Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Hospedagem com e-mail grátis: 10 empresas que oferecem este benefício

Hospedagem com e-mail grátis

O serviço de e-mail profissional é parte importante da presença online de qualquer empresa ou profissional moderno. Aqueles que precisam apenas do e-mail têm à sua disposição uma gama de opções para contratar exclusivamente este serviço. No entanto, quando precisamos de uma hospedagem de sites e também do serviço de e-mail, algumas dúvidas podem surgir.

Devo contratar o e-mail separadamente da hospedagem? Isso não será mais caro? Quais empresas oferecem hospedagem com e-mail gratuito? Estes e outros questionamentos são muito comuns, principalmente para aqueles que não têm experiência na área.

Nem todas as empresas oferecem planos de hospedagem com o e-mail incluído. Felizmente muitas empresas o fazem, o que simplifica bastante o gerenciamento do serviço. Afinal, é muito conveniente ter o controle do site e do e-mail no mesmo lugar.

Neste artigo vamos mostrar as vantagens e desvantagens de contratar um serviço de hospedagem com e-mail, explicar para quem ele é indicado e como avaliar uma hospedagem desse tipo. Ao final, você também conhecerá 10 empresas que oferecem hospedagem com e-mail gratuito no plano. Acompanhe e fique por dentro!

Como avaliar uma hospedagem com e-mail incluído

Como veremos a seguir, as empresas que oferecem este recurso, de hospedagem com e-mail, o fazem de forma bastante distinta. Entre as principais diferenças, podemos citar:

Espaço para armazenamento

Enquanto algumas empresas contabilizam o mesmo espaço em disco para o site e para os e-mails, outras oferecem um espaço apenas para o site e um espaço específico para os e-mails. Além disso, algumas estabelecem um espaço total para os e-mails, enquanto outras, um espaço para cada conta.

O que fazer neste caso? Ao comparar os espaços oferecidos pelas empresas, considere a forma como cada uma trata o espaço do e-mail. Por exemplo, se você pretende ter apenas 2 contas de e-mail, pode ser mais interessante contratar um plano de oferece 50 GB total para e-mail, do que uma que oferece 12 GB por conta. No primeiro caso, você terá até 25 GB por conta, o que é mais do que o dobro da segunda opção. Por outro lado, se criar 10 contas, terá 5 GB por conta na primeira opção, enquanto na segunda terá 12 GB. Em resumo, entender a sua necessidade pode fazer toda a diferença na hora de escolher uma hospedagem com e-mail.

Número de contas de e-mail

É possível encontrar empresas que oferecem contas de e-mail ilimitadas, ou seja, onde é possível criar quantas contas de e-mail sejam necessárias. Em outras, o número de caixas de e-mail é limitado por plano.

O que fazer neste caso? Primeiramente, lembre-se de que ter contas ilimitadas não é ter e-mail ilimitado. Em casos com esse, o limite certamente estará no espaço de armazenamento. Por isso, ao analisar um plano de hospedagem com contas ilimitadas, procure saber qual o espaço destinado aos e-mails. Com essa informação, você terá uma ideia de quantos e-mails poderá criar com o espaço desejado para cada conta. Caso não saiba quanto espaço destinar a cada e-mail, compare com um e-mail gratuito que já utiliza, como o Gmail ou o Hotmail (ou Outlook). É uma boa referência para começar.

Como vimos, ao procurar por um plano de hospedagem com e-mail incluído, é importante avaliar se os itens listados acima estão alinhados com a sua necessidade e então escolher a melhor opção.

Para quem é indicado o serviço de hospedagem com e-mail?

O serviço de e-mail incluído na hospedagem é indicado para aqueles que desejam ter contas de e-mail em um domínio próprio e que não desejam investir muito para isso. Considerando que é possível contratar serviços de hospedagem com e-mail por menos de R$ 20 por mês, é um investimento baixo, pelo benefício que oferece.

Além disso, empresas com muitas contas de e-mail também poderão se beneficiar de uma hospedagem desse tipo, especialmente em planos cuja quantidade de e-mails é ilimitada. Isso porque, nesse caso, a cobrança não é feita pelo número de contas, como é o caso de serviços exclusivos de e-mail.

Vale lembrar que o e-mail incluído na hospedagem geralmente é mais limitado do que o oferecido por soluções de e-mail profissional, como o Google Workspace, do Google, ou o Office 365, da Microsoft. No entanto, se o e-mail for apenas um complemento da sua presença online e o uso não for tão alto assim, pode ser muito conveniente utilizá-lo juntamente com a hospedagem.

Veja também: Google Workspace ou Office 365: qual é a melhor suíte de aplicativos?

Empresas que oferecem hospedagem de site e e-mail

Separamos a seguir, 10 empresas que oferecem o serviço de e-mail incluído na hospedagem, sem custo adicional. Você verá que a oferta do serviço varia em cada uma delas. Por isso, faça uma avaliação baseada nas suas necessidades e escolha a mais adequada.

HostGator

Uma das maiores do mundo e presente no Brasil desde 2008. Reconhecida por oferecer hospedagem com ótimo custo-benefício.

Visitar site

A HostGator também oferece o serviço de e-mail profissional separadamente, a partir de R$ 6,99 por conta (leia aqui nosso review).

King Host

Está entre as maiores do Brasil, oferecendo planos de hospedagem com servidor no país.

Visitar site

UOL Host

Uma das pioneiras do segmento no Brasil, com data center próprio e bom custo-benefício.

Visitar site

Locaweb

A maior empresa de hospedagem do Brasil, com data center próprio no país.

Visitar site

InMotion

Planos de hospedagem com recursos ilimitados e garantia de reembolso de 90 dias. Site e suporte em inglês.

Visitar site

SiteGround

Empresa com presença em 13 países. Oferece CDN e SSL gratuitos na hospedagem. Site e suporte em inglês.

Visitar site

DreamHost

Garante 100% de uptime nos planos de hospedagem e reembolso total em até 97 dias. Site e suporte em inglês.

Visitar site

Hostinger

Multinacional com presença no Brasil, conhecida por oferecer hospedagem barata. Garante reembolso em até 30 dias.

Visitar site

Hospedagem com presença no Brasil e servidores no Brasil ou Estados Unidos. Garantia de reembolso de até 30 dias.

Visitar site

Hostnet

Empresa brasileira, desde 2001 no mercado de hospedagem. Planos com CDN incluída.

Visitar site

Conclusão

Como vimos, pode ser vantajoso contratar um serviço de hospedagem de sites com e-mail gratuito. Assim, você poderá criar caixas de e-mail vinculadas ao domínio do seu site sem ter que desembolsar nada a mais por isso.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo? Deixe um comentário pra gente!

Veja também: conheça o Melhor provedor de e-mail profissional

Ir para o topo
Sair da versão mobile