Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Criar um site por conta própria ou contratar um profissional?

Criar um site por conta própria

Atualmente há muitas formas de criar e publicar um site na internet, seja por conta própria ou através de terceiros, como um Web designer ou agência web. Cada opção traz uma série de vantagens e desvantagens, que poderão auxilia-lo na decisão sobre qual caminho seguir na construção do seu site.

1. Criar um site por conta própria pelo Criador de Sites

Hoje em dia é muito mais fácil criar um site profissional sem conhecimento técnico, utilizando uma ferramenta como o Criador de Sites. Esse tipo de ferramenta oferece centenas de temas para você escolher e começar. Uma vez selecionado o tema, basta mudar as imagens, o texto e alguns itens da aparência para ter um site único e profissional. O editor de sites é intuitivo e fácil de usar, o que permite que qualquer pessoa possa criar um site por conta própria, sem dificuldades.

Editor de Sites Wix

Prós:

Contras:

2. Criar um site no WordPress (ou em uma ferramenta semelhante)

Criar um site por conta própria usando a plataforma WordPress é totalmente possível e muito comum (o WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo), mas requer algum conhecimento técnico, que pode ser compensado com a ajuda de terceiros ou de tutoriais na internet.

Por ser uma ferramenta de código aberto, o WordPress é gratuito e constantemente aperfeiçoado por uma grande comunidade de desenvolvedores de todo o mundo. Criado inicialmente para blogs, hoje o WordPress é versátil e atende muito bem sites corporativos e até lojas virtuais.

Prós:

Contras:

3. Contratar um profissional ou agência

Uma solução alternativa ao estilo “Faça você mesmo” é a contratação de uma empresa ou web designer para construir o seu site para você. Apesar de ser uma opção mais cara, há vantagens que tornam essa opção interessante, como a economia de tempo e a certeza de que seu site ficará do jeito que você quiser.

Contratar um web designer ou agência para criar o seu site pode custar entre centenas até milhares de reais, dependendo do escopo do trabalho e da plataforma que ele utilizará para criar o seu site.

Prós:

Contras:

Conclusão: escolha a melhor opção para o seu site

Se você planeja construir um site customizado e com funcionalidades avançadas, poderá optar pelo WordPress, e dependendo do seu conhecimento técnico, fazer sozinho ou com a ajuda de um web designer. Por outro lado, se você deseja criar um site por conta própria, de forma rápida, barata e com uma aparência atraente e profissional, o criador de sites pode ser a melhor alternativa.

Com qualquer uma das opções acima e um pouco de dedicação, você terá um site atraente e que trará um ótimo retorno para o seu negócio!

Ir para o topo
Sair da versão mobile