Um dos primeiros passos para colocar um site na internet é escolher um endereço virtual para ele. Contudo, o processo não envolve somente a escolha do nome, mas também da extensão do domínio, o que costuma deixar muita gente indecisa (com razão). A extensão do domínio é aquela parte que fica no final de todos os endereços na internet, logo após o nome, como em google.com.
Apesar de existirem mais de 1.000 extensões de domínio disponíveis, duas se destacam em suas categorias: o .com e o .com.br. Juntas, elas são as extensões mais utilizadas no Brasil. Mas, afinal, o que as diferencia e qual delas utilizar na hora de registrar o seu domínio?
Para responder essa e outras questões, este artigo traz informações detalhadas sobre os domínios .com.br e .com, incluindo suas diferenças, vantagens e desvantagens. Confira a seguir e descubra qual dessas extensões é mais adequada para o seu site!
Índice
Sobre as extensões .com e .com.br
Antes de comparar os domínios e até mesmo fazer quaisquer recomendações de uso do .com ou do .com.br, é importante entender um pouco mais sobre as suas histórias e como essas extensões são utilizadas atualmente.
O que é o domínio .COM
O .com é um domínio de topo genérico (gTLD), criado originalmente para entidades comerciais. Por ser um dos mais antigos e não possuir restrição para o seu registro, foi adotado em massa pelo público, tornando-se a extensão mais popular no mundo.
Desde então o .com tem sido o endereço de diferentes tipos de sites e segmentos. Sites institucionais, blogs e e-commerces utilizam o .com, em áreas distintas como comércio, serviço, indústria e até mesmo em projetos pessoais. Além disso, por ser considerado um domínio internacional o .com é utilizado em diversos países, inclusive no Brasil.
A história do .com teve início em 1985, tendo sido um dos primeiros TLDs criados para uso na Internet. A terminação é mantida há mais de 23 anos pela empresa global Verisign, que também opera outras extensões populares, como o .net.
O que é o domínio .COM.BR
O domínio .com.br é uma categoria genérica dentro do .br, e assim como o .com, foi originalmente criado para atividades comerciais. No entanto, por ser uma extensão antiga e muito popular, o .com.br foi adotado por pessoas e empresas brasileiras de praticamente todos os setores. Sim, a restrição de país existe porque o .br é uma terminação (ccTLD) destinada ao uso pelo Brasil, sendo necessária comprovação para o registro, como mostrarei adiante.
A história do .br começou antes mesmo da Internet existir por aqui. Em 1989, Jon Postel, responsável pela atribuição de domínios de topo, delegou o .br à equipe que operava redes acadêmicas brasileiras na Fapesp. Na época, o .br era usado basicamente no ambiente acadêmico.
Com o passar dos anos, e com a popularização da internet, o domínio .br foi ganhando cada vez mais espaço e relevância, tornando necessária a criação de uma instituição independente. Em 2003, nascia oficialmente o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), que tem entre as suas atribuições a coordenação e manutenção do registro de nomes de domínio .br, através do Registro.br. Esta é a entidade com a qual nos relacionamos quando tratamos de domínios .br. 🙂
Veja também: Categorias de domínio: conheça as principais e suas diferenças
Diferenças entre as extensões .com e .com.br
Como vimos, tanto o .com como o .com.br são usados por pessoas e empresas de todos os setores. Contudo, o .com é uma extensão de uso internacional, enquanto o .com.br é usado apenas por pessoas físicas e jurídicas brasileiras.
Mas as diferenças não param por aí. Questões como preços, sites de registro, regras de domínio e serviços adicionais também variam conforme a extensão, como explico a seguir.
Popularidade
Ao comparar as extensões no quesito popularidade, o .com lidera com grande vantagem em relação ao .com.br. No entanto, é preciso levar em consideração que o .com é uma terminação genérica global (gTLD), ou seja, usada em todo o mundo, enquanto o .com.br é voltado somente para o Brasil (ccTLD). Veja neste artigo as diferenças entre TLD, gTLD e ccTLD.
