O básico para um site funcionar é ter um domínio, que é o endereço do site (ex.: meusite.com) e uma hospedagem, que é o local onde os arquivos que compõem o seu site serão disponibilizados através da internet. O domínio e a hospedagem não precisam necessariamente ser adquiridos no mesmo local.
Quando isso ocorre, se faz necessário realizar uma pequena configuração para que o domínio seja “ligado” à hospedagem. A esta configuração, damos o nome de apontamento de DNS, cuja sigla vem de Domain Name System, que seria algo como Sistema de Nomes de Domínios, em português. Este sistema funciona como uma espécie de catálogo de endereços da internet e é o responsável por fazer a ligação entre os domínios e os servidores de hospedagem em todo o mundo.
Se você adquiriu um domínio e uma hospedagem e deseja configurar os dois para funcionarem juntos, acompanhe este tutorial e saiba como apontar um domínio para a hospedagem. Ao final do tutorial, esperamos que você esteja apto a fazer o procedimento por conta própria e em qualquer sistema/hospedagem.
Como apontar um domínio para a hospedagem
Para apontar um ou mais domínios para uma hospedagem, precisamos passar pelos seguintes passos:
- Preparar o servidor de hospedagem para receber o domínio
- Apontar o DNS do domínio para o servidor de hospedagem
- Aguardar a propagação do DNS pela internet
Primeiro passo: preparar a hospedagem para receber o domínio
Ao inserir o nome do servidor no local onde o domínio foi registrado, o sistema de DNS vai procurar pelo servidor de hospedagem informado. Se ele não existir ou se o domínio em questão não estiver presente no servidor, a alteração será recusada e não poderá ser concluída. Portanto, antes de apontar o DNS do domínio para a hospedagem é necessário configurar o domínio na hospedagem.
Esta configuração é realizada automaticamente se o domínio foi informado ou registrado no momento da contratação da hospedagem. Nesse caso, nenhum outro procedimento será necessário. Se este é o seu caso, pode pular este item e ir direto para o próximo passo. Se o domínio ainda não foi configurado na hospedagem, realize o procedimento que vamos detalhar a seguir.
Acesse o painel de controle da sua hospedagem e procure pela área de administração de domínios. A localização pode mudar dependendo da empresa. Se sua empresa de hospedagem disponibiliza o cPanel, que é um painel de controle bem popular, procure pela área Addon domains ou Domínios de complementos, se estiver em português.
Em hospedagens que não usam o cPanel, a inserção é realizada em áreas com outros nomes, mas a lógica é a mesma. No UOL Host e na Locaweb, por exemplo, a inserção de um novo domínio está associada a um plano de hospedagem e deve ser feita na área correspondente à hospedagem, conforme exibido a seguir.
Após localizar a área, faça a inserção do domínio que deseja apontar para a hospedagem na tela que se abre. Se o seu plano de hospedagem permitir, pode-se inserir diversos domínios complementares em uma mesma hospedagem.
Relembrando, se você já informou o domínio no momento da contratação do plano, este passo não será necessário.
Segundo passo: apontar o DNS do domínio para a nova hospedagem
Agora que a sua hospedagem já está pronta para receber o domínio, podemos ir para o segundo passo e ver na prática como apontar um domínio para a nova hospedagem. Este é o passo mais importante do processo, pois é ele que vai efetivamente “ligar” o domínio à hospedagem.
Primeiramente, deve-se acessar o painel de administração do local onde o domínio foi registrado. Em seguida, deve-se localizar a área de gerenciamento de DNS. Esta área pode ter nomes diversos, dependendo de qual empresa estamos falando. A nomenclatura, no entanto, deve ser algo parecido com “Alterar servidores DNS” ou “Alterar Nameservers”.
Veja abaixo exemplos da localização dos nomes de servidores (nameservers) em algumas empresas:
Registro.br:
Se você deseja ver um passo a passo para alterar o DNS do seu domínio no Registro.br clique aqui.
GoDaddy:
Veja aqui ver o passo a passo de alteração do DNS na GoDaddy.
HostGator:
UOL Host:
Uma vez dentro da área de edição do DNS, deve-se inserir os valores NS (cuja sigla significa nameserver ou servidor de nomes) fornecidos pela empresa de hospedagem. Geralmente os nomes de servidores são informados após a ativação do plano, por e-mail ou através do painel de controle.
A quantidade de entradas pode ser de dois ou mais valores, e deve ser algo parecido com:
ns01.servidorx.com.br ns02.servidorx.com.br ns03.servidorx.com.br
Com os valores em mãos, basta inseri-los nos campos apropriados, no painel da empresa onde o domínio foi registrado. Vejamos alguns exemplos a seguir.
HostGator:
GoDaddy:
Locaweb:
Registro.br:
Terceiro passo: aguardar a propagação do DNS
Após alterar o servidor de DNS do seu domínio apontando-o para o servidor de hospedagem, o próximo passo é aguardar a propagação da alteração por toda a internet. Esse processo pode levar até 72 horas para ser concluído, mas geralmente ocorre em 24 horas. A explicação para este tempo de propagação tão longo está no fato do sistema de nomes de domínio (DNS) ser um recurso distribuído.
O DNS funciona como uma espécie de catálogo de endereços da internet, ligando nomes de domínios à servidores de hospedagem. O que ocorre na prática é que diversos servidores espalhados pelo mundo possuem uma cópia deste catálogo. Ao fazer qualquer mudança na base de dados, como por exemplo a alteração dos nameservers explicada neste artigo, esta informação precisa ser enviada para todos os servidores de DNS espalhados pelo mundo. Em um intervalo regular (ex.: a cada hora), estes servidores transmitem as mudanças para “seus colegas” mais próximos, que por sua vez, espalham para outros e assim por diante. Em até 72 horas, todos os servidores de DNS da internet mundial recebem a mudança feita em um servidor específico.
Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo como funciona a propagação de domínios na internet.
Administração do DNS na hospedagem
Este tópico não contém nenhuma instrução especial e contém apenas informações complementares a respeito do assunto. Agora que já vimos como apontar um domínio para a hospedagem, é interessante saber um pouco mais sobre o gerenciamento das entradas DNS do domínio em questão.
Após o apontamento dos nameservers para um domínio específico, o servidor de hospedagem passará a ser o responsável por administrar todas e qualquer entrada de DNS daquele domínio.
Além das entradas do tipo NS (nameserver), um domínio também pode ter diversas outras, como por exemplo, entradas do tipo A e AAAA (para IPv4 e IPv6 respectivamente), CNAME (para criação de subdomínios), MX (para o serviço de e-mail), entre outras. Portanto, ao alterar o DNS de um domínio, inserindo nameservers que apontam para um servidor de hospedagem, todas as entradas deverão ser administradas pela hospedagem e não mais no local onde o domínio foi registrado. A grande maioria das empresas de hospedagem oferece uma área, em seu painel de controle, na qual é possível administrar estas entradas.
Portanto, a partir deste ponto, se você precisar editar qualquer entrada de DNS que não seja do tipo NS, deve fazer isso na empresa de hospedagem para onde o seu domínio foi apontado.
Conclusão
Se você chegou até aqui, espero que tenha aprendido como apontar um domínio para uma hospedagem. Se teve alguma dificuldade, deixe um comentário e tentaremos ajudá-lo(a).
Agora que o domínio e a hospedagem estão funcionando, que tal dar o próximo passo e começar a criar o seu site? Se ainda não sabe por onde começar, dê uma olhada no tutorial como criar um site WordPress em 4 passos e mãos à obra! 🙂