A Google é uma das empresas que mais lança novidades no mundo. Desde os populares serviços de pesquisa, e-mail e mapas até os incríveis carros autônomos, a impressão que se tem é a de que a Google quer dominar o mundo.
Desta vez a novidade foi o lançamento do Google Domains no Brasil, logo após a empresa anunciar São Paulo como a primeira região do Google Cloud na América Latina. Disponível em mais de dez países, o serviço de registro e gerenciamento de domínios tem tudo para se tornar popular também por aqui. Além da plataforma em português, o Google Domains oferece suporte local e pagamento em Real.
O que é o Google Domains?
O Google Domains é um registrador de domínios. Segundo a empresa, ele foi “projetado e criado para disponibilizar sites online com mais facilidade e para simplificar o gerenciamento de domínios”.
Em outras palavras, além de possibilitar ao usuário encontrar, comprar, transferir e gerenciar domínios, ele também se propõe a integrar o serviço com as principais ferramentas de criação e hospedagem de sites, tornando mais fácil a publicação de um site.
Principais recursos do Google Domains
O serviço Google Domains conta com diversos recursos, alguns comuns às demais empresas de registro de domínio, e outros diferenciados. Conheça os principais:
Privacidade de domínio gratuita
Este recurso permite ativar gratuitamente a privacidade do domínio registrado, mantendo em sigilo as informações de contato do registrante. Dados como nome e endereço ficam ocultos, mesmo quando consultados no site Whois.
Vale lembrar que apenas extensões internacionais contam com o serviço de privacidade de domínio (domínios .br não possuem este recurso). A vantagem é que, enquanto em muitas empresas este serviço é pago, no Google Domains ele é gratuito.
Encaminhamento de domínio
Ao registrar ou transferir um domínio para o Google, você pode apontá-lo gratuitamente para outro domínio ou site existente. Este recurso é útil quando você registra um novo domínio e deseja redirecionar os usuários para o endereço principal.
Por exemplo, imagine que o seu domínio é meusite.com.br e você decide registrar meusite.com para apontá-lo para o endereço principal. Ao fazer isso, todos os usuários que acessarem o seu site pelo endereço .com serão redirecionados automaticamente para o .com.br.
Este recurso é gratuito e bastante comum entre as empresas que registram domínios.
Criação de subdomínios
Subdomínios são áreas distintas e independentes dentro do seu site, como por exemplo, loja.dominio.com ou blog.dominio.com. No Google Domains é possível criar até 100 subdomínios para cada domínio registrado.
Encaminhamento de e-mail
Ao registrar um domínio, é comum criar contas de e-mail com este endereço para dar um ar mais profissional ao negócio online, como contato@meusite.com, por exemplo.
O Google Domains permite que você crie até 100 aliases de e-mails com o seu domínio, para que sejam encaminhados a outras contas de e-mail existentes, como por exemplo, o seu Gmail (caso o tenha). Um “alias” é uma espécie de apelido de e-mail e serve para receber mensagens de um ou mais endereços em uma conta principal.
Este recurso é útil se você deseja continuar usando o seu e-mail atual, mas ao mesmo tempo, divulgar um endereço profissional no seu site ou cartão de visitas. É importante entender, porém, que neste caso você não poderá enviar e-mails a partir do endereço do seu domínio; apenas receber.
Para enviar e-mails a partir do seu domínio é preciso contar com um e-mail profissional. Uma das alternativas é contratar um serviço de e-mail, como o Google Workspace — que já está integrado ao Google Domains. Para conhecer outras opções, acesse este comparativo com os melhores serviços de e-mail profissional, que traz ainda uma opção gratuita.
Caso você tenha um site ou planeje criar um, também poderá contar com o serviço de e-mail da sua empresa de hospedagem. Muitas empresas oferecem e-mail gratuito, tornando esta opção uma das mais econômicas.
Gerenciamento de domínios
Para quem gerencia vários domínios e precisa realizar configurações mais avançadas, o Google Domains oferece uma série de ferramentas, tais como:
- Entradas de DNS (ou registros de zona) – adicione e gerencie entradas de DNS dos tipos: A, AAAA, CNAME, MX, NS, PTR, SPF, SRV, TXT. As entradas de DNS são valores que podem ser usados para alterar recursos específicos do seu domínio, como por exemplo, o apontamento de e-mails para um serviço externo, configuração de subdomínios, entre outros.
- Registros sintéticos – são um conceito exclusivo do Google Domains, usados para integração com o Google App Engine, encaminhamento de subdomínio e configuração do Google Workspace, por exemplo.
