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11 dicas para melhorar a experiência do usuário (UX) no seu site

dicas experiência do usuário

A experiência do usuário (ou UX, do inglês, user experience) é um dos fatores mais importantes quando se pensa no sucesso de um site. Se ela não é agradável, o usuário não retorna e, de quebra, ainda fica com uma impressão ruim do seu endereço virtual. Felizmente, algumas técnicas simples têm grande impacto, tornando esta experiência agradável e potencialmente fidelizadora. Por isso, veja a seguir 11 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu site!

Coloque-se no lugar do usuário

Pense nos sites que você navega: o que você gosta em uma navegação? O que faz com que você retorne? Quais são os elementos atrativos? E o que faz com que você não queira voltar de jeito nenhum?

Ao responder essas perguntas, você se coloca na posição do usuário. Embora sua experiência pessoal não possa servir de parâmetro definitivo para seu site — afinal, deve-se pensar no visitante —, ao praticar esse exercício você consegue perceber pontos em comum entre diversos sites atrativos, de modo a criar uma boa experiência para os seus próprios usuários.

Você também pode buscar inspiração em temas prontos dentro da categoria do seu negócio. Se optar por usar um criador de sites, por exemplo, pode contar com centenas de modelos de sites profissionais e gratuitos, oferecidos pela ferramenta. Os sites criados em WordPress também contam com temas gratuitos e premium, para os mais diversos tipos de sites.

Galeria de temas profissionais do Wix

Veja também: Vantagens de usar um tema pago no WordPress

Faça com que a navegação seja intuitiva

Se você já esteve em um site complicado, no qual se perdeu mais de uma vez, sabe o quão frustrante pode ser procurar uma informação, terminar com outra e não atingir seu objetivo inicial. Por isso, estruture e hierarquize seu site de modo que a navegação seja guiada e intuitiva. Seu usuário precisa conseguir retornar a qualquer momento para uma página de interesse e precisa fazer isso de maneira fácil.

Uma maneira de deixar o conteúdo do seu site bem estruturado e organizado é criar um menu de navegação (a maioria dos temas já vêm com uma sugestão, que você pode personalizar para o seu negócio).

Inserção de menu no Editor de sites Wix

Outra maneira de facilitar a navegação dos usuários, especialmente em blogs e lojas virtuais, é utilizar o recurso de breadcrumb. De forma bem simplificada, ele permite ao visitante do site voltar facilmente às páginas que o levaram até aquele ponto, ao exibir o “caminho” dos links visitados.

Muitas ferramentas já contam com este recurso por padrão. Veja um exemplo de uso do breadcrumb na imagem abaixo.

O breadcrumb permite visualizar as páginas de forma hierárquica e navegar usando os links

Ofereça uma busca funcional

Mesmo com a navegação intuitiva, seu usuário pode desejar procurar algo específico no seu site de maneira praticamente instantânea. Para isso, ele utilizará o campo de busca, então é melhor que esse campo esteja disponível e funcionando.

Um campo simples de busca normalmente é mais do que suficiente, mas é importante garantir que ele realmente ofereça resultados relevantes para que seu usuário encontre o que precisa mais facilmente. Essa funcionalidade é simples de implementar nas principais ferramentas, não sendo necessário mexer em códigos.

O Wix conta com um recurso de busca fácil de habilitar

Tenha um site adaptado aos celulares

Cada vez mais usuários acessam sites a partir de diferentes dispositivos, seja através de computadores — em casa ou no trabalho —, ou de smartphones. Por conta disso, é fundamental que o seu site esteja adaptado à navegação em desktops, tablets e celulares.

Além de contar pontos a favor no ranqueamento do site no Google, isso permite que seu usuário possa navegar no seu site de qualquer lugar.

Garanta um carregamento rápido

Você tem poucos segundos para atrair e convencer seu usuário a ficar no seu site. Sendo assim, cada segundo a mais de espera no carregamento pode resultar em perda de visitantes. Sem contar um pior ranqueamento nos buscadores, como o Google.

