Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Loja virtual UOL Host

Loja VirtUOL

Visitar Site

Prós e contras

PrósContras
Ferramenta intuitiva e fácil de usarPersonalização restrita da loja
Sem limite de visitas, pageviews e vendasPermite vender apenas produtos (físicos) e não digitais
Já vem integrada ao PagSeguroIntegração de pagamento somente via PagSeguro
Já vem integrada aos Correios e principais marketplacesSEO básico, com pontos a melhorar
Grande variedade de recursos e funcionalidadesLoja não pode ser transferida de empresa
Possui versão para celularesVersão para celulares cobrada à parte
Hospedagem incluída 
Possui e-mails personalizados 
Permite domínio próprio ou subdomínio UOL 

Sobre a loja virtual UOL Host

A loja virtual UOL Host consiste em uma plataforma de loja virtual pronta, que você pode personalizar para criar a sua própria loja virtual. Funciona como uma espécie de aluguel, em que você paga uma mensalidade e tem o direito de usar a plataforma.

Os planos desta loja virtual são cobrados pelo número de produtos cadastrados no sistema. Já as vendas, visitas ou páginas visitadas (pageviews) são ilimitadas. Os planos vêm com e-mail profissional gratuito e há uma versão mobile da loja, vendida à parte.

Nós sabemos como é difícil escolher uma plataforma de e-commerce, ainda mais quando não temos acesso a todas as informações. Para ajudá-lo neste processo, decidimos testar a loja virtual do UOL Host e mostrar como ela funciona na prática.

Como funciona a loja virtual UOL Host na prática!

Para avaliar o funcionamento da loja, nós fizemos diversos testes, que passaram por design, cadastro de produtos, configurações de pagamento, SEO e outros. No final deste processo, criamos uma loja virtual básica e funcional, cujas imagens você pode ver abaixo.

As imagens mostram a home, as páginas de categoria e de produto e o carrinho de compras. Para ver as miniaturas ampliadas, basta clicar na imagem.

Visitar Site UOL Host

Os textos e imagens são de marcação, apenas para dar uma ideia do que pode ser feito na loja. Uma loja de verdade teria mais produtos e certamente ficaria mais atraente, mas esse resultado dá uma boa ideia do que a loja virtual UOL Host possibilita fazer. Aproveito para dizer que as imagens são do FreePik, site gratuito de imagens. Nós usamos sempre e recomendamos.

Ao longo deste review, mostraremos passo a passo como foi este processo de construção da loja virtual, assim como os pontos fortes e limitações da ferramenta. Vamos lá?

Primeiro acesso

O acesso à loja virtual no UOL Host foi bem fácil e rápido, pelo próprio painel de cliente. No primeiro acesso é preciso passar pelo assistente de configuração, que te ajuda a ativar a loja. São apenas 3 passos, em que você define o endereço da loja, escolhe as cores principais e cadastra o seu primeiro produto.

Em nosso caso, criaram uma conta no PagSeguro para o nosso e-mail e o associaram automaticamente à nossa loja virtual. O cadastro final do PagSeguro precisa ser feito depois, mas acaba sendo uma comodidade ter a conta criada, já que o único intermediador de pagamento que eles aceitam é o PagSeguro.

Painel UOL Host – Loja virtual

Facilidade de uso

Em geral, a ferramenta é bem intuitiva e fácil de usar. A navegação entre as seções é clara, o visual é limpo e rapidamente você se familiariza com o sistema. Em todas as páginas há orientações sobre como usar a loja, inclusive na página inicial. A propósito, na página inicial você tem atalhos para as principais áreas administrativas e uma visão resumida do desempenho da sua loja.

Painel administrativo – Loja Virtual UOL Host

Personalização de layout

O layout padrão da loja virtual UOL Host é funcional, mas o nível de personalização é limitado. Há pouca liberdade para mudar o layout da loja e poucas opções dentre os elementos que podem ser modificados.

Talvez esta simplificação ajude os usuários mais leigos, que preferem uma loja virtual quase pronta, com a estrutura definida e poucas áreas para customizar. Como a arquitetura é a padrão de e-commerce, essa maior rigidez talvez evite que o usuário “desarrume” sem querer os elementos e prejudique a performance da própria loja virtual. Para usuários mais avançados, no entanto, este fator acaba sendo bastante limitador.

Temas e design

Há apenas dois modelos de loja virtual, um com o menu principal horizontal e outro com menu lateral. O menu superior funciona bem em lojas com poucos produtos. No entanto, a maioria das lojas acaba utilizando o menu lateral, por comportar mais produtos e banners.

A customização do layout é possível nos seguintes elementos: logotipo, banner, imagem de fundo da tela, cores e favicon (que é o ícone exibido na aba do navegador). São esses os elementos que deixarão a sua loja com uma aparência única.