- Bloqueio de domínio – é uma segurança adicional que evita transferências não autorizadas, mas que ainda permite atualizar informações de contato e outras alterações nas configurações do domínio.
- Servidores de nome – assim como em qualquer empresa de registro de domínios, você pode apontar seu domínio para servidores externos. Ao apontar seu domínio para outro servidor de nome, as entradas de DNS não serão mais gerenciadas pelo Google Domains, mas sim pela empresa para a qual você apontou seu domínio. Para saber mais sobre o assunto, veja o artigo “o que é DNS e qual o seu papel na internet”.
Servidores DNS do Google
Ao visitar um site, seu computador executa uma “busca DNS”. Ao gerenciar um domínio no Google Domains, você usa os servidores DNS do Google. Isso significa que seu domínio se conectará de forma rápida e segura ao seu site. Cada domínio inclui 10 milhões de resoluções por ano.
Suporte especializado do Google Domains
Os clientes do Google Domains contam com suporte 24h por e-mail e bate-papo de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além disso, há uma central de ajuda (em português) cobrindo todos os tópicos relativos ao serviço. Para consultar a central de ajuda, visite esta página do Google.
Quais as terminações de domínio (TLDs) oferecidas?
O Google Domains atualmente permite registro de domínio em mais de 200 extensões, desde as mais comuns, como .com até as mais diferentes, como .online, .tech e outras. É verdade que grande parte das extensões é voltada para o mercado internacional, mas há boas opções para o mercado brasileiro.
Infelizmente o Google Domains ainda não oferece registro de domínios nacionais (final .br). Apenas o Registro.br e as empresas de hospedagem com presença no Brasil registram este tipo de domínio. Para conhecer as principais empresas, consulte nossa tabela de empresas de registro de domínio no Brasil.
Para que tenha uma ideia, listamos abaixo uma pequena amostra de domínios disponíveis no Google Domains e que servem para o Brasil:
*Obs: a lista abaixo é apenas uma seleção de nomes de domínio comumente utilizados no país ou que são de fácil compreensão, mesmo em inglês.
Principais terminações: | ||
---|---|---|
.com | .net | .org |
.app | .dev | .design |
.digital | .fitness | .gratis |
.guru | .info | .legal |
.marketing | .moda | .ninja |
.online | .pizza | .pub |
.site | .studio | .taxi |
.tech | .tours |
Apesar da grande variedade atual (mais de 200 opções), ainda não estão disponíveis no Google Domains extensões como .blog, .ltda, .surf e .promo. Provavelmente é apenas uma questão de tempo para que eles sejam incluídos.
Para visualizar a lista completa de extensões disponíveis no Google Domains, consulte esta página de ajuda do Google.
Quanto custa registrar um domínio pelo Google Domains?
Os preços de registro de domínio variam conforme a extensão, mas custam a partir de R$ 50 por ano nas principais terminações, como o .com. Este valor está na média do mercado, ainda que algumas empresas ofereçam domínios mais baratos no primeiro ano de registro.
Já extensões especiais como .design, .tech e .site custam entre R$ 100 e R$ 140 anuais no Google Domains. Apesar deste valor ser praticado por algumas empresas, há opções bem mais baratas para registrar este tipo de domínio. Vale a pena pesquisar antes de comprar para garantir um bom preço.
Renovação de domínio
É possível registrar um domínio por até 10 anos (ou cinco anos para a extensão .co) ou fazer a renovação a cada ano. O custo da renovação de domínio no Google Domains é o mesmo do registro. Domínios expirados há mais de 30 dias têm uma custo extra pela restauração.
Como registrar um domínio no Google Domains
Para registrar um domínio no Google Domains basta acessar esta página do serviço a partir de uma conta Google (ou de uma ferramenta da empresa, como o Blogger). Se você ainda não tem uma conta, crie uma gratuita aqui.
O funcionamento da ferramenta é parecido com o de outras empresas de registro de domínio. Ao pesquisar o domínio desejado a ferramenta indica se está disponível e qual o custo de registro. Ele ainda oferece outras opções de extensões e até mesmo alternativas de endereços parecidos com o que você escolheu.
Ao escolher um ou mais domínios desejados, basta adicionar ao carrinho de compras e prosseguir para o check-out. O pagamento é feito na própria ferramenta.
Então, ficou animado para registrar o seu domínio? Conheça outras empresas de registro de domínios e garanta o melhor preço para o seu endereço virtual! 🙂