Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Servidor VPS: o que é, vantagens e como escolher

Servidor VPS

A oferta de servidores virtuais privados é cada vez mais comum entre as empresas de hospedagem. Esse tipo de serviço pode ser adequado para diversas situações. Sites com audiência crescente, servidores de envio de e-mail marketing e jogos online são apenas alguns dos exemplos de uso de um servidor VPS.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos neste artigo. Vamos entender o que é um servidor VPS, suas vantagens e limitações, e também como escolher um servidor VPS.

O que é um Servidor VPS?

A sigla VPS vem do inglês e é o acrônimo de Virtual Private Server, que em português significa servidor virtual privado. Para entender melhor o significado de VPS e como ele funciona, precisamos entender cada um destes termos. A palavra servidor diz respeito ao servidor web, isto é, o computador onde os arquivos e dados estão armazenados. Já o termo virtual indica que se trata de um servidor virtualizado, isto é, gerado por um software, ao invés de uma máquina física real. O termo privado refere-se ao acesso, que é restrito ao(s) usuário(s) que possuem permissão para tal.

Para efeito de comparação, vamos considerar a hospedagem de sites tradicional (compartilhada) e o servidor dedicado. Na hospedagem compartilhada, seu site (ou aplicação) fica armazenado em um servidor que divide espaço e recursos com centenas de outros sites. Por outro lado, em um servidor dedicado, a máquina física (o servidor) hospeda apenas o seu site, ou seja, é dedicada à você e ao(s) seu(s) site(s) e aplicação(ões).

Neste cenário, é fácil imaginar que a hospedagem compartilhada terá limites de recursos muito menores do que os de um servidor dedicado. Essa diferença também se revelará no preço dos serviços: um servidor dedicado é bem mais caro do que uma hospedagem de sites compartilhada, porque em uma hospedagem compartilhada um único servidor é repartido e custeado por vários clientes, enquanto em um dedicado o custo é exclusivo de um cliente.

Dito isto, seria muito bom se pudéssemos ter uma opção intermediária, com mais recursos do que um compartilhado, mas não tão caro quanto um dedicado. É nesse espaço que o VPS se encaixa. Um servidor VPS é um servidor dedicado virtualizado, de modo que ele possui recursos e capacidades semelhantes aos de um dedicado, mas com um limite menor do que se teria em um dedicado. O servidor que hospeda um VPS também compartilha seus recursos com outros clientes, como ocorre em uma hospedagem compartilhada, no entanto, o número total de clientes dividindo os recursos do servidor é bem menor (muito menor mesmo).

Como o servidor VPS funciona?

Um VPS funciona dentro de um servidor físico, mas seus recursos e capacidades são bem definidos e separados em cada ambiente virtualizado, ou seja, existem áreas privadas e exclusivas entre os sites daquele servidor. Isso assegura que um site não vai afetar de maneira alguma outro site hospedado no mesmo servidor, pois cada site possui seu próprio servidor virtual, com recursos dedicados ao site em questão. Outro ponto interessante é que um VPS utiliza seu próprio sistema operacional, independente do usado pelos outros clientes no mesmo servidor – e independente também do sistema operacional do servidor físico que hospeda todos os outros VPSs.

Os servidores virtuais (VPS) são “virtualizados” dentro de um único servidor físico e funcionam como um servidor dedicado.

Como mencionado anteriormente, o servidor VPS funciona como se fosse um servidor dedicado, porém em um ambiente compartilhado. Uma das grandes diferenças em relação ao compartilhado é que no VPS o usuário normalmente tem acesso root (administrativo), o que significa que ele pode configurar e instalar as aplicações e programas que desejar, o que não seria permitido em um servidor compartilhado. Essa liberdade de acesso só é possível através da virtualização do servidor. É como se um servidor dedicado rodasse virtualmente em outro servidor dedicado, juntamente com outros servidores dedicados virtuais.

Além disso, cada VPS possui suas próprias limitações de recursos, garantindo assim que um servidor virtual não vai interferir em outros hospedados na mesma máquina. Isso o torna bastante interessante e uma solução robusta, considerando que as especificações de espaço e desempenho estão adequadas às necessidades do site ou aplicação que estará sendo hospedada ali.

Níveis de gerenciamento de um servidor VPS

Ao procurar por um servidor VPS, é comum o cliente se deparar com nomenclaturas do tipo “VPS gerenciado”, “não gerenciado” e outros. Vamos ver a seguir o que exatamente essas nomenclaturas significam.