Falando em banners, eles são muito importantes para deixar a sua loja virtual mais bonita e destacar as principais ofertas ou produtos da sua loja. Os formatos disponíveis na loja são full banner e half banner. Você pode subir a sua própria imagem, definir o link de destino, seu status (ativo ou desativado) e o período de veiculação, o que é muito útil para promoções pontuais.

A principal limitação é a falta de um campo para inserir textos e botões pelo painel. É preciso subir um banner com todos os elementos, o que dificulta um pouco a criação da peça por pessoas sem conhecimento de design.

Área de administração de banners

Cores e fontes

A personalização de cores também parece ter sido criada para facilitar a vida do usuário. Você escolhe a cor principal e toda a paleta de cores é ajustada no site. Se você quiser alterar a cor de um elemento (ex: botão), você pode fazer isso sem prejudicar o restante.

Já a fonte não pode ser alterada, o que é uma pena. Apesar de ser uma fonte padrão (Arial), a escolha da fonte é sempre um elemento importante para a identidade de um site, principalmente em títulos e textos de destaque. Infelizmente, na loja virtual UOL Host essa customização não é possível.

Um ponto positivo é que existe um botão para restaurar a loja para o modelo padrão, caso você se arrependa das alterações e queira voltar ao ponto inicial.

Área de personalização da loja

Páginas personalizadas

Um ponto interessante da loja virtual UOL Host é que ela vem com as principais páginas já criadas. Não é uma loja vazia em que você precisa criar cada página, como acontece em muitas lojas virtuais.

Você pode ativar e desativar com facilidade qualquer uma dessas páginas, e editá-las conforme desejar. É possível inserir textos, imagens, vídeos do Youtube, e tudo mais que um editor de textos permite fazer. Além disso, você pode reordenar as páginas na loja (menu) e trabalhar o SEO delas. A ferramenta permite customizar título, descrição e palavras-chave.

Páginas personalizadas – Loja virtual UOL Host

Versão para celulares e tablets

A loja virtual UOL Host conta com uma versão que se adapta a celulares e tablets. Ela é paga à parte e custa R$ 19,90 por mês.

Este recurso tem sido cada vez mais importante para quem deseja ter uma loja virtual de sucesso, já que cada vez mais pessoas fazem compras online a partir de dispositivos móveis. Ter uma versão mobile do site também contribui para o melhor posicionamento do site no Google, já que eles utilizam isso como fator de ranqueamento nas buscas feitas por celulares.

Versão mobile da loja teste

Produtos

A gestão de produtos na loja é bastante completa e inclui uma série de campos como nome, descrição, estoque, preço, preço promocional, categoria, peso, embalagem, medidas e outros. Para cada produto é possível inserir várias imagens, definir categorias e inserir variações de cor, tamanho e número (ou variações personalizadas por você, como voltagem, por exemplo).

Você também pode fazer configurações adicionais por produto, com relação à cobrança de frete, exibição do produto na home, inserção de marca (caso trabalhe com revenda) e outros. A plataforma também conta com cadastramento de produtos em lote, o que é bastante útil em lojas com muitos produtos.

Gestão de produtos – Loja virtual UOL Host

Uma funcionalidade muito usada pelas lojas virtuais, e disponível nesta, é a relação de produtos. Com ela, é possível sugerir outros produtos para o cliente, com base no que ele está comprando. As relações podem ser de “compre junto”, “produtos relacionados” e “quem viu este produto também comprou”. Para cada produto, você pode ter uma ou mais relações deste tipo.

Produtos relacionados – Loja virtual UOL Host

Os produtos cadastrados são exibidos na loja virtual, e podem ser destacados na home, se você desejar. Na página de produto, há vários recursos úteis, como o zoom nas imagens dos produtos, a navegação por variações (ex: cores), a descrição resumida e a detalhada do produto, comentários de clientes, avaliações e outros.

Uma limitação da loja virtual UOL Host é que ela foi preparada apenas para a venda de produtos físicos. Ou seja, não é possível vender produtos digitais, como assinaturas e cursos online, por exemplo.

Marketing

A loja virtual UOL Host já vem com algumas integrações populares e que ajudam a alavancar as vendas online. Dentre elas estão: Buscapé, E-bit, Facebook, Google e Mercado Livre. Para ativá-las é preciso ter uma conta, mas esse processo é facilitado pelo próprio painel da loja. Não testamos essas integrações, mas parecem funcionar.

No Buscapé você ganha R$ 250 em cliques para anunciar na plataforma. No Facebook é possível integrar a loja virtual à uma fanpage. Já dentre as ferramentas do Google, há integração com Search Console, Analytics, Google Merchant Center e AdWords. Para quem não conhece as ferramentas do Google, as duas primeiras são analíticas e gratuitas, enquanto as últimas são plataformas de divulgação de produtos, e são pagas.