Analisando cada uma em sua categoria — o .com é uma extensão de domínio internacional enquanto o .com.br é nacional — podemos dizer que ambas são líderes em seus grupos. Veja a seguir os números de registros em uma das extensões.
.com
Além de ser uma das mais antigas, a extensão de domínio .com é a mais popular no mundo. Até o final de 2020, eram mais de 150 milhões de nomes de domínios registrados sob o .com, segundo este levantamento da Verisign, entidade responsável pela extensão.
.com.br
Embora menos popular que o .com, a terminação .br também está entre as mais registradas. Como podemos ver na imagem acima, ela ocupa a 10ª posição entre todas as TLDs e é a 7ª posição entre as ccTLDs (domínios de topo de país), com mais de 4,5 milhões de nomes de domínios.
Já o .com.br, que é uma das categorias dentro do .br, concentra cerca de 4,3 milhões de registros. É de longe a extensão mais popular entre os domínios .br, com 92% de participação, conforme reportado nas estatísticas do Registro.br.
Privacidade de domínio
Embora muitas pessoas não saibam, é possível acessar informações a respeito do titular de um domínio através de uma consulta pública na internet, pela ferramenta Whois. Um dos objetivos de manter esses dados visíveis é permitir a identificação do responsável pelo domínio em casos de fraudes, desrespeito às leis de proteção ao consumidor, uso indevido de marcas registradas, entre outros.
Uma alternativa para restringir o acesso público aos dados é usar a privacidade de domínio. Também chamado de “domain privacy”, o serviço (que é opcional) permite ocultar as informações de titularidade de um domínio, que outrora seriam públicas, substituindo-as pelos dados da empresa onde se registrou o domínio. Vale ressaltar que isso não isenta o proprietário do domínio de suas responsabilidades, nem oculta a sua identidade em situações legais.
Nesse critério, o .com leva vantagem sobre o .com.br. Veja abaixo como cada extensão lida com a privacidade das informações relacionadas aos domínios registrados.
.com
Assim como na maioria dos domínios internacionais (ex: .net e .org), na extensão .com é possível utilizar o serviço de privacidade de domínio. Para isso, basta habilitá-lo na empresa onde registrou o domínio. A maioria delas oferece o recurso, sendo que algumas de forma gratuita.
Como mencionei, a grande vantagem deste serviço é que ele protege os dados do proprietário do domínio, tornando-os inacessíveis ao público. Isso pode ser útil nos casos em que se deseja ocultar a pessoa ou empresa que registrou o endereço, mas também para evitar contatos indesejados e spams, que infelizmente podem ocorrer.
.com.br
Os domínios terminados em .br não possuem nenhum serviço de privacidade de domínio. Sendo assim, ao registrar um domínio .com.br, por exemplo, os dados de titularidade, e-mails dos contatos e informações técnicas ficam disponíveis para consulta pública. No caso de pessoa física, também ficam visíveis o nome e o CPF, enquanto nas empresas é possível visualizar o CNPJ, o telefone e o endereço físico.
Essa política é do Registro.br, entidade responsável por gerenciar e manter os domínios terminados em .br (leia a política na íntegra nesta página da entidade). Embora essa regra pareça colocar em risco a segurança dos dados do dono do domínio, também oferece mais transparência e segurança aos usuários e ao sistema como um todo, uma vez que é possível saber qual pessoa ou empresa está “por trás” de determinado domínio na internet. Apesar das desvantagens, essa visibilidade inibe fraudes e outras ações de má-fé, tão comuns na web.
Regras para registro do domínio
Cada extensão de domínio possui regras próprias de registro e isso se aplica também ao .com e ao .com.br. Enquanto o .com é mais flexível, o .com.br possui regras de registro mais restritas, como podemos ver na comparação abaixo.
Vale ressaltar que, em qualquer uma das opções, é preciso pagar a taxa de registro para ter direito ao uso do domínio. Também é preciso renová-lo periodicamente para manter esse direito. O mais comum é que a renovação seja anual, mas em alguns casos é possível renovar antecipadamente por até 10 anos.