VPS não gerenciado ou semi-gerenciado

Quando falamos de infraestrutura de servidores web, além dos aspectos físicos dos equipamentos, como rede e componentes, existem também itens de software e sistema operacional que precisam de atenção. Por exemplo, todos os sistemas operacionais usados atualmente no mercado recebem atualizações. Elas são realizadas para melhoria (evolução) do sistema ou para correção de bugs e vulnerabilidades.

Em um VPS não gerenciado o cliente fica responsável pelas atualizações e correções do sistema, sem nenhuma interferência ou responsabilidade da empresa que disponibiliza o serviço. As necessidades de atualização, além das mencionadas acima, podem envolver também a verificação periódica de ameaças e a realização de backups, tudo sob responsabilidade do cliente.

Geralmente o servidor VPS não gerenciado é entregue sem nenhuma interface de gerenciamento. Sua administração, nesse caso, é realizada através de acesso shell/ssh (linha de comando), em servidores Linux, ou RDP (protocolo de acesso remoto), no caso de servidores Windows.

Há ainda uma categoria de gerenciamento parcial, comumente chamada de VPS semi-gerenciado. Essa nomenclatura indica que há algum tipo de administração por parte da empresa. Em alguns casos, o serviço conta com um painel de administração com recursos básicos, como a visualização do consumo da VPS e outros. A administração total, no entanto, continua sendo de responsabilidade do cliente.

Servidores VPS semi-gerenciados ou não gerenciados geralmente são mais baratos do que a modalidade gerenciada. Apesar disso, eles exigem um conhecimento técnico maior por parte do usuário. Um dos pontos mais importantes é o aspecto da segurança, que pode demandar bastante atenção.

VPS gerenciado

Em um servidor VPS gerenciado a empresa que fornece o serviço realiza todas as atualizações e correções necessárias no seu servidor. Neste cenário, o cliente fica livre de atividades como atualização de sistema operacional e correções de bugs. Servidores gerenciados também são monitorados pela equipe de infra-estrutura da empresa, o que também conta pontos na questão da segurança e estabilidade do serviço.

Outro aspecto interessante de um VPS gerenciado é a presença de um painel de controle bem mais robusto do que o encontrado (ou não encontrado) nas modalidades semi-gerenciadas ou não gerenciadas. O painel de controle, nesse caso, muitas vezes pode ser escolhido pelo cliente e é tão ou mais poderoso do que o painel encontrado nos serviços de hospedagem tradicionais. Dessa forma, usuários que já possuem intimidade com algum painel de controle, como o cPanel ou o Plesk, se sentirão em casa usando um VPS gerenciado.

Telas dos painéis de controle Plesk e cPanel, usados para gerenciar a hospedagem.

Além disso, muitas empresas incluem nos planos de VPS gerenciado, serviços adicionais, como a realização de backups periódicos e a instalação de certificado SSL gratuitamente. Apesar disso poder ser feito pelo próprio cliente na modalidade não gerenciada, é bastante conveniente ter o recurso a poucos cliques de alcance.

Qual escolher?

Se você não tiver conhecimentos sobre a configuração de servidores, então a melhor opção será investir em um VPS gerenciado, que vem pré-configurado pela empresa de hospedagem e que terá suporte para diversas questões relacionadas à administração do ambiente.

O VPS não gerenciado ou semi-gerenciado é recomendável para profissionais da área, como desenvolvedores e administradores de redes Linux, ou qualquer pessoa que possua alguma experiência em lidar com infraestrutura e linhas de comando.

Vantagens do VPS

Como tudo na vida, o uso de um servidor virtual possui vantagens e desvantagens. Mesmo nos esforçando para escolher a melhor opção, esta modalidade de servidor possui limitações e características inerentes. Vamos ver algumas das vantagens de usar um servidor VPS a seguir.

Liberdade de uso da máquina

Uma das grandes vantagens do servidor VPS é a liberdade para configurar e usar o servidor. É possível, por exemplo, reiniciar a máquina virtual para liberar memória RAM ou corrigir algum travamento, algo que não seria possível em um servidor compartilhado comum.

Também é possível instalar sistemas que geralmente não são permitidos em uma hospedagem de sites tradicional, como um programa de envio de e-mail em massa (e-mail marketing), uma rede privada virtual (VPN), um app, para citar apenas alguns exemplos. Outro ponto interessante é que, por ter um espaço de armazenamento definido, o VPS pode ser usado como repositório para armazenar grandes quantidades de arquivos, algo que muitos dos planos de hospedagem de sites não permitem.

