Quando o assunto é internet, não há quem discorde do seu poder para alavancar negócios, sejam eles pequenos ou grandes. Até os empreendedores menos “conectados” na rede reconhecem a importância de se ter presença on-line nos dias de hoje
Ainda assim, os números mostram o desafio encontrado por pequenas empresas brasileiras para se estabelecer na internet. Uma pesquisa da Cetic.br mostra que 48% dos pequenos negócios ainda não possuem um site.
E se uma barreira para a entrada de pequenas empresas na internet é a dificuldade de criar um site, ela vem diminuindo com criação de diversas soluções de presença on-line. Uma delas é o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que permite colocar um negócio na internet (e no Google) totalmente de graça.
Neste artigo eu vou mostrar para você como funciona esta plataforma gratuita do Google e quais são os benefícios para o seu negócio. Vamos lá?
Sobre o Google Meu Negócio
Sabe quando você procura por uma empresa no Google e vê ao lado direito uma ficha com todas as informações sobre ela, incluindo fotos, endereço, mapa e avaliações? Então, o que você está vendo é um resultado exibido pelo Google Meu Negócio. Veja o exemplo abaixo da pesquisa que fiz no Google para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Mas como faz para aparecer assim no Google? Cadastrando o seu negócio. Simples assim.
O Google Meu Negócio (Google My Business) é uma ferramenta gratuita voltada para todos os tipos e tamanhos de negócios. Basta cadastrar a sua empresa na plataforma para que ela seja encontrada pelos usuários que a procuram no Google. Tanto no buscador como no Google Mapas.
Além disso, não é preciso ter uma loja física para utilizar a plataforma. Prestadores de serviço também podem cadastrar seus negócios, optando por exibir ou não o endereço no cadastro.
Quais as vantagens de usar o Google Meu Negócio?
Há muitos benefícios em fazer o cadastro no Google Meu Negócio. E nenhuma desvantagem ou custo, já que o cadastro é feito de forma gratuita. Veja os principais motivos para colocar seu negócio nessa plataforma do Google:
Seja encontrado facilmente no Google
Por ser uma ferramenta da própria Google, ao cadastrar o seu negócio ele fica em destaque nos resultados das pesquisas dos usuários que procurarem pela sua empresa, seja na Pesquisa Google ou no Google Mapas. É uma forma rápida e fácil de ser encontrado no Google.
Mesmo que você já possua um site, ainda assim vale a pena fazer o cadastro na plataforma. Isso porque você aumenta a sua visibilidade no buscador e facilita a interação dos usuários com a sua empresa. Com apenas um clique o usuário tem acesso ao seu endereço, telefone e horário de funcionamento, por exemplo.
Veja abaixo um resultado de uma cafeteria da qual eu sou fã. Bastou pesquisar pelo nome para o Google me mostrar a ficha da empresa.
Conquiste novos clientes
Ao cadastrar-se, conte mais sobre o seu negócio, adicione fotos atraentes e faça com que os usuários se sintam interessados em visitá-lo. Uma página rica em detalhes e informações te ajudará a conquistar novos clientes. Ainda é possível disponibilizar um tour virtual de 360 graus para que os clientes possam entrar no seu negócio antes mesmo de irem pessoalmente.
Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, e agora ela começa na internet.
Ganhe credibilidade com a avaliação de clientes
Graças à internet, os usuários podem pesquisar previamente sobre os lugares que pretendem visitar. Se a sua empresa possui clientes satisfeitos, você pode usar o Google Meu Negócio para ganhar ainda mais popularidade e ampliar a sua clientela. A ferramenta possui uma área de avaliações onde os seus clientes deixam opiniões sobre o seu negócio.
Mesmo em comentários negativos, esta é uma oportunidade de interagir e mostrar que a empresa está preocupada com a satisfação dos seus clientes.
