Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Entenda o que é FTP e como usá-lo no seu site

O que é FTP
Em algum momento, todo mundo que pretende criar um blog ou site precisará conhecer estas três letrinhas para lidar melhor com a ferramenta: FTP, sigla em inglês para Protocolo de Transferência de Arquivos.

Felizmente, entender e usar o FTP é uma tarefa bastante simples — e, para facilitar ainda mais a sua vida, vamos explicar agora por que seu uso é fundamental e, também, como aplicá-lo no gerenciamento do seu site.

Então, o que é FTP?

Para usar um gerenciador de conteúdo no seu site, como o WordPress.org, é preciso contratar um serviço de hospedagem — um espaço na internet para hospedar os arquivos do seu site e deixá-los disponíveis na internet através de um domínio. O FTP é a ferramenta utilizada para enviar arquivos para a internet, no caso, para o servidor onde o seu site será hospedado — e, também, para acessar esses arquivos diretamente no servidor, após o envio.

Para entender melhor a ferramenta, vamos fazer uma analogia básica — imagine que você está usando o seu computador e quer copiar alguns arquivos para o seu pendrive. Você copia seus arquivos e cola no pendrive, ou seleciona todos e arrasta para lá, certo? O FTP funciona de forma semelhante!

A diferença é que o “pendrive”, aqui, é o servidor da sua hospedagem de sites — e você precisará de um cliente, o programa que faz o meio de campo entre você e o servidor, como veremos adiante.

Como usar o FTP?

Para transferir arquivos para o seu servidor através do FTP, é preciso instalar um programa no seu computador, que chamamos de cliente. O cliente realiza a conexão entre o seu computador e o servidor, e faz a transferência dos arquivos entre as duas partes.

Para saber exatamente como começar a utilizar o FTP, confira os passos a seguir:

#1 – Escolha um cliente

Os programas mais conhecidos para realizar essa tarefa, ambos gratuitos, são o FileZilla — disponível para Windows, Mac e Linux — e o CyberDuck — Windows e Mac. Para transferir arquivos para o servidor do seu site, faça o download de uma das opções e instale no seu computador — normalmente, os programas são bem leves, estáveis e com funções básicas semelhantes.

#2 – Pegue as informações de acesso com sua hospedagem

Toda empresa de hospedagem de sites fornece, aos clientes, informações de acesso ao servidor via FTP. As informações necessárias são:

Host

O endereço do servidor FTP na internet, que pode ser representado tanto por um domínio (ftp.servidor.com.br) quanto por um endereço IP (123.456.7.890).

Nome de usuário

É o seu login único no servidor. O nome de usuário do servidor FTP pode ser o mesmo utilizado para acessar o painel da sua hospedagem — mas isso não é uma regra.

Senha

É a sua senha de login no servidor — que, assim como o nome de usuário, não é necessariamente a mesma senha utilizada para acessar o painel da hospedagem.

Porta

Algumas hospedagens especificam o número da porta a ser usada para acessar o servidor via FTP. Se a sua não oferece essa informação, deixe como está no cliente.

Todas essas informações são, normalmente, encontradas no painel de controle da hospedagem. Se não for o seu caso, entre em contato com sua empresa de hospedagem, através do suporte, e solicite-as.

#3 – Faça a conexão no cliente — e pronto!

Esta última etapa é simples: basta inserir as informações acima em seus respectivos campos no cliente e, então, aguardar a conexão. Quando o programa indicar que a conexão foi realizada com sucesso, você já poderá enviar seus arquivos para o servidor e copiar arquivos do servidor para o seu computador, navegando entre eles pelo próprio cliente.

Quais são as utilidades do FTP?

Já deu para perceber que o FTP é uma ferramenta muito útil para o WordPress. Mas, abaixo, listamos algumas de suas utilidades básicas:

Instalar o WordPress ou qualquer outro CMS

Alguns serviços de hospedagem têm instaladores de aplicativos integrados, o que facilita o trabalho de instalação de gerenciadores de conteúdo (CMS), como o WordPress. De qualquer forma, você sempre pode usar o FTP para enviar os arquivos baixados no site do WordPress.org para o servidor e, então, fazer a instalação — que é bastante simples.

Fazer modificações em arquivos

Se você quer alterar arquivos do seu site — como, por exemplo, enviar uma nova versão do logotipo que fica no cabeçalho —, o FTP é muito útil. Tudo o que você precisa fazer é acessar o servidor e enviar a nova versão do arquivo, substituindo a anterior!

Lembre-se que, para a alteração ser feita automaticamente no site, os dois arquivos precisam ser do mesmo tipo e ter exatamente o mesmo nome.

Enviar novos arquivos

Além de fazer atualizações nos seus arquivos atuais, você também pode enviar novos arquivos para o servidor através do FTP. Se você tem uma lanchonete e quer disponibilizar o seu cardápio para download em formato PDF, por exemplo, pode enviá-lo para o servidor através do FTP — e, então, disponibilizar um link para download no site.

Fazer alterações nos arquivos de código-fonte

Através do FTP, você tem acesso a todos os arquivos do seu site — incluindo o código-fonte do tema, que pode ser modificado através do bloco de notas ou de programas mais avançados.

Para isso, basta você encontrar o arquivo que deseja alterar, abri-lo e fazer as alterações necessárias. Nesse caso, é sempre recomendável fazer um backup do arquivo, para poder restaurá-lo em caso de problemas.

Corrigir problemas que deixam o site inacessível

Alguns erros podem deixar seu site totalmente inacessível, como algumas alterações incorretas no código-fonte. Dessa forma, não é possível acessar o painel de administração do WordPress — e uma das saídas, portanto, é o bom e velho FTP!

Se isso acontecer, você só precisa acessá-lo e desfazer a modificação — ou, então, restaurar uma cópia do arquivo que não contenha o erro.

Instalar temas e plugins

Uma alternativa à instalação pelo próprio painel do WordPress é a instalação via FTP. O processo é bem simples — você faz o download do plugin ou do tema no site do desenvolvedor e transfere para o seu servidor, na pasta correta. Feito isso, basta acessar o painel para encontrar o plugin ou tema pronto para ser ativado.

Como garantir a segurança do site?

Como já ficou claro, o FTP é uma ferramenta poderosa, que dá acesso a todas as pastas e arquivos do seu site — portanto, quem acessar o seu servidor pelo protocolo poderá fazer qualquer modificação e causar grandes estragos, se estiver mal intencionado. Por isso, para evitar dores de cabeça, jamais compartilhe as suas credenciais de acesso ao FTP com terceiros.

Caso você note algo de suspeito, como modificações que não foram feitas por você, desaparecimento de arquivos ou outros problemas, entre em contato com a empresa de hospedagem e comunique o problema imediatamente, para que suas credenciais sejam alteradas — e, se possível, o backup mais recente do seu site seja restaurado.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que é FTP e como usá-lo, confira este artigo sobre a importância de fazer um backup do seu site!

Ir para o topo
Sair da versão mobile