Além disso, a ferramenta ainda permite:

Abaixo, por exemplo, está uma prévia da janela de cadastro de e-mails para newsletter.

Pagamento

A loja virtual UOL Host vem com o PagSeguro integrado e este é o único intermediador de pagamento disponível nesta plataforma. Não é possível utilizar MercadoPago, PayPal ou outros.

Para quem está começando ou já utiliza o PagSeguro, este não chega a ser um problema, mas é certamente um fator limitador para lojas maiores ou que utilizam outro intermediador de pagamento. A parte boa é que o PagSeguro é bastante popular, acessível e possui uma grande variedade de formas de pagamento, como:

Carrinho de compras

O carrinho de compras da loja virtual UOL Host segue boas práticas de mercado. Por exemplo, ele está sempre acessível pelo cabeçalho da loja e indica quantos produtos você tem no carrinho. Outro ponto é que, ao incluir um produto no carrinho, você pode continuar comprando no site.

Já no check-out, há informações claras e detalhadas sobre a compra, possibilidade de adicionar ou remover produtos e uma área para cálculo de frete, como costuma ser em outras lojas virtuais. Veja abaixo o exemplo de carrinho que criamos em nosso teste.

Carrinho de compras

Seguindo o padrão das grandes lojas virtuais, há uma área de login de clientes. Novos clientes podem fazer o cadastro na hora e concluir a compra. A importância deste recurso é que, além de você ter controle sobre os cadastros, o cliente não precisa inserir sempre os seus dados quando for comprar na sua loja.

Identificação e login do cliente

Formas de envio

A integração com os Correios já vem pronta quando você contrata a loja virtual UOL Host. Isso é uma mão na roda. Inclusive, você pode escolher o que deseja oferecer: PAC, Sedex, Sedex 10 e Sedex hoje.

Além disso, a plataforma traz uma série de configurações e possibilidades de entrega. Por exemplo, é possível configurar frete grátis para determinadas situações e criar formas de envio personalizada (ex: transportadora, motoboy, retirada na loja). Para cada forma de envio personalizada, você pode ajustar o cálculo do frete.

Formas de envio – Loja virtual UOL Host

SEO

Para quem não conhece o termo, SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. De forma bem simplificada, o SEO é um conjunto de práticas e ações que visam melhorar a indexação e ranqueamento de um site por mecanismos de busca como o Google.

No caso da loja virtual UOL Host, analisamos os aspectos internos do site e concluímos que ela segue algumas boas práticas de SEO, mas precisa melhorar em algumas áreas. Vamos detalhar abaixo a nossa opinião sobre a questão do SEO da ferramenta:

Pontos positivos

Pontos negativos

Com base nessa análise, podemos dizer o seguinte: se você planeja alavancar o tráfego da sua loja virtual através de SEO, considere contratar uma plataforma mais amigável para os buscadores. Se o SEO não será sua principal ação para gerar tráfego, então talvez este não seja um impeditivo para contratar esta ferramenta.

Vale ressaltar que, dependendo do seu segmento de atuação, sua loja virtual estará concorrendo com grandes empresas no mercado, que possuem uma equipe dedicada ao SEO e muito mais condições de ranquear no Google. Sendo assim, é preciso avaliar e decidir até que ponto o SEO é um fator decisivo na escolha da plataforma. Para nós, o SEO é fundamental, mas entendemos que os negócios e os objetivos são variados, e por isso, talvez o peso do SEO para você seja secundário.

Outros recursos da loja virtual UOL Host

A loja virtual do UOL vem com outros recursos, que não foram apresentados acima, principalmente porque dependiam de dados históricos, que não tínhamos. Vamos detalhar abaixo quais recursos são esses, assim você pode ter uma visão ainda mais completa da plataforma.

Gestão de Pedidos

Na área de pedidos você gerencia os pedidos dos seus clientes e tem controle sobre as vendas realizadas em sua loja virtual. Caso queira consultar um pedido, você poderá fazê-lo pelo ID, período, status, forma de pagamento, nome do comprador, entre outros.

Gestão de Clientes

Já a área de clientes você pode administrar os clientes cadastrados ou cadastrar um novo cliente manualmente, pelo painel. A pesquisa do cadastro pode ser realizada pelos campos nome, código, e-mail, localidade, CEP, data de nascimento, CPF/CNPJ e data de cadastro.

Relatórios

A loja virtual UOL Host vem com diversos relatórios prontos e um painel (dashboard) com as principais informações sobre a sua loja. A lista de relatórios inclui:

Configurações

Este é o local onde você configura os e-mails do sistema e define as preferências no funcionamento da loja. Ele já vem preenchido por padrão, mas permite diversos ajustes. É neste local que você insere o sitemap.xml e o robots.txt, por exemplo, que ajudam na indexação do conteúdo do site.

