Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Como criar um site Wix – passo a passo

Criar site Wix
Esse artigo é para você que tem vontade de criar um site Wix, mas não sabe como começar. Sabemos que construir um site é um desafio para a maioria das pessoas. Por isso, resolvemos mostrar aqui um passo a passo simples para criar um site Wix, desde a criação da conta até a publicação do site. Você verá que em poucos passos é possível ter um site profissional e personalizado nessa ferramenta. 🙂

Importante: este tutorial refere-se ao Editor Wix, que é o modo mais completo de criação de sites da ferramenta. Se você busca uma maneira ainda mais fácil de criar seu site, pode optar pelo ADI Wix. Para saber a diferença entre eles, confira este comparativo entre Editor Wix e ADI Wix.

#1 – Crie uma conta grátis no Wix

Para criar um site Wix, é preciso começar criando uma contaClique aqui para acessar o site do Wix e então clique em “Comece Já”. Abrirá uma janela como esta abaixo. Cadastre seu e-mail, ou se preferir, faça login com a sua conta do Facebook ou do Google.

Crie sua conta grátis

#2 – Selecione um tema para seu site

Assim que criar sua conta você verá uma tela com as categorias possíveis para o seu site. O objetivo deste passo é oferecer os temas mais adequados ao seu tipo de negócio, facilitando a criação do seu site. Fique tranquilo: você poderá clicar em uma categoria e mudá-la em seguida, quando for escolher os templates.

Ao selecionar uma categoria, uma página abrirá detalhando os recursos exclusivos do Wix para aquele tipo de site. Em nosso exemplo, selecionamos a categoria >Hospedagem, opção >Todos. Ela vem com sistema de gerenciamento de reservas online, parceria com Trip Advisor, reservas em múltiplos idiomas e outros. É interessante a ferramenta já vir com recursos para cada tipo de negócio, pois facilita o gerenciamento do site por qualquer pessoa, sem conhecimento técnico. Um exemplo desta página segue abaixo.

Para avançar, clique em “Começar já”. Você verá uma galeria com diversos templates, como na imagem abaixo, só que de acordo com a sua categoria. Agora é o momento de visualizar os temas e selecionar o seu preferido para começar a editá-lo. 🙂

Dica: você pode visualizar e navegar nos templates antes de selecioná-lo. Quando tiver o tema escolhido, clique no botão “Edite este site”. Então o criador de sites Wix abrirá e você já terá tudo que precisa para começar a personalizar o seu site. O template que escolhemos para o nosso exemplo é este abaixo. Você verá em instantes, como ele ficou original e diferente após a nossa personalização.

Tema escolhido para criar site Wix

#3 – Personalize seu site

Agora que você já selecionou seu tema e entrou no editor de sites, é momento de personalizá-lo. Como você pode ver na imagem, o editor é em português e tem uma navegação bem intuitiva, com menus nos lados e na parte superior da tela. Você verá como é simples criar um site Wix.

Em geral, para editar um elemento da página, basta clicar nele e um menu de opções irá aparecer para você escolher o que quer fazer. Basta testar a ferramenta por alguns minutos para entender como ela funciona. Inserir e apagar elementos é igualmente fácil. Para mover algo, basta arrastar e soltar.

A personalização de um site costuma ser a fase mais demorada, mas se você já souber o que quer e tiver seu material separado, dá para criar um site Wix em apenas 1 dia. Você precisará definir o conteúdo e as páginas, e então trocar as imagens e inserir o texto e outros itens, como mapas, formulários e redes sociais. Com a ferramenta do Wix isso tudo já está pronto para você inserir onde e como desejar.

Em apenas duas horas na ferramenta, conseguimos personalizar nosso tema e deixá-lo com uma aparência original e diferente. Veja a imagem abaixo e depois compare com o tema que escolhemos para editar. Por esse exemplo dá pra ver que é possível criar um site Wix totalmente novo e único a partir de um tema. Nós mudamos o painel, o logo, o menu, os botões, as imagens, as cores e até as formas. 🙂

Tema personalizado

#4 – Publique seu site

Uma vez que tenha customizado seu site, é hora de publicá-lo na internet, para que todos possam acessá-lo (até então só você podia ver o seu site). Publicar um site no Wix é muito fácil: basta clicar no botão “Publicar”, que fica no próprio editor.

É importante saber que, ao publicar seu site, você precisará definir o domínio, ou seja, o endereço do seu site na internet (ex: www.meusite.com.br). Se criar um site Wix grátis, como no nosso exemplo, terá que usar um domínio do Wix, que tem a estrutura: www.nomedeusuario.wix.com/seu-site. Este tipo de endereço não é o ideal se você possui um site de empresa ou se quer passar uma imagem mais profissional, mas já é um começo. 🙂

Caso você tenha um domínio personalizado (ex: www.meusite.com.br), poderá conectar seu domínio no Wix, através de um dos planos Premium, que custam a partir de R$ 9,50 por mês no plano anual.

Crie uma conta grátis ou Leia nosso review sobre o Wix

Ir para o topo
Sair da versão mobile