Recursos do Google Meu Negócio
E se você pensava que já tinha visto tudo sobre a plataforma, saiba que apenas começamos. Os recursos da ferramenta são amplos e podem envolver desde o simples cadastro do seu negócio até a publicação de um site, tudo gratuitamente. Veja abaixo o que você pode fazer no Google Meu Negócio e de forma totalmente gratuita:
Cadastre o seu negócio na plataforma
A forma mais básica de usar o Google Meu Negócio é cadastrando o seu negócio na ferramenta. A partir de dados como o nome, endereço e categoria da empresa já é possível estar presente nas pesquisas feitas no Google e no Google Maps.
Para ganhar mais destaque, você ainda pode subir imagens do seu negócio e fornecer mais detalhes aos usuários, como telefone e horário de funcionamento. Os comentários de clientes publicados no seu cadastro podem ser respondidos diretamente pelo painel.
Este cadastro básico está disponível para qualquer empresa de forma gratuita e é recomendável para aumentar a visibilidade do seu negócio, mesmo que você já tenha um blog ou site.
Abaixo segue um exemplo de cadastro que fiz na plataforma, para uma empresa fictícia “Turismo no Canadá”.
Crie um website simples e gratuito
Uma vez cadastrado no Google Meu Negócio, é possível criar um site simples e gratuito em minutos pela ferramenta. Ela utiliza as informações que você inseriu no cadastro e cria um site automaticamente. Você então pode personalizá-lo, escolhendo um dos estilos pré-definidos e inserindo mais conteúdos sobre a sua empresa.
Alguns destaques sobre a criação de sites na ferramenta Google Meu Negócio:
- O site funciona em todos os dispositivos, ou seja, é acessível para todos os usuários da internet, estejam eles em smartphones, tablets ou computadores.
- É possível editar o site a partir de um computador ou um celular. Ambos funcionam muito bem.
- É possível usar um domínio personalizado no seu site ou um endereço gratuito fornecido pelo Google. Na primeira opção pode-se registrar um domínio pelo Google ou usar um domínio registrado em outra empresa, sem custo extra.
- O site é atualizado automaticamente de acordo com as informações fornecidas na ficha cadastral do Google, o que reduz o tempo de gerenciamento do site.
Apesar do resultado ser um site bem simples e com limitações, a ferramenta permite que qualquer dono de negócio possa ampliar sua presença on-line e de forma gratuita. E mais, que possa ganhar a tão almejada visibilidade no Google.
Por isso, é uma ótima ferramenta para os empreendedores que ainda não possuem um site e não têm recursos para criar um por conta própria. Quem precisar de uma ferramenta gratuita com mais recursos pode optar por criar um site no Google Sites ou conhecer outras ferramentas gratuitas para criar um site grátis.
Faça postagens regulares
O recurso de postagens é uma das novidades do Google Meu Negócio. Com ele é possível publicar atualizações regulares que ficam visíveis para os usuários que encontram sua empresa no Google. É possível divulgar eventos, notícias, promoções e outros.
Cada postagem possui uma imagem em destaque e um texto de até 300 palavras, além de um botão de ação que pode ser para reservar, fazer um pedido online, comprar ou saber mais (contendo link para um site). É mais uma forma de interagir com os usuários que viram a sua empresa e atrai-los para o seu negócio.
Saiba como o seu negócio está sendo encontrado
A seção “Insights” da ferramenta mostra como as pessoas estão encontrando a sua empresa no Google, através do seu cadastro no Google Meu Negócio. Entre as informações disponíveis, você poderá saber:
- Como os usuários encontraram sua empresa– se buscando pelo nome ou endereço dela, ou de forma indireta, enquanto pesquisavam por uma categoria, produto ou serviço.
- Onde os usuários encontraram a sua empresa – pela Pesquisa Google ou pelo Google Mapas.
- Quais ações os usuários fizeram ao acessar a sua ficha de empresa – acessaram o seu site, clicaram em ligar ou visualizaram a rota para chegar no seu negócio.
Como criar um site no Google Meu Negócio
Agora que você já conhece a ferramenta, vamos ver como é fácil criar um site gratuito nessa ferramenta do Google? O passo a passo leva apenas alguns minutos.
Passo 1 – Cadastre-se no Meu Google Negócio
Para usar qualquer um dos recursos que comentei acima, é necessário ter uma conta no Google Meu Negócio. Para criar a sua, acesse a plataforma e clique em “Comece agora”.
