Tudo Sobre Hospedagem de Sites

WooCommerce: o plugin de e-commerce para WordPress mais popular da internet

Woocommerce plugin para WordPress

Criar conta gratuita no WooCommerce

O que é o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin gratuito de e-commerce para o WordPress. A WooThemes, desenvolvedora de temas para WordPress, lançou o WooCommerce em 2011. Em maio de 2015, ambas as marcas foram adquiridas pela Automattic, empresa que lançou e ajuda a manter o WordPress até hoje. Ela também é proprietária de outras marcas, incluindo o plugin JetPack e o WordPress.com, versão hospedada do software que leva o mesmo nome.

Atualmente o WooCommerce é a plataforma de e-commerce mais popular do mundo, sendo usado em mais de 3,5 milhões de sites, segundo o site Builtwith. No Brasil ele também vem ganhando cada vez mais presença, ao lado de ferramentas populares como Magento, Wix Stores, OpenCart e outras.

Desenhada para atender lojas virtuais de todos os tamanhos, o WooCommerce vem fazendo sucesso devido à sua simplicidade de instalação e customização, impulsionada pela sua versão gratuita. Já foram feitos mais de 33 milhões de downloads do plugin, segundo informações divulgadas no site da empresa.

Como funciona o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin gratuito de e-commerce, que funciona de forma integrada ao WordPress. Uma vez instalado, ele habilita uma série de recursos, que permitem que você opere sua loja virtual dentro do seu WordPress. Dentre os recursos estão: gestão de pedidos, produtos, clientes, formas de pagamento, frete e outros. Assim como o próprio WordPress, o WooCommerce está disponível em português.

Para fazer customizações avançadas ou inserir recursos extras na sua loja, você pode utilizar mais de 300 extensões, disponíveis de forma gratuita e paga. Veja todas as extensões gratuitas no diretório do WordPress.org.

Para utilizar o WooCommerce você precisa contratar uma hospedagem e instalar nela o WordPress. O domínio também é necessário para publicar a sua loja virtual. A instalação é muito fácil e rápida. Você cria uma conta gratuita no WooCommerce, e neste momento já escolhe como instalar o plugin no seu WordPress. É um processo simples e rápido, que mostraremos adiante neste artigo.

Mas se você quiser ler um tutorial mais completo, veja o artigo como criar uma loja virtual WooCommerce e saiba como criar sua loja virtual do zero usando o plugin.

Recursos do WooCommerce

O WooCommerce possui uma grande variedade de recursos, tanto gratuitos como pagos. Abaixo vamos detalhar os principais recursos desta plataforma de e-commerce:

Preparado para vender o que você quiser

O WooCommerce é muito flexível e permite que você venda diversos tipos de produtos, como:

Cada tipo de venda é feita de uma forma diferente e algumas extensões são pagas, mas a plataforma está preparada para vender todos os produtos listados acima.

Design e temas

Toda loja virtual precisa de um tema, que é a parte que o usuário vê e interage. Escolher um tema para a sua loja virtual é uma etapa muito importante e pode ser um fator crucial para o sucesso do seu negócio online.

Há muitos temas WordPress para o WooCommerce, em sites como o ThemeForest e o CodeCanyon, que custam a partir de US$ 59. Você pode escolher um tema pago desses ou optar pelo tema criado e disponibilizado gratuitamente pelo próprio WooCommerce: o Storefront.

Storefront: o tema gratuito da WooCommerce


Segundo a própria empresa, o Storefront foi criado para o WooCommerce e é totalmente compatível com a plataforma. Devido à essa característica, ele é livre de conflitos entre tema e plugin, o que pode ocorrer com outros temas durante atualizações da plataforma.

Além disso, o Storefront foi construído para ser leve, seguro e estável. Ele utiliza como base o tema Underscores, criado pela Automattic e usado em todos os temas do WordPress.com. É responsivo (adaptável para qualquer dispositivo), amigável para SEO, pronto para tradução, e o melhor, é gratuito.

Já foram feitos mais de 1.700.000 downloads do tema, que pode ser usado na sua forma mais básica (gratuita) ou através de child themes, que são temas customizados a partir do tema principal. Os temas customizados da Storefront podem ser comprados a US$ 39 ou você pode ter acesso a todos os temas por US$ 399, ideal para designers ou agências que criam sites para clientes. O Storefront também conta com extensões gratuitas e pagas, que servem para customizar ainda mais o seu tema.

