Você acaba de criar seu site no Wix e está todo feliz por finalmente publicá-lo na internet. A primeira coisa que você decide fazer então é procurá-lo no Google. Afinal, você criou um site para que ele seja acessado, e o buscador é o melhor lugar para alguém encontrar um site, não é verdade?
Mas eis que surge um problema: seu site Wix não aparece no Google! Você busca pelo nome do site, por uma palavra-chave e nada. Então, você vira o site de cabeça pra baixo, na tentativa de descobrir o que está acontecendo, mas não encontra uma explicação.
Se você se encontra nessa situação, fique tranquilo. Este problema pode ser bem simples de resolver. Acompanhe-me neste artigo e veja o que fazer para seu site Wix ser indexado no Google! 🙂
Como colocar seu site Wix no Google
Existem muitos motivos para um site Wix não aparecer no Google, mas a boa notícia é que a maioria é fácil de solucionar. Abaixo estão as soluções para os problemas mais comuns.
1. Permita que o seu site Wix seja indexado pelo Google
Todos os sites, incluindo os construídos no Wix, podem ser ou não indexados no Google e demais buscadores. E ainda que a maioria das pessoas não saiba, esta é uma opção feita pelo dono do site. A escolha se dá através de uma informação inserida no HTML do site, contendo o termo “noindex” (de “não indexar”) ou “index” (de “indexar”).
Há diversas razões para alguém optar por não indexar um site. Uma delas é deixar o site “invisível” para os buscadores, enquanto ele está sendo construído. Assim, quem procurar pela empresa no Google durante esse período, não encontra o site em construção. Outra opção seria deixar de publicar o site, mas essa solução acaba não sendo ideal quando se quer compartilhar o link com outras pessoas.
Ocorre que, muitas vezes, o dono do site termina de construí-lo e esquece de remover essa opção, mantendo o site invisível para os mecanismos de busca. Somente depois é que ele vai descobrir que o site não aparece no Google.
Quem possui um site Wix, pode checar essa informação de maneira muito fácil, dentro do painel. Clique em “Gerenciar o site”, depois na opção “SEO” e então role a página até chegar no item “Status do SEO”, conforme a imagem abaixo.
Para que seu site possa ser encontrado nas ferramentas de buscas, como o Google, esta opção precisa estar marcada (em azul). Caso esteja desmarcada (em cinza), clique para permitir que seu site seja indexado no Google.
2. Verifique seu site Wix no Google Search Console
Em alguns casos, o Google pode não indexar um site, mesmo ele estando visível para os buscadores. Isso ocorre com sites recém-publicados, com pouco conteúdo ou sem links apontados para ele, entre outros motivos.
Para acelerar a indexação pelo Google é recomendável cadastrar o seu site na ferramenta Search Console. O Search Console é um serviço gratuito do Google que permite que você monitore a presença e o desempenho do seu site nos resultados da Pesquisa Google. É uma ferramenta muito útil, mesmo para quem não é especialista da área.
Caso ainda não tenha verificado seu site no Search Console, você pode fazê-lo seguindo este artigo de ajuda do Wix. O processo leva apenas alguns minutos e é fundamental para você entender como o Google está vendo o seu site.
A propósito, talvez você tenha ouvido falar que o Wix não é indexado pelo Google. Pois saiba que isso deixou de ser verdade há bastante tempo. Atualmente, qualquer site Wix pode ser indexado no Google, incluindo os gratuitos. Por isso mesmo é recomendável que faça essa verificação, seja qual for o plano do seu site.
Depois de verificar o site no Search Console, você deve submeter um sitemap na ferramenta, que é basicamente o mapa do site. Dessa forma, o Google saberá quais são as páginas (URLs) existentes e poderá indexar o conteúdo do site de forma mais rápida e melhor. Essa etapa é super simples e está explicada neste outro artigo de ajuda do Wix.
Assim que submeter o sitemap, a coluna que mostra as URLs “indexadas” aparecerá como “Pendente”. Uma vez que o processo esteja concluído, no entanto, você passará a ver quantas URLs foram indexadas.
3. Use a ferramenta Wix SEO Wiz para melhorar a sua indexação
Os passos anteriores são importantes para que o seu site Wix apareça no Google, mas podem não ser suficientes. Isso porque, para ser encontrado, um site precisa ter suas principais informações acessíveis pelo buscador. Se o Google não entende sobre o que é o seu site, como ele saberá quando exibi-lo nas pesquisas?
Se você não é especialista em SEO, não tem problema. Para isso existe o Wix SEO Wiz. Trata-se de um assistente gratuito que te ajuda a fazer o SEO básico do seu site, com o objetivo de aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. A ferramenta funciona dentro do painel do Wix, na seção SEO, disponível na opção “Gerenciar o site”.
Funciona da seguinte forma: você responde algumas poucas perguntas e o assistente inicia o seu plano de SEO. Ele mostra todas as etapas que precisam ser cumpridas e dá orientações para você fazer cada uma delas. Ao preencher os dados, ele ainda avalia se o que você colocou está otimizado para os buscadores.
É verdade que SEO costuma ser algo complexo e técnico, porém essa ferramenta simplifica e permite que qualquer pessoa faça o SEO básico do seu site.
Recomendo que siga todos – ou pelo menos a maioria – dos passos do assistente de SEO do Wix. Dessa forma, você garante que o seu conteúdo estará otimizado para o Google. Se preferir fazer SEO por conta própria, também é possível. Todas as edições feitas no assistente podem ser realizadas diretamente no site e nas páginas.
Feito isso, o seu site certamente aparecerá no Google. Nem que seja para o nome do seu negócio. Antes de publicar esse artigo, eu testei os mesmos passos em um site fictício e gratuito do Wix. Mesmo sem conteúdo publicado, ele apareceu no Google. Ou seja, com essas dicas seu site aparecerá também.