Caso você já tenha usado o Google Places para empresas ou o Páginas do Google+, sua conta terá sido atualizada para a nova plataforma contendo todas as informações inseridas previamente.
Passo 2 – Insira as informações sobre o seu negócio
Preencha o formulário com os principais dados da sua empresa: nome, endereço, telefone (opcional) e categoria do seu negócio. Empresas que prestam serviço no endereço do cliente podem ocultar essa informação do cadastro. Ao finalizar, você precisará confirmar e validar as informações para que o seu cadastro seja publicado no Google.
A validação pode ser feita na hora por telefone ou correio, ou posteriormente. Apenas lembre-se que a validação é necessária para que a sua ficha de empresa fique visível no Google.
Passo 3 – Insira fotos e informações extras sobre o seu negócio
Uma vez dentro do painel do Google Meu Negócio, você tem acesso a todos os recursos e pode completar o seu cadastro com informações úteis. Por exemplo, você pode inserir fotos do seu negócio e informar os horários de funcionamento para os seus visitantes.
Passo 4 – Crie o seu site Google de forma automática
Para criar o seu site gratuito pelo Google, basta clicar em “Website” no painel do Google Meu Negócio. Automaticamente a ferramenta cria um site para você, com base nas informações que você inseriu no cadastro.
Você pode fazer algumas customizações antes de publicar, mas nada avançado. É possível selecionar um estilo visual que mais combina com a sua empresa e inserir mais algumas informações diretamente no site.
Passo 5 – Publique o seu site
Quando estiver satisfeito, clique em publicar. O último passo então é escolher um endereço virtual para que as pessoas possam acessar o seu site. Aqui você tem 2 opções:
Opção 1: Usar um subdomínio gratuito do Google, que tem uma estrutura parecida com “empresadojoao.negocio.site”. Neste caso, o nome da sua empresa ficaria no trecho anterior ao primeiro ponto, já que “.negocio.site” é o domínio do Google e não pode ser removido.
Opção 2: Usar um domínio personalizado (e pago), como por exemplo, “empresadojoao.com”. Neste caso, você pode contratar diretamente pelo Google Domains, disponível na ferramenta, ou usar um domínio registrado em outra empresa.
Usar o Google Domains pode ser conveniente, mas a empresa não possui os domínios .br e o preço de registro não é dos mais baratos. Caso prefira economizar, confira nossa lista com as melhores empresas de registro de domínio.
Caso utilize um domínio registrado fora do Google Domains, será preciso fazer um redirecionamento. Neste link de ajuda o Google explica como fazer o procedimento.
Vale a pena saber que a qualquer momento você pode alterar o endereço do seu site Google. Seja para um domínio personalizado ou para outro subdomínio gratuito do Google. Caso você já possua um site publicado em outro domínio, poderá ainda decidir qual site deverá ser exibido para os visitantes que encontrarem o seu cadastro.
Se você está em dúvida sobre qual endereço usar, descubra neste artigo por que optar por um domínio personalizado para o seu negócio.
Resultado
Com o seu domínio definido e o site publicado, é hora de vê-lo na internet! Caso você tenha optado pelo endereço gratuito do Google, ele será mostrado automaticamente. Nos demais casos pode ser necessário aguardar até 72 horas para ele ser exibido no endereço personalizado, por conta do tempo de propagação do domínio na internet.
Conclusão
Em um ambiente competitivo como a internet, estar visível no Google é fundamental para qualquer um que esteja estabelecendo sua presença on-line.
O Google Meu Negócio oferece muitas vantagens para qualquer dono de empresa, seja ela pequena ou grande. Empresas que possuem sites também têm na plataforma uma forma de interagir com os usuários e aumentar a visibilidade no Google.
E se você quer ir além com o seu negócio, que tal investir em um site profissional? Neste link você pode comparar os melhores criadores de sites do mercado, selecionados pela nossa equipe.
Sucesso com o seu negócio e qualquer dúvida, deixe um comentário! 🙂