Ver temas customizados da Storefront

Carrinho de compras / Formas de pagamento

O WooCommerce vem com diversos gateways de pagamento pré-instalados, incluindo PayPal, transferência bancária e pagamento na entrega. Para oferecer mais formas de pagamento, é possível utilizar extensões.

extensões gratuitas para os métodos de pagamento mais usados no Brasil, como: Boleto, PagSeguro, MercadoPago e Moip. Esses plugins estão disponíveis no diretório do WordPress e possuem ótima avaliação, além de milhares de downloads. E o melhor, foram disponibilizados pelos seus desenvolvedores de forma gratuita. Para ver e baixar os plugins gratuitos, basta clicar em um dos links abaixo:

Há também extensões pagas disponíveis no site do WooCommerce, no valor de US$ 79/cada, que dão direito a 1 ano de atualização e suporte. A escolha entre esses plugins depende mais de você, mas é importante levar em conta as avaliações feitas por quem utiliza ou já utilizou o plugin.

Dentre os recursos de configuração do carrinho, é possível estabelecer os países e moedas com os quais irá trabalhar, além de preferências de envio e impostos para cada região. A plataforma também permite usar a geolocalização para verificar o endereço do seu cliente, facilitando o processo de check-out.

Para reduzir o tempo de carregamento das páginas, o WooCommerce utiliza AJAX na função “adicionar ao carrinho”. Isto significa que a sua loja não precisará recarregar a página a cada vez que o seu cliente adicionar um produto no carrinho.

→ Veja também: Site Kit do Google: saiba tudo sobre este plugin para WordPress

Entrega e logística

O WooCommerce tem integração com dezenas de empresas e serviços de logística, mas a maioria é voltada para o mercado internacional. Para o Brasil há uma extensão gratuita para os Correios, muito bem avaliada e com mais de 30.000 instalações. Para quem prefere uma extensão paga, também está disponível um plugin, que custa US$ 79 e dá direito a 1 ano de atualização e suporte.

Quem realiza envios para fora do Brasil poderá utilizar também o UPS, FedEx e outras 43 opções de método de envio, pagas e gratuitas.

A plataforma WooCommerce permite ainda as seguintes customizações relativas à entrega:

Outras extensões populares permitem imprimir faturas e listas de pacotes, realizar traqueamento de envio, validar endereços e outros.

Produtos

Uma das vantagens do WooCommerce é que ele suporta qualquer tamanho de loja, tenha ela um produto ou milhares de produtos. É importante ressaltar, no entanto, que a performance da loja dependerá da hospedagem escolhida (faça nosso teste e descubra qual a hospedagem ideal para a sua loja virtual).

Algumas das funcionalidades de produtos oferecidas pela plataforma:

Ainda estão disponíveis extensões para pré-compra, lista de espera, agendamento, combo de produtos, add-ons, zoom em produtos, preços dinâmicos e outros.

Marketing & SEO

WooCommerce funciona dentro do WordPress, reconhecido como uma das melhores plataformas para SEO. Por isso, o WooCommerce já vem preparado para ser otimizado para os mecanismos de busca. Basta aplicar as melhores práticas de SEO para ganhar visibilidade em buscadores como o Google.

Para promover e aumentar as vendas da loja virtual, a plataforma permite o uso de cupons e códigos promocionais. É possível definir um valor fixo ou percentual, permitir o frete grátis e estabelecer uma data de expiração para o cupom. Além disso, o cupom pode ser aplicado em todo o carrinho ou em produtos selecionados.

Para dar mais credibilidade à loja, é possível habilitar reviews de produtos. Assim os clientes podem avaliar os produtos vendidos na sua loja. Caso prefira não exibir este recurso, basta desabilitá-lo. Outra opção é permitir reviews apenas de clientes verificados.

Outras opções de marketing estão disponíveis como extensões (pagas e gratuitas). Entre elas estão: Yoast SEO, integração com as redes sociais, listas de desejo, newsletter, venda de produtos no Facebook, check-out de uma página e outros.

Veja também: Blog para e-commerce: vale a pena ter um?

Analytics e relatórios

Com o WooCommerce você tem acesso a diversos relatórios, e ferramentas de Analytics que podem ser integradas à sua plataforma. A plataforma já vem com:

Como extensões estão as integrações com as ferramentas de Analytics (como Google Analytics, KissMetrics etc.), relatórios do carrinho, notificações SMS, histórico dos clientes, anti-fraude e outros.

