecionar domínio pelo Registro.br. Veja como fazer!

Ilustração exibindo o texto .br redirecionando para o Facebook

Redirecionar um domínio .br ficou mais simples e barato para muitos usuários, graças à uma nova funcionalidade lançada pelo Registro.br. Agora, os usuários do serviço podem configurar um redirecionamento para qualquer endereço no próprio painel de administração do domínio, no site Registro.br.

Anteriormente o sistema do Registro.br permitia apenas o gerenciamento das entradas de DNS ou o apontamento do DNS para servidores externos. Para realizar um redirecionamento era necessário possuir uma hospedagem de sites e configurar o redirecionamento na plataforma da hospedagem utilizada. Com esta mudança, não há mais a obrigatoriedade de ter uma hospedagem para redirecionar um domínio, apesar de esta continuar sendo uma possibilidade.

Quando redirecionar domínio pelo Registro.br

O recurso de redirecionar domínio pelo Registro.br pode ser usado em diversas situações. Listamos a seguir cenários para os quais o redirecionamento pode ser especialmente útil e indicado:

Quando não usar o recurso

Em alguns casos, redirecionar domínio pelo Registro.br pode não ser a melhor solução. Como por exemplo no cenário que ilustramos a seguir:

O mais indicado para alterar o domínio principal é realizar um redirecionamento 301 no servidor de hospedagem, onde cada URL antiga será redirecionada para uma nova correspondente. Esse procedimento pode ser realizado para cada URL individualmente ou através da aplicação de uma regra de redirecionamento. Profissionais da área podem realizar tal procedimento com facilidade.

Se você se enquadra em uma das situações acima e precisa redirecionar um domínio — ou ainda, se deseja fazer o redirecionamento e ainda configurar outras entradas em sua zona de DNS —, saiba que existe um caminho simples e barato para isso. Confira o tutorial que ensina como redirecionar um domínio no CloudFlare gratuitamente e sem precisar de hospedagem.

Benefícios do novo serviço de redirecionamento

Dentre os benefícios de redirecionar domínios pelo Registro.br, destacamos os principais:

Como redirecionar domínio pelo Registro.br

Nós testamos o novo serviço do Registro.br e o passo a passo pode ser acompanhado a seguir. Vamos lá!

Passo 1 – Acesse o sistema do Registro.br

Vá até o site registro.br e acesse o sistema de administração de domínios. Para isso, clique em Acessar conta no canto superior direito da tela e insira seu login e senha.

Acesse o site do Registro.br para começar

Passo 2 – Selecione o domínio

Na tela inicial do sistema, localize o domínio que deseja configurar o redirecionamento e clique sobre ele.

Localize o domínio que deseja redirecionar dentro do painel

Passo 3 – Editar zona

Após clicar sobre o domínio, a tela de administração do domínio será exibida. Nesta área você verá as informações do titular do domínio, do contato, a área de DNS e também a de provedor de serviços. Localize a área de DNS e clique em Editar Zona.

Na área de edição de DNS, clique em Editar Zona

Atenção: a opção “Editar Zona” só está disponível para domínios cujo DNS está sendo administrado pelo Registro.br. Se você apontou o DNS anteriormente para uma hospedagem de sites, a funcionalidade não estará disponível. Nesse caso, você tem duas opções: 1) realizar o redirecionamento na hospedagem de sites para onde o domínio está apontado; 2) Alterar os servidores de DNS para que utilize o sistema do Registro.br. Somente usando esta segunda opção será possível realizar os passos a seguir.

Passo 4 – Insira o endereço para redirecionamento

Uma vez dentro da área de edição de zona (identificada como FreeDNS na tela), clique no campo Nome ou endereço do site e insira a URL para a qual deseja apontar o domínio.

Informe o endereço do site de destino no campo correspondente

Repare que o pessoal do Registro.br deu uma ajuda para quem deseja apontar o domínio para uma rede social. Ao clicar no campo “Nome ou Endereço do Site”, ícones das redes sociais mais utilizadas são exibidos à direita. Ao clicar sobre um ícone, a URL base da rede social é inserida no campo e o usuário precisa apenas preencher o complemento.

Ao final, salve as alterações

Passo 5 – Salve as alterações

Após inserir o endereço para onde deseja redirecionar o domínio, salve as alterações clicando no botão “Salvar”.

Se o procedimento foi realizado corretamente, depois de alguns minutos você poderá acessar o domínio no navegador e será direcionado para o endereço que escolheu no passo anterior.

Vídeo explicativo sobre o redirecionamento de domínios do Registro.br

O Nic.br, entidade responsável pelo Registro.br, preparou um vídeo para explicar e divulgar a nova funcionalidade. Confira o vídeo a seguir:

Além do redirecionamento de domínios, é possível fazer muito mais pelo painel de administração do Registro.br, como por exemplo o gerenciamento avançado do domínio e o apontamento para servidores externos. Mas estes são assuntos para outros artigos. 🙂

Agora que você já sabe como redirecionar domínio pelo Registro.br, que tal descobrir se o melhor para você é uma fan page ou um site? Saiba mais sobre o assunto no artigo: Fan page ou site: qual é o melhor para o seu negócio?

Ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma informação? Deixe um comentário e vamos conversar!

Ir para o topo
Sair da versão mobile