Para evitar isso, é preciso garantir uma boa velocidade de carregamento do site, o que inclui a escolha de uma boa ferramenta, a otimização de imagens, o uso de recursos enxutos, entre outras boas práticas. Neste artigo nós explicamos a importância de ter um site rápido e damos algumas dicas de como fazê-lo.

Tenha cuidado com o contraste

Bem no começo da internet, sites com fundo preto e fonte verde fluorescente eram tendências e até mesmo faziam sucesso. Entretanto, a menos que o seu negócio tenha tudo a ver com esse esquema de cores, dificilmente esta será a opção mais indicada para o seu site.

Por isso, tome muito cuidado com o contraste, como entre cores muito vibrantes ou muito parecidas. Isso dificulta a leitura do site e prejudica a experiência. Na dúvida, opte por um fundo branco (ou claro) e utilize uma paleta de cores alinhada com a sua marca. Abaixo está um exemplo de site com cores terrosas e naturais, para negócios de artesanato ou ligados à saúde e bem estar.

Exemplo de tema oferecido gratuitamente pelo WordPress.com

Ofereça conteúdo relevante e de qualidade

O seu usuário pode estar procurando uma informação, uma novidade ou mesmo uma forma de entretenimento ao entrar no seu site. Independentemente da motivação, ele busca por uma coisa: conteúdo.

Por isso, é importante que você ofereça conteúdo relevante e de qualidade. Se a questão é falar de produtos, garanta que estejam disponíveis especificações e informações, como fotos, detalhes e outras questões. Se o usuário está em busca de conteúdo produzido por você, ofereça a ele artigos e peças de qualidade e que o ajudem de alguma forma.

Erro 404: quem é que nunca encarou essa mensagem em um site? Embora isso infelizmente seja comum, você não deve deixar que links quebrados permaneçam incorretos no seu site.

Assim, sempre que notar que um link não direciona para lugar nenhum ou que possui algum erro, conserte-o o mais rápido possível. Uma ferramenta excelente (e gratuita) para acompanhar essa e outras informações sobre o desempenho do site é o Google Search Console.

Ah, e não se esqueça de criar uma página de erro funcional para quando essas situações inevitáveis acontecerem. Ela deve incluir um link para o usuário voltar para a página inicial do site, ok?

Exemplo de página de erro 404 oferecida pelo Wix

Não realize redirecionamentos inconvenientes

Muitos sites insistem em redirecionar o cliente para onde ele não deseja. Se o cliente clicou em determinado link, ele espera ir para algo relacionado ao que foi prometido. Se, em vez disso, ele é direcionado para algo que não tem nada a ver, o resultado é insatisfação e abandono de página.

Por isso, não realize redirecionamentos inconvenientes sob nenhuma hipótese e quando for redirecionar garanta que seja algo realmente relevante para o cliente — e sempre com a possibilidade de ele retornar para onde deseja.

Não foque apenas na conversão

Por mais tentador que seja criar um site repleto de chamadas para ação e estimulando a conversão a qualquer custo, é muito importante lembrar que do outro lado da tela está uma pessoa com vontades e anseios a serem atendidos. Por isso, o ideal é não focar apenas na conversão, mas sim em garantir uma navegação humanizada e focada na máxima satisfação do cliente.

Isso se reflete em um site com visual bonito na medida certa, rápido, eficiente e principalmente útil ao propósito inicial de navegação. Assim, a conversão — qualquer que ela seja — se torna uma etapa natural.

Conclusão

Para tornar a experiência do usuário incrível você primeiro precisa pensar como um usuário. Em seguida, é preciso otimizar questões como navegação, tempo de carregamento e adaptação mobile e diminuir fatores como excesso de contraste, de elementos ou de redirecionamentos. Ao encontrar tal equilíbrio, seu site será muito mais atrativo e interessante para o usuário.

Você já coloca em prática alguma das dicas comentadas acima? Onde você anda errando na estratégia de seu negócio? Comente e participe!

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