Além disso, por se tratar de um servidor virtual, é fácil realizar upgrades, ou seja, aumentar recursos ao servidor. Expandir a quantidade de memória e de processamento são melhorias fáceis de fazer em um VPS. Geralmente, o próprio cliente pode realizar o upgrade no painel de controle da hospedagem. Logicamente, quanto maior a quantidade de recursos disponíveis, maior será o custo do serviço.

Veja também: Melhor VPN para o Brasil (ranking)

Baixo custo

Outra grande vantagem é o baixo custo quando comparado com um servidor dedicado. O custo de aluguel de um VPS é dividido entre vários clientes (menos clientes do que seria em uma hospedagem compartilhada), o que torna a relação custo-benefício atrativa. Apesar disso, quando se expande de maneira significativa a quantidade de recursos do VPS, o custo aumentará proporcionalmente, podendo se aproximar ou ultrapassar o custo de um dedicado básico. Por isso, é importante ficar atento a essa questão ao cogitar planos de VPS mais robustos.

Recursos dedicados

Nesta modalidade de serviço, o cliente tem uma quantidade de recursos dedicados na máquina que roda seu VPS, como por exemplo, memória e espaço em disco. Você poderá usar estes recursos até o limite, sem se preocupar em prejudicar outros clientes. Caso algum recurso seja ultrapassado, você será notificado e poderá escolher entre otimizar sua aplicação ou expandir os recursos do seu VPS.

Outros benefícios do VPS

Limitações e desvantagens do servidor VPS

Apesar de todos os benefícios encontrados nesse tipo de hospedagem, até mesmo os planos mais robustos terão algumas limitações. Assim como qualquer servidor, o VPS possui limites em todos esses recursos, que variam conforme a empresa e os planos oferecidos por elas. E como há muitas empresas no mercado oferecendo planos de todos os tipos e custos, é recomendável pesquisar antes o que está sendo oferecido, a fim de evitar planos restritos, que não atendem às suas necessidades.

Outro ponto importante está relacionado ao perfil de quem vai administrar a VPS. Lidar com uma VPS no dia a dia pode exigir algum conhecimento técnico, principalmente em servidores não-gerenciados. Apesar disso, usuários com conhecimento prévio em hospedagem, poderão se valer de um VPS gerenciado sem sobressaltos.

Como escolher um servidor VPS

Para escolher bem o seu VPS, tenha em mente o quanto você quer gastar e o nível de recursos que você precisa para o seu projeto.

O VPS pode ser uma escolha acertada para siteslojas virtuais e blogs de porte médio a grande e/ou com tráfego moderado a alto. Em geral, você encontrará mais espaço de armazenamento e um processamento mais eficiente (rápido) das informações, o que poderá fazer bastante diferença quando o servidor é sobrecarregado em picos de visitas.

É importante saber que sites muito grandes e/ou com picos de tráfego poderão demandar um servidor dedicado, ao invés de um VPS. Se o seu site possui muita audiência e ela continua a crescer, esteja preparado para investir em um dedicado no futuro. Ao mesmo tempo, em muitos casos poderá valer a pena considerar um servidor VPS antes de partir para um dedicado, que possui um custo bem mais elevado.

Portanto, para escolher bem o seu VPS, tenha em mente o quanto você quer gastar e o quanto de recursos você precisará ter à disposição para manter o seu site publicado 100% do tempo. Se estiver inseguro sobre o quanto de recursos o seu site está consumindo, peça ajuda a um profissional. O seu provedor de hospedagem também poderá lhe fornecer informações sobre o consumo atual do seu site.

Empresas que oferecem servidor VPS no Brasil e no mundo

Diversas empresas oferecem planos de servidores virtuais no Brasil e no mundo, e o nível de recursos e capacidades oferecidas pode variar bastante.

Para ajudá-lo a encontrar uma opção para você, consulte o ranking do melhor VPS e compare recursos e preços.

Conclusão

Esperamos que as informações neste artigo tenham sido úteis para você! Compartilhe se tiver gostado, assim mais pessoas poderão se beneficiar deste conteúdo. E se ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui na página e faremos o possível para ajudá-lo!

Ir para o topo
Sair da versão mobile