A seção de configurações é muito ampla e inclui diversos aspectos técnicos da loja. O que acho mais interessante destacar é a personalização de e-mails e a área de usuários administradores.

Personalização de e-mails

Quando você compra em um e-commerce, é normal você receber diversos e-mails da loja, informando sobre o status da sua compra. Na loja virtual UOL Host você tem esses e-mails já criados e prontos para serem personalizados. Os e-mails tratam sobre o cadastro do cliente, recuperação de senha, status da compra, status de entrega, entre outros.

É possível editar o texto e as imagens de todos esses e-mails, para deixá-lo com a cara da sua loja virtual. Os e-mails já vêm com um layout bem clean e organizado, como você pode ver nas imagens abaixo.

A primeira imagem mostra a lista de e-mails que podem ser personalizados.

A imagem abaixo mostra o editor de e-mail, onde você pode personalizar o e-mail que desejar.

Por último, uma prévia de como o e-mail seria visualizado pelos clientes.

Usuários administradores

Ao criar sua loja virtual, você automaticamente ganha um usuário com perfil de administrador na ferramenta. No entanto, é bem provável que você precise dar acesso à uma ou mais pessoas à sua loja virtual, para que elas te ajudem a cuidar da loja.

No UOL, você pode criar outros usuários administradores, e determinar o nível de visibilidade deles às estatísticas da loja. Cada usuário possui seu próprio login e senha, o que te dá mais segurança no controle da loja virtual.

Cadastro de novo usuário administrador

Planos e preços

A loja virtual UOL Host possui 3 planos, que se diferenciam pelo número de produtos e e-mails. O plano mais básico vem com 50 produtos e 5 e-mails, o intermediário vem com até 300 produtos e 10 e-mails, enquanto o superior vem com produtos ilimitados e 15 e-mails.

É importante destacar que as variações de um produto não contam como produtos distintos. Ou seja, se você cadastrar uma camiseta, nos tamanhos P, M e G, nas cores azul, branca e preta, você terá cadastrado apenas 1 produto. Essa informação é importante para que você possa escolher o plano adequado às suas necessidades.

Outra questão é que a versão para celulares e tablets é paga à parte, independente do plano. Esta funcionalidade é cada vez mais importante, pois o e-commerce vem crescendo bastante entre os dispositivos móveis. Caso não possa investir nisso no começo da sua loja, certamente precisará investir no futuro.

Abaixo segue a tabela com os planos da loja virtual UOL Host:

Visitar Site UOL Host

Suporte

Os clientes da loja virtual UOL Host tem suporte ao cliente via chat, e-mail e telefone, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quando o assunto é suporte, vemos diferentes propostas no mercado. Lojas virtuais robustas possuem equipes de suporte que auxiliam o cliente e por vezes até realizam parte da configuração da loja. No entanto, os planos costumam ser mais caros.

Por outro lado, lojas virtuais prontas (como a do UOL) costumam ser mais econômicas, mas oferecem suporte reduzido. Em muitos casos, somente suporte por e-mail. Neste ponto, o UOL leva vantagem, ao oferecer um suporte superior à maioria dos concorrentes.

Avaliação final da loja virtual UOL Host

De um modo geral, a loja virtual do UOL cumpre os requisitos básicos de um e-commerce, com as principais funcionalidades que se espera em uma loja virtual. Seu painel administrativo é organizado e fácil de usar, e permite que qualquer pessoa crie e administre uma loja virtual com pouca ou nenhuma ajuda.

Os aspectos de SEO e as restrições de layout deixam um pouco a desejar. Outro limitador é o fato da loja só aceitar o PagSeguro. Mesmo sendo amplamente utilizado, exclui a possibilidade de utilizar outros sistemas de pagamento na loja virtual.

A loja virtual UOL Host é uma boa plataforma para quem quer criar uma loja virtual básica, que já vem praticamente pronta. Para quem deseja ter uma loja robusta, flexível e super otimizada para os mecanismos de busca, esta não é a plataforma ideal.

Vale a pena lembrar que o UOL Host é uma grande empresa, que provavelmente continuará mantendo este produto à venda por muito tempo. Isto permitirá que ela continue sendo atualizada e fique cada vez melhor. 🙂

Visitar Site UOL Host

Sobre o UOL Host

A UOL Host é uma empresa brasileira de hospedagem de sites e serviços de internet, integrante do UOL e pertencente ao grupo Folha (também dona do jornal Folha de São Paulo). Fundada em 1996, está entre as maiores empresas de hospedagem do país.

A empresa possui mais de 200 mil clientes e afirma ter o melhor atendimento segundo a avaliação dos clientes no Reclame Aqui (avaliações dos últimos 12 meses das 5 maiores empresas de hosting do Brasil, segundo o Hostmapper).

Ir para o topo
Sair da versão mobile