Mas calma que isso não é tudo, viu? Adiante falaremos mais sobre como o SEO funciona. Continue comigo!
Já fiz tudo, mas não sei se meu site foi indexado. Como encontrar meu site Wix no Google?
Se mesmo seguindo os passos acima, seu site Wix não aparece no Google, veja o que mais você pode fazer.
Verifique a indexação através de uma busca no Google
Existe um tipo de pesquisa para descobrir se um site foi indexado no Google, e para quais páginas. Para isso, entre no Google e faça uma pesquisa usando site:dominio, sem espaço mesmo, substituindo o termo “domínio” pelo endereço completo que você quer pesquisar. Por exemplo: site:https://www.google.com.br.
Neste caso, use o endereço do seu site na pesquisa e veja como o Google está fazendo a indexação. Caso o Google não encontre nenhum resultado, isso significa que o site pesquisado ainda não foi indexado. Já se ele existir no buscador, você verá um resultado parecido com esse abaixo, com mais ou menos resultados dependendo do número de páginas indexadas.
Veja que o site gratuito Wix que eu usei para teste aparece no Google, o que mostra que ele foi indexado. Por outro lado, a falta de conteúdo provavelmente fez com que o Google indexasse apenas a página inicial do site. Se isso também acontecer com o seu site, fique tranquilo. Podemos resolver esse problema no Search Console, o que nos leva ao próximo passo.
Verifique a indexação através do Search Console
Se você verificou o seu site no Search Console, poderá checar o status da indexação diretamente na ferramenta. E por lá também acompanhar a evolução do site na Pesquisa Google.
Para checar essa informação, acesse o Search Console e clique na opção “Rastreamento”, e então em “Sitemaps”. Você verá uma tela parecida com essa abaixo, mostrando o status do envio e indexação do(s) sitemap(s) do seu domínio.
Neste exemplo que estou usando, o Search Console não mostra quantas páginas foram indexadas, o que indica que o Google pode precisar de uma ajudinha extra para encontrar as URLs do meu site.
Se isso também acontecer com você, entre na opção “Buscar como o Google” e submeta as URLs do seu site que você deseja indexar. Faça isso completando o campo em branco com a URL da sua página e clicando em “Buscar e renderizar”, como mostra a tela abaixo.
Em seguida, selecione “solicitar indexação”. Uma janela abrirá para você confirmar o envio da URL para indexação. Escolha se deseja rastrear somente essa URL ou também as URLs “linkadas” à ela e clique em “Avançar”.
Em poucos minutos a página é indexada e fica disponível nos resultados de busca. Eu fiz esse procedimento e em seguida a segunda página já estava indexada no Google.
Na seção “Buscar como o Google” é possível buscar e solicitar a indexação de URLs do seu site que você acredita que deveriam estar listadas no Google. Cada página submetida é previamente avaliada pela ferramenta, e se aprovada, em poucos minutos aparece nos resultados de pesquisa.
A página que eu submeti é bem simples e todo o conteúdo é do próprio tema Wix, e mesmo assim ela foi indexada. Portanto, se você fizer o passo a passo certinho tem tudo para ter seu site Wix indexado pelo Google.
Então, fazer SEO é fácil assim?
Tudo que eu expliquei sobre SEO até agora, talvez tenha dado a entender que colocar seu site no Google é moleza. Em parte, isso não deixa de ser verdade, mas a história toda não é bem assim.
Colocar seu site no Google é diferente de ranquear bem o seu site para qualquer palavra-chave que você desejar. Como vimos, aparecer na primeira posição do Google para quem pesquisa pelo seu nome é até bem fácil. Você ainda pode usar outros recursos para ganhar visibilidade, como cadastrar seu site no Google Meu Negócio.
Mas, se em vez disso, você quiser aparecer na primeira posição para uma palavra-chave mais abrangente, como “fotografia de casamento”, por exemplo, seu esforço em SEO precisará ser muito maior. Podemos dizer que, quanto mais concorrida a palavra-chave, mais difícil conseguir um bom posicionamento para ela no Google.
Portanto, dependendo do seu objetivo em ganhar tráfego orgânico para o seu site, o trabalho de SEO pode ser árduo, demorado e exigir bastante conhecimento técnico. Não basta ter um site e escolher uma plataforma amigável para os buscadores. É preciso produzir conteúdo de qualidade, garantir uma boa experiência do usuário, manter uma boa velocidade de carregamento, entre muitas outras coisas.
A propósito, para saber a posição do seu site no Google para uma palavra-chave, use ferramentas como o Search Console ou Google Analytics. Evite pesquisar no navegador, mas se for fazê-lo, use o modo anônimo. Assim os resultados não levarão em conta o seu perfil pessoal de navegação. E lembre-se: se o seu site não aparecer na primeira página do Google, não significa que não está indexado no buscador.
Conclusão
Como vimos, é possível e fácil colocar seu site Wix no Google. Basta um pouco de dedicação e uso das ferramentas certas para deixar seu site disponível nos resultados de busca. Se você ainda não criou o seu site, conheça o Wix em nosso review e veja se é a ferramenta certa para você!
Por outro lado, se SEO é uma das suas principais estratégias para ganhar audiência, considere usar uma ferramenta como o WordPress. Ele é ainda mais flexível, escalável e amigável para os buscadores.
Se ainda está em dúvida, confira este artigo comparando Wix e WordPress e conheça os prós e contras de cada plataforma. Só não esqueça de que uma boa ferramenta não é nada sem a pessoa certa para usá-la.
Caso tenha alguma dúvida ou queira comentar algo sobre o assunto, deixe um comentário que terei prazer em responder! 🙂