Gestão da loja / CRM

A plataforma também vem com recursos para gerenciar a loja virtual e os clientes, como:

Hospedagem e domínio

O WooCommerce roda no WordPress, que é um gerenciador de conteúdo gratuito, e que precisa de uma hospedagem para funcionar. Ou seja, todos os arquivos e conteúdos do seu e-commerce ficam armazenados na sua empresa de hospedagem. Por isso é tão importante escolher uma ótima hospedagem para a sua loja virtual.

Ao contrário do que ocorre com as plataformas de e-commerce SaaS, no WooCommerce você tem liberdade para evoluir com a sua loja e é o único proprietário dela. Não há aluguel para usar a ferramenta, pois ela é gratuita.

A mesma liberdade que você possui na hospedagem, também possui no domínio. Você pode registrar o seu domínio em qualquer entidade que desejar, e usá-la na sua loja virtual WooCommerce.

A plataforma também não coloca nenhum tipo de restrição em relação à disponibilidade ou largura de banda, até porque essas limitações virão do plano de hospedagem que você escolher para a sua loja virtual. Também não há cobrança de taxa pelas vendas realizadas no seu site.

Conheça as melhores hospedagens de sites

Suporte

O WooCommerce oferece suporte para os produtos pagos, mas também ajuda seus usuários com dúvidas e problemas com instalações, configurações e uso da plataforma. Além disso, há uma vasta documentação para ajudar desenvolvedores e novos usuários do WooCommerce.

Para solicitar suporte, deve-se abrir um ticket direto do painel WooCommerce. Um ticket costuma ser respondido em até 48 horas, segundo a empresa. Não há suporte pelas redes sociais.

Como instalar

Instalar o WooCommerce é rápido e fácil, como acontece com a maioria dos plugins para WordPress. O primeiro passo é criar a conta gratuita no WooCommerce. O segundo passo é ativar o WooCommerce no WordPress.

Criando uma conta gratuita no WooCommerce

Para criar sua conta gratuita no WooCommerce, acesse o site Woocommerce.com. Nele, preencha seus dados, crie seu nome de usuário e senha, e responda a algumas perguntas sobre a loja virtual que está criando. Em seguida, escolha como instalar o WooCommerce, dentre as opções:

Criar conta gratuita no WooCommerce

Ativando o WooCommerce no WordPress

Ao instalar o WooCommerce no WordPress, o próximo passo é ativá-lo. A ferramenta tem um assistente de configuração que funciona muito bem, mas se preferir, você pode pular esta etapa e ir direto para o seu painel.

Caso queira usar o assistente, ele te ajudará na configuração da seguinte maneira:

Todas essas configurações poderão ser facilmente alteradas pelo painel do WooCommerce, a qualquer momento.

Atrativos do WooCommerce para desenvolvedores

O WooCommerce, que é uma ferramenta totalmente open source, possui uma documentação bem detalhada, o que certamente vai ajudar os desenvolvedores – mesmo aqueles que não têm muita experiência com programação back-end (veja aqui a documentação do plugin). Isso porque diversas variáveis pré-criadas estão disponíveis para manipulação e integração com temas próprios ou customizados pelo desenvolvedor/programador.

Requisitos mínimos e status do servidor

Os requisitos mínimos para instalação do WooCommerce geralmente são atendidos em muitas hospedagens compartilhadas, mas é importante checar essa questão antes de contratar uma nova hospedagem apenas para esse fim. Os requisitos mínimos do WooCommerce são:

Se você está em dúvida se sua hospedagem está dentro destes requisitos, você pode entrar em contato com o suporte e perguntar, principalmente se ainda não tiver contratado o serviço. Se já possuiu uma hospedagem e desejar saber se a mesma é compatível, existe uma maneira bem simples de descobrir: basta instalar o plugin e visitar a seção “status do sistema”. Nessa área, o plugin fará uma verificação de todos os itens necessários e outras variáveis do sistema também serão exibidas. Caso exista algo fora das especificações, o sistema acusará.

No teste que fizemos, o status do sistema indicou que a versão do MySQL de nossas hospedagem estava abaixo do recomendado, que seria a 5.6.

Vantagens e desvantagens do WooCommerce

Como qualquer plataforma, o WooCommerce tem pontos positivos e negativos. Conheça abaixo as principais vantagens e desvantagens de escolher o WooCommerce como a sua plataforma de e-commerce:

Vantagens

Desvantagens

Quem procura uma versão de loja online mais simples de configurar, encontra nas plataformas de e-commerce um ótimo custo-benefício. Com planos de entrada de R$ 0 até R$ 50 por mês, elas já vem com todas as funcionalidades para vender online. Conheça as principais plataformas de lojas virtuais neste artigo!

Ir para o topo
Sair da versão mobile