A internet vem mudando radicalmente a forma como as pessoas contratam produtos e serviços. Com o fácil acesso a informações e opiniões, os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de comprar. Para se ter uma noção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria TNS Research International, mais de 90% das pessoas pesquisam na internet sobre o item desejado, antes de decidir pela compra.
E para se adequar aos olhos atentos desses usuários, é preciso dispor de estratégias para que sua empresa seja realmente vista na internet. É nesse momento que entra o Search Engine Optimization (SEO), que é um conjunto de técnicas para que o seu site seja indexado e posicionado da melhor forma possível nas ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.
Se você nunca investiu em SEO, pode estar perdendo clientes em potencial que estão procurando pelos produtos e serviços que você oferece. Em outras palavras: perdendo vendas e receita. Mas calma, nunca é tarde para começar! A seguir, nós daremos 8 dicas fundamentais para você otimizar seu site com SEO e melhorar a sua posição no Google. 🙂
Saiba como está o posicionamento do seu site
O primeiro passo para otimizar seu site com SEO é descobrir como está o posicionamento dele nas ferramentas de busca. Afinal, como você saberá se as ações que fará daqui pra frente estão dando resultados positivos?
Há várias ferramentas para essa finalidade. Uma das mais utilizadas é o Search Console, do próprio Google (antes chamado de Google Webmaster Tools). Além de gratuito, o serviço é útil para quase tudo relacionado ao desempenho do seu site, incluindo os aspectos do SEO. Dentre as funcionalidades do Search Console, você pode monitorar o posicionamento do seu site para as palavras-chave pesquisadas no Google. Vale a pena experimentar!
Escolha as suas palavras-chave
Finalmente, você colocará em prática as estratégias de SEO. A primeira coisa que precisa fazer é definir para quais palavras você deseja que o seu site apareça nos resultados de busca.
Para isso, você precisa conhecer o seu público-alvo e entender de que forma ele busca o seu serviço ou produto. Por exemplo: se a sua empresa aluga vestidos de festa, você pode pensar em termos como “aluguel vestido de festa” ou “alugar vestido para casamento”. Aumente sua lista inserindo as marcas ou características singulares dos produtos, como “aluguel vestido de festa com renda”, que representem melhor o que a sua empresa oferece.
Depois de listar as palavras-chave, é importante descobrir o volume estimado de buscas para cada uma delas. Assim você saberá quais palavras são mais relevantes e interessantes para o seu site. Não se deixe levar apenas pelas palavras com maior volume de pesquisa, pois essas serão mais concorridas e genéricas. Usando o mesmo exemplo acima, “vestido de festa” certamente terá um volume maior do que “aluguel vestido de festa”, porém veja que o termo “aluguel” é mais específico e indica a intenção do usuário. O mesmo vale para negócios locais, que podem considerar o bairro ou a cidade na palavra-chave, como “aluguel vestido de festa são paulo”.
Após criar a sua lista de palavras, verifique o volume de buscas no Google Keywords Tool, que também é uma ferramenta gratuita do Google, mas que funciona dentro do Google AdWords. Para usar, é preciso criar uma conta nesta ferramenta.
Utilize as palavras-chave no seu site
Com as palavras-chave escolhidas, é hora de utilizá-las em seu site. De forma bem simplificada, recomendo que foque em apenas uma palavra-chave para cada página do seu site e que procure inseri-la no título da página, na URL e no corpo do texto, mas de forma natural. Sua intenção não é apenas mostrar para o Google sobre o que é o seu site, mas também ajudar o usuário a identificar que aquele é o conteúdo que ele procura.
Melhore os títulos das páginas (title tag)
O título da página — title tag, como é mais conhecido quando falamos de otimização —, é uma das estratégias mais importantes para o SEO. Por isso, é preciso escolher muito bem o título das páginas do seu site. Veja algumas dicas:
- Adicione o título de acordo com o conteúdo da página e o nome do seu site. Exemplo: Dicas de SEO —Tudo Sobre Hospedagem de Sites;
- Procure escrever títulos de até 60 caracteres, para garantir que não sejam cortados (o Google vem testando títulos mais longos, mas ainda não é aplicado em todos os resultados). Se quiser arriscar um pouco, vá até 70;
- Mantenha um padrão em todos os títulos das páginas.
Coloque nomes nas imagens
O robô do Google não lê imagens e, por isso, ele buscará os nomes que estão nelas. Evite títulos genéricos como “imagem1.jpg”. Quando o nome for mais de uma palavra, utilize hífens, por exemplo: otimizacao-de-sites, e nunca utilize acentos ou caracteres especiais.