.com
O domínio .com não possui qualquer restrição de registro quanto ao tipo de entidade ou de país. Portanto, pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer país, salvo exceções (é possível que haja restrições a alguns países, mas não ao Brasil).
Para fazer o registro, é necessário apenas um endereço de e-mail, que fica associado ao domínio, além das informações sobre o registrante.
É possível registrar domínios .com em qualquer empresa que ofereça o serviço, seja ela nacional ou estrangeira. Da mesma forma, é permitido ter domínios .com em diferentes empresas, não sendo necessário concentrá-los em somente uma.
É preciso ainda seguir as regras abaixo, ao escolher o nome do domínio:
- Tamanho de 2 a 63 caracteres alfanuméricos, excluindo da contagem a terminação (ex: .com não é contabilizado nesse limite).
- Caracteres válidos: letras (de A a Z), números (de 0 a 9) e hífen (-). Caracteres especiais geralmente não são permitidos, incluindo os acentuados.
- Não é permitido usar espaços.
- Não pode iniciar ou terminar por hífen.
.com.br
O registro de domínios terminados em .br é permitido somente a pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil, com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda.
Outra particularidade desta extensão é que, uma vez que uma pessoa ou empresa registra um domínio .br, seu documento (CPF ou CNPJ) fica associado à entidade que fez o registro — uma empresa de hospedagem ou o Registro.br, por exemplo. Esse vínculo cria uma restrição e o usuário passa a ter de usar essa mesma entidade sempre que for registrar ou renovar um domínio .br.
Caso seja do interesse do registrante, é possível transferir o(s) domínio(s) para outra entidade. Na prática, o usuário se associa à nova empresa e leva consigo os domínios .br vinculados ao seu documento (CPF ou CNPJ).
Além das regras acima, existem as relacionadas ao nome de domínio, conforme abaixo:
- Tamanho de 2 a 26 caracteres alfanuméricos, excluindo da contagem a terminação (ex: o .com.br não é contabilizado nesse limite).
- Caracteres válidos: letras (de A a Z), números (de 0 a 9), hífen (-) e caracteres acentuados (à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç).
- Não pode conter somente números.
- Não é permitido usar espaços.
- Não pode iniciar ou terminar por hífen.
Veja aqui todas as regras na página do Registro.br.
Atenção: apesar de permitido, recomendo que evite utilizar caracteres acentuados no domínio, pois eles podem gerar problemas de compatibilidade em determinados serviços (servidores) que não estão preparados para essa diferenciação.
Preços dos domínios .com e .com.br
Os preços de registro de um domínio variam conforme a extensão desejada e também de acordo com a empresa onde se faz a contratação. E esses preços podem variar bastante. Por exemplo, é possível conseguir desde 1 ano de domínio gratuito (na compra de um plano de hospedagem ou de um criador de sites) até pagar entre R$ 5 e R$ 350 por uma anuidade, dependendo da terminação e da empresa escolhida.
Como neste artigo estamos comparando .com e .com.br, vamos ver a seguir os preços praticados no registro dos domínios com essas terminações.
.com
A terminação .com é muito popular, então é possível contratá-la em qualquer entidade registradora. O preço depende da empresa, embora seja importante mencionar que o valor do .com quase sempre será superior a um domínio com final .com.br. Um dos motivos para isso é a variação do dólar, que afeta os preços finais e as margens das empresas que registram domínios aqui no Brasil.
Por ser uma extensão internacional, cada vez que o dólar se valoriza no país, o custo para registrar um domínio .com aumenta para as empresas registradoras. Como elas precisam remunerar (em dólar) a entidade responsável pela extensão — no caso do .com é a Verisign —, tendem a repassar ao menos uma parte desse aumento para o consumidor final. O mesmo acontece com quem registra em uma empresa no exterior e vê seu preço oscilar conforme o câmbio.
