Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Hospedagem Linux ou Windows: saiba como escolher a melhor opção

hospedagem linux ou windows
Praticamente todos que estão começando ou tem experiência com criação de sites já se depararam com esta dúvida: na hora de hospedar um site, qual plataforma devo escolher? Hospedagem Linux ou Windows? Essa questão pode ainda levantar outras dúvidas, como por exemplo: “Nunca utilizei o Linux, será que vou conseguir publicar meu site?“, ou ainda: “Se escolher a plataforma errada, será que vai dar problema?

A verdade é que estas questões são fáceis de responder e com um conhecimento básico já é possível entender as diferenças e saber como escolher a plataforma mais adequada para o seu caso. Neste artigo vamos tentar desfazer os principais mitos e dúvidas sobre o assunto.

Principais diferenças entre hospedagens Linux e Windows

A principal e mais óbvia diferença entre as duas plataformas é o sistema operacional: enquanto os servidores Windows rodam uma versão do software IIS (abreviação de Internet Information Services), os servidores Linux normalmente estão configurados com o servidor web Apache e podem rodar uma das diversas distribuições que existem para este sistema operacional. No caso dos servidores web, entre as distribuições mais populares estão CentOS, Debian, Red Hat, Ubuntu e muitas outras. Esta diversidade de distribuições se deve ao fato de que o código-fonte do Linux é gratuito e aberto (open source), o que estimula empresas e organizações a criarem sua própria versão do Linux.

…o principal a saber para se decidir entre uma hospedagem Linux ou Windows são questões relacionadas ao site ou à aplicação que você pretende hospedar.

É importante também esclarecer que o sistema operacional do servidor de hospedagem escolhido não tem nenhuma relação com o sistema operacional dos computadores que utilizamos em casa. Você pode, por exemplo, escolher um servidor Linux mesmo que tenha utilizado um computador com Windows ou Mac OS para criar o seu site. O que irá pesar na hora de escolher a plataforma adequada são outros detalhes.

O que é melhor: Hospedagem Linux ou Windows?

No caso da hospedagem de sites, o principal a saber para se decidir entre uma hospedagem Windows ou Linux são questões relacionados ao site ou à aplicação que você pretende hospedar. Por exemplo, se o seu site será construído com a linguagem de programação PHP, então o recomendado é a Hospedagem Linux. Apesar dos servidores Windows também rodarem PHP, esta é uma linguagem nativa dos servidores Linux.

Os servidores Windows também possuem algumas linguagens nativas, criadas pela Microsoft especificamente para rodarem neste tipo de máquina. As linguagens de programação ASP e .NET são um exemplo e só são suportadas por servidores IIS (Windows). Se este é o seu caso, então o ideal é escolher uma Hospedagem Windows.

Caso seja um site estático, isto é, que não utilize linguagens de programação e contenha apenas HTML e CSS, por exemplo, qualquer uma das plataformas irá lhe atender, pois ambas suportam perfeitamente estas linguagens.

Para facilitar o entendimento e a comparação entre as plataformas Windows e Linux, fizemos uma tabela comparativa com as principais linguagens utilizadas na internet e sua compatibilidade com cada plataforma.

Tabela de comparação entre linguagens e plataformas

Linguagem / ServiçoWindowsLinux
Ajaxsimsim
ASP Classicsimnão
ASP .NETsimnão
C, C++simsim
C# (C sharp)simnão
Cold Fusionsimsim
Flashsimsim
HTMLsimsim
Java (.jsp)simsim
Javascriptsimsim
Microsoft Accesssimnão
Microsoft Exchangesimnão
Perlsimsim
Pythonsimsim
PHPsim*sim
Share Pointsimnão
XMLsimsim

Qualquer aplicação PHP terá um desempenho superior em uma hospedagem Linux, pois o PHP é uma linguagem nativa do ambiente Linux.

Existem algumas aplicações web, criadas com a finalidade de gerenciamento de conteúdo, que são bastante populares, como por exemplo o CMS WordPress (não confundir com o WordPress.com, que é um serviço que possui hospedagem própria) ou o Magento (loja de e-commerce open-source e gratuita). Estas aplicações com frequência são oferecidas com instaladores automáticos pelas empresas de hospedagem de sites. Apesar de também poderem ser instaladas manualmente, os instaladores automáticos facilitam o uso por pessoas que não são tão experientes na área de desenvolvimento e podem ser de grande ajuda para publicar um site sem muito contato com códigos e programação.

Grande parte destas aplicações foram criadas com PHP e poderão ser instaladas tanto em hospedagens Windows, quanto Linux, conforme ilustra a tabela abaixo. É sempre bom lembrar que, qualquer aplicação PHP terá um desempenho superior em uma hospedagem Linux, pois o PHP é uma linguagem nativa do ambiente Linux.

Tabela de comparação entre aplicações web e plataformas

Aplicação / CMSWindowsLinux
Drupalsimsim
Joomlasimsim
Magentosimsim
Moodlesimsim
WordPresssimsim

Além das questões ligadas à tecnologia utilizada, não podemos desconsiderar o aspecto comercial (preço). Apesar de não ser uma regra, geralmente a hospedagem Windows é mais cara, pois a empresa de hospedagem precisa pagar uma licença de uso pelo sistema operacional Windows. No caso do Linux esta licença não existe, uma vez que se trata de um software distribuído gratuitamente.

Veja também: Servidor Windows ou Linux: quais as diferenças e qual escolher?

Conclusão

Como podemos observar nas tabelas acima, diversas tecnologias são suportadas por ambas as plataformas, no entanto, vimos que determinada linguagem poderá ter um desempenho superior de acordo com a plataforma, o que certamente fará diferença na hora da escolha.

Como via de regra, posso sugerir sem medo que a escolha seja feita da seguinte forma: se você vai utilizar uma tecnologia exclusiva da Microsoft, como .NET, escolha uma hospedagem Windows. Se este não for o caso, a hospedagem Linux será a melhor opção, mesmo que ambas as plataformas suportem a linguagem que você irá utilizar.

Espero que este post tenha lhe ajudado a entender as principais diferenças entre servidores de hospedagem Windows e Linux para hospedagem de sites, mas se você ainda tiver alguma dúvida, escreva nos comentários e terei prazer em ajudá-lo. Além disso, sua dúvida também pode ser a de outros!

Ir para o topo
Sair da versão mobile