Além de nomear os arquivos, preencha o campo de “texto alternativo” (atributo alt no HTML) para cada imagem do site. Esta informação é lida pelos leitores de tela, utilizados por pessoas com deficiências visuais, e também é exibida quando há um problema de carregamento da imagem.
Quando for preencher este campo, faça uma breve descrição da imagem (2 a 4 palavras é suficiente). Não escreva a sua palavra-chave em várias imagens, nem escreva textos que não correspondam ao seu conteúdo. Lembre-se que o Google busca relevância e conteúdo de qualidade, e este deve ser o seu foco.
Outra dica é sempre usar imagens de qualidade e que tenham um tamanho ideal para boa visualização do usuário, mas com o cuidado de não sobrecarregar o carregamento do site. Caso contrário, a lentidão pode fazer o usuário abandonar o seu site, prejudicando o seu desempenho no Google.
Produza conteúdo relevante e único
O Google tem sempre o objetivo de exibir resultados relevantes para os usuários. Por isso, ele dá prioridade para conteúdos originais e bem escritos. Vale lembrar também: de nada adianta o seu site ter conteúdo original, se o texto não for interessante. Se o conteúdo for “fraco”, o usuário rapidamente deixará a página.
Da mesma forma, escrever um bom conteúdo é uma oportunidade de ranquear para aquelas palavras-chave que você escolheu lá no começo. Por exemplo, no negócio de aluguel de vestido de festas, é possível dar dicas de combinação, detalhar as características das peças ou até mesmo criar um blog dedicado ao assunto, como ferramenta de divulgação do seu negócio.
Insira links entre as páginas
Ao escrever os conteúdos do seu site, procure criar links para outras páginas, complementares ao assunto que está abordando. Além de ser útil para o usuário, é uma boa prática de SEO. Só tenha cuidado com exageros. Seja o mais natural possível e apenas crie links que façam sentido. Não adianta ter um link para “ver mais modelos de vestido de festa” se o resultado for uma página que mostre sapatos, não é verdade?
Ainda sobre os links, evite utilizar “clique aqui” como texto âncora— que é como chamamos o texto onde está o link. Procure variar com palavras relacionadas ao assunto da página que está sendo “linkada”, como “ver outros modelos de vestido de festa” ou “vestidos de madrinha” etc.
Estruture as URLs do site
As URLs são parte importante do seu site. Elas devem ser amigáveis e bem estruturadas, pois isso também é um fator relevante para o Google. Veja algumas dicas:
- Use URLs curtas;
- Utilize palavras-chave nas URLs;
- Prefira usar palavras, e não números;
- Tenha URLs amigáveis, ou seja, de fácil interpretação pelo usuário (ex: meusite.com.br/vestidos-de-festa);
- Combine as URLs com os títulos das páginas.
Tenha um site compatível com dispositivos móveis
Ter um site responsivo se tornou algo primordial, pois no Brasil mais da metade dos usuários já acessa a internet via celular. Esta é uma audiência crescente e cada vez mais importante, que você precisa levar em consideração para o seu negócio.
Além disso, o Google prioriza sites compatíveis com celular nas pesquisas feitas por este tipo de dispositivo. Ou seja, se você quer que o seu site esteja bem posicionado no Google, é fundamental oferecer uma boa experiência mobile.
Conclusão
Uma dica importante ao otimizar seu site com SEO: não adianta ele estar com um ótimo posicionamento no Google, se quando o usuário entra, não encontra o que estava procurando. Se isso acontecer, em pouco tempo sua página perderá a posição conquistada.
Preste bastante atenção na escolha das palavras-chave, procure oferecer uma boa experiência de navegação ao usuário e busque sempre disponibilizar conteúdos interessantes e singulares no seu site. Mais importante do que estar bem posicionado no Google, é fazer com que o usuário veja que seu produto ou serviço é aquilo que ele realmente está procurando.
E por fim, esteja atento às novidades sobre SEO. O Google está sempre se aperfeiçoando e mudando “as regras” de ranqueamento dos sites. Para que você mantenha o seu site nas melhores posições é necessário acompanhar as mudanças, e principalmente, ser relevante para a sua audiência. Dessa forma, você terá chances maiores de manter a sua posição, mesmo que o Google mude.
Agora que você já sabe o que fazer para otimizar seu site com SEO, é hora de melhorar o seu desempenho. Para isto, é preciso ter um site que carregue rapidamente, se adapte aos dispositivos móveis e principalmente, seja estável, o que pode ser garantido com uma hospedagem de qualidade.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário aqui pra gente! 🙂