Nos últimos anos, vimos os preços do .com subirem significativamente, ainda que muitas empresas tenham mantido valores menores para novos registros, como forma de se manterem competitivas. Algumas oferecem ainda serviços adicionais de forma gratuita ou com custo reduzido, como a privacidade de domínio.
Para dar uma ideia, abaixo estão os preços atuais de registro de um domínio .com em cinco empresas bastante conhecidas e que praticam preços em Real:
Empresa | Preço 1º ano | Renovação anual | Observação | |
GoDaddy | R$ 27,99* | R$ 74,99 | *Necessária a compra de 2 anos | Visitar > |
HostGator | R$ 26,90* | R$ 62,99 | *Necessária a compra de 2 anos | Visitar > |
Hostinger | R$ 40 | R$ 58 | Privacidade de domínio por R$ 13,15/ano | Visitar > |
Google Domains | R$ 50 | R$ 50 | Privacidade de domínio gratuita | Visitar > |
Locaweb | R$ 36,90 | R$ 82,90 | – | Visitar > |
.com.br
Os domínios terminados em .br, por sua vez, são administrados por uma entidade brasileira (NIC.br), cujo braço responsável pelas atividades de registro e manutenção dos domínios .br é o famoso Registro.br. Por conta disso, os preços de um domínio .br costumam ser mais estáveis e não sofrem o mesmo impacto com a variação do dólar. Por conta disso, normalmente são mais baratos que o registro de um domínio .com.
Por falar em preços, eles também variam conforme a empresa escolhida. Porém, há uma diferença neste caso: o Registro.br também é uma opção para quem registra. E por ser a entidade responsável pelos domínios .br, geralmente possui preços menores (no longo prazo) que os seus concorrentes (e revendedores).
Veja a seguir os preços de registro de um domínio .com.br nas mesmas empresas (à exceção da Google Domains, que não registra a terminação .br e foi substituída pelo Registro.br):
Empresa | Preço 1º ano | Renovação anual | Observação | |
Registro.br | R$ 40 | R$ 40 | Desconto para períodos mais longos | Visitar > |
GoDaddy | R$ 19,99* | R$ 64,99 | *Necessária a compra de 2 anos | Visitar > |
HostGator | R$ 26,90* | R$ 62,99 | *Necessária a compra de 2 anos | Visitar > |
Hostinger | R$ 36,99 | R$ 42,99 | – | Visitar > |
Locaweb | R$ 36,90 | R$ 64,90 | – | Visitar > |
Onde registrar um domínio .com ou .com.br
Embora a maioria das empresas de registro de domínio disponibilize uma grande variedade de extensões, apenas algumas oferecem as duas: .com e .com.br. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que os domínios terminados em .br são específicos para o público brasileiro. Veja a seguir onde registrar cada extensão de domínio.
.com
Por ser uma terminação genérica e de uso global, o .com está disponível para registro em qualquer empresa que preste esse tipo de serviço. Desde registradores de domínio, como o Google Domains, até empresas de hospedagem brasileiras e estrangeiras, como mostrei na seção anterior.
.com.br
Já os domínios terminados em .br têm uma característica diferente, pois são voltados para o Brasil. Por conta disso, essa extensão costuma ficar restrita às entidades que atuam no país, sendo difícil (talvez impossível) encontrá-la em uma empresa de domínios ou hospedagem estrangeira (a não ser que tenha presença no país). Essa restrição também vale para o Google Domains, que infelizmente não oferece extensões .br.
Por outro lado, o usuário que queira registrar um domínio .br tem uma opção a mais: o Registro.br. Como mencionei, a entidade é a responsável pela manutenção e gerenciamento de todos os domínios .br (até mesmo aqueles que você compra de outras empresas), por isso é uma excelente alternativa.
É importante dizer que isso não significa que nunca valha a pena comprar um domínio em uma empresa de hospedagem. Existem situações em que essa escolha pode se mostrar mais vantajosa. Para conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção, confira nosso artigo comparando o Registro.br e as empresas de hospedagem.
Qual é o domínio mais indicado: .com ou .com.br?
