Registrar um domínio é uma etapa importante para a publicação de um novo site, e muitas vezes o primeiro passo para estabelecer sua presença na internet. No entanto, é também uma etapa que gera muitas dúvidas. Além da escolha do nome do domínio, é preciso decidir qual categoria usar (.com, .com.br, .net etc.), onde contratar, e também, quantos domínios registrar para o seu site.
Você pode estar pensando: “Como assim, quantos domínios? Um site não precisa apenas de um domínio para funcionar?”. É verdade, um domínio é suficiente para publicar um site. No entanto, há outros motivos para registrar mais de um domínio para o seu site. Quer saber quais são? Acompanhe-me neste artigo! 🙂
Aumente a chance de ser encontrado na internet
Quantas vezes você já digitou um endereço errado na internet, por pressa ou falta de atenção? Ou ainda, não encontrou uma empresa no Google porque não sabia como escrever o nome dela? Algumas vezes, eu imagino!
A verdade é que esse tipo de situação é frequente e pode fazer com que o seu site não seja encontrado na internet, mesmo que já tenha sido publicado.
Ao registrar mais de um domínio para o seu site, usando variações do seu domínio principal, você aumenta as chances de ser encontrado, mesmo se o usuário digitar o endereço de forma incorreta. Quando isso não é feito, o usuário vê uma página de erro, o que pode levá-lo a desistir de procurar o seu site. Essas variações têm como finalidade cobrir os erros mais comuns de digitação, grafia e extensão de domínio. Daí a importância de registrar vários domínios.
Para exemplificar, suponhamos que você tenha um negócio de conserto de roupas e o seu domínio principal seja www.consertoderoupa.com.br. Para aumentar as chances do seu site ser encontrado pelos seus clientes, você poderia registrar outros domínios, como: consertoderoupa.com (para quem digitar “.com”), concertoderoupa.com.br (para quem escrever “concerto”) ou até mesmo consertoderoupas.com.br (para quem digitar “roupas”).
Claro que as combinações são muitas, então é preciso focar nas variações mais importantes. A principal delas, caso queira registrar somente um domínio adicional, é a extensão. Por exemplo, se você tem um domínio com final .com.br, tente registrar também na extensão .com (e vice-versa). Veja neste artigo as diferenças entre os domínios .com e .com.br.
Ao possuir dois ou mais domínios, o usuário será direcionado para o seu site em qualquer um dos casos, e você não perderá a visita. Lembre-se apenas de que, para isso funcionar, é preciso associar o domínio adicional ao principal e configurar o redirecionamento. 😉
Ao registrar variações do domínio, não apenas garantimos que o usuário irá encontrar o site, como também protegemos o domínio de futuros concorrentes. Isso nos leva para o segundo motivo pelo qual devemos registrar vários domínios para o mesmo site.
Proteja o seu domínio de terceiros
Ao registrar um domínio, muitas pessoas pensam ter o direito sobre aquele nome na internet. No entanto, isso não é verdade, infelizmente. Quem registra um domínio tem apenas o direito de uso daquele endereço, o que é diferente do registro de marca. E mesmo assim, pelo período em que estiver pagando pelo domínio.
Salvo raras exceções, em que a empresa também tem o registro da marca, ninguém está protegido de ter um site concorrente em um domínio semelhante ao seu. Por exemplo, você pode registrar a sua loja em www.minhaloja.com.br e futuramente outra pessoa registrar o mesmo endereço, porém com final .com (www.minhaloja.com). Serão dois endereços diferentes, porém muito parecidos, o que certamente poderá prejudicar o seu negócio.
A forma mais fácil de evitar este tipo de problema é registrar mais de um domínio para o seu site. Neste caso, você utiliza o mesmo nome, mas o registra em extensões diferentes. As mais comuns, que recomendo registrar sempre, são .com e .com.br. Eles representam a vasta maioria de sites na internet e os usuários já estão acostumados a usar. Dependendo do seu negócio, você poderá registrar ainda outras extensões, como .org, .edu e .adv.br, entre outras, específicas para cada segmento.
As novas extensões de domínio também vêm ganhando adeptos, que querem ter um endereço diferente. Alguns exemplos são .site, .online e .dev. Se optar por uma categoria de domínio bem específica, certifique-se de registrar também nas extensões mais populares, como .com e .com.br.
Outra forma de se proteger é registrar a sua marca e contar com apoio jurídico para o caso de algum usuário registrar um endereço que contenha a sua marca. Vale ressaltar que esse processo pode não ser tão fácil, rápido e barato quanto registrar uma ou mais extensões para o seu domínio. Afinal, o custo para registrar um domínio é de R$ 40 a R$ 50 por ano.
Conclusão sobre registrar vários domínios
Podemos ver que há pelo menos duas razões para registrar vários domínios para o seu site. O primeiro é para garantir que o seu site seja encontrado, mesmo que o usuário digite seu endereço de forma incorreta. Para isso, é importante entender que tipo de erro de digitação é mais comum para a sua marca. Os mais comuns incluem erros de digitação, grafia e uso de extensões (ex: o site é .com e o usuário digita .com.br).
A segunda razão é para proteger o seu site de concorrentes que queiram aproveitar o seu tráfego, registrando um endereço parecido com o seu. Esse tipo de situação pode confundir os seus usuários e gerar prejuízos para o seu site. Para resolver isso, você pode registrar o nome de domínio nas principais extensões disponíveis.
Agora que você já sabe os motivos para registrar vários domínios para o seu site, que tal começar? Confira esta lista com as principais empresas de registro de domínio, avaliadas e selecionadas pela equipe do site.
Caso tenha qualquer dúvida, deixe um comentário aqui pra gente. Se curtiu, compartilhe nas redes sociais. 🙂