Depois de tantas informações, é possível que ainda fiquem dúvidas sobre a extensão mais adequada para cada necessidade. Para deixar tudo mais claro e ajudar você na escolha, fiz uma lista que mostra qual o melhor domínio em cada caso.
Quando optar pelo .com
- O site é voltado para o exterior – O domínio .com é mais indicado do que o .com.br em sites internacionais. Esse aspecto inclusive contribui para a forma como o Google identifica a segmentação geográfica do site. Para sites que atuam em diversos países, também é possível ter domínios específicos por país (como o .br para o Brasil), mas esta é uma solução mais avançada (o Google tem este artigo bem detalhado sobre o assunto).
- Há necessidade de privacidade do domínio – Nos casos em que é necessário ocultar os dados de titularidade do domínio em consultas públicas Whois, o .com é a única opção viável entre as duas.
- Para ter um domínio mais curto – O .com é uma extensão mais curta, o que permite ter um endereço mais marcante e fácil de lembrar (desde que esteja disponível). Basta pensar em como é fácil memorizar um endereço como facebook.com, por exemplo.
- Não há possibilidade ou interesse em vincular um CPF ou CNPJ – Pessoas e empresas que não possuem documentação regular no Brasil (ou que não queiram vincular o domínio a um CPF ou CNPJ) podem optar por um domínio .com. Neste caso, o e-mail é vinculado ao cadastro.
Quando optar pelo .com.br
- O site é voltado para o Brasil – Sites focados exclusivamente no mercado brasileiro podem reforçar sua identidade através de um endereço .br. Ao optar por esta extensão, os visitantes sabem que por trás do site está uma entidade legalmente constituída no país (ou uma pessoa física brasileira). A possibilidade de consulta pública dos dados do proprietário do domínio também dá mais segurança aos usuários.
- Para obter preços de registro e renovação mais baratos – O preço do domínio .com.br é mais barato e estável do que o de extensões internacionais como o .com, o que resulta em economia no longo prazo. Isso sem contar que ao registrar um domínio .br se está contribuindo para a entidade brasileira e sem fins lucrativos NIC.br, que atua em diversas frentes com o objetivo de desenvolver e melhorar a Internet no Brasil.
- Para fortalecer o SEO local – Sites voltados para o Brasil podem se beneficiar ao usar um domínio .br. Com uma segmentação geográfica clara, o site tende a ganhar mais relevância nas pesquisas locais. Não é à toa que grandes marcas globais frequentemente utilizam domínios específicos de acordo com o país (por exemplo, o site da Nike no Brasil é nike.com.br).
Quando optar pelos dois: .com e .com.br
Apesar de um site precisar de apenas um domínio para funcionar, existem motivos para registrar diversas terminações. O principal motivo é proteger a marca do registro de terceiros. Isto é especialmente importante nas extensões mais populares, como é o caso do .com e do .com.br.
Essa escolha também favorece a experiência do usuário, que pode acessar o site usando qualquer uma das extensões. Basta configurar o redirecionamento de domínio secundário para o principal, como ensinamos aqui.
Conclusão
Como vimos, a escolha pelo domínio .com.br ou .com depende de vários fatores, como atuação geográfica do site, país onde o registrante está estabelecido, preço, privacidade de domínio, entre outros. Apesar das diferenças, ambas as extensões são populares e atendem aos mais variados tipos de sites e áreas de atuação.
Para quem quer proteger seu endereço, vale a pena considerar a possibilidade de registrar o domínio nas duas extensões: .com.br e .com. A sugestão se aplica também aos sites que utilizam outra extensão como a principal, como o .org, o .dev, o .adv.br e por aí vai. Afinal, o usuário já está acostumado com as terminações mais usadas e pode ter dificuldades para acessar o site diretamente pelo navegador (sem pesquisar pelo Google, por exemplo).
Espero ter esclarecido as dúvidas sobre os domínios .com e .com.br. E se você já descobriu qual é a extensão ideal para o seu site, aproveite para pesquisar aqui os preços e as empresas antes de fazer a sua contratação. 🙂