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Como trabalhar como afiliado: um guia para quem está começando

como trabalhar como afiliado

No mundo moderno, onde a internet transformou o modo como consumimos informações e produtos, novas oportunidades de negócio surgem com frequência. Para aqueles que desejam empreender neste universo, trabalhar como afiliado digital pode ser um ótimo caminho. Além de simplesmente promover produtos, essa atividade demanda criar estratégias, utilizar plataformas diversas e ter uma compreensão ampla do comportamento do consumidor.

Neste artigo, vamos explorar o vasto campo do marketing de afiliados, conhecer algumas das principais plataformas de afiliação e ver estratégias eficazes para trabalhar na área.

O que é um afiliado

Um afiliado digital é uma pessoa ou empresa que promove produtos ou serviços de terceiros e que recebe  uma comissão por cada venda, inscrição ou ação específica gerada através de sua divulgação. O marketing de afiliados, portanto, é um tipo de negócio em que, de um lado estão os afiliados, que promovem as marcas, e do outro, as marcas que desejam ser promovidas por esse grupo. 

A forma como cada afiliado trabalha varia bastante. Nós, do Tudo sobre Hospedagem de Sites e muitos outros veículos de comunicação, por exemplo, produzimos conteúdos e caso algum leitor contrate um serviço ou produto a partir do site, podemos receber — isso depende de uma série de critérios — uma comissão por parte da empresa citada. Esta é a maneira que muitos sites fazem para viabilizar o acesso ao conteúdo de forma gratuita. Há afiliados que fazem recomendações de serviços dentro dos seus cursos online e há ainda aqueles que fazem através de anúncios somente, como veremos adiante.

Atualmente, os afiliados desempenham um papel crucial no marketing digital, pois podem alcançar públicos específicos de maneira eficaz, aproveitando seus próprios canais e influência. Esse modelo beneficia tanto os afiliados, que podem gerar receita sem a necessidade de criar ou gerenciar produtos, quanto as empresas, que aumentam sua visibilidade e vendas por meio dessa rede de promotores. Grandes empresas incluem programas de afiliados em suas estratégias de marketing, com o objetivo de atrair mais clientes através dos influenciadores afiliados.

Como se tornar um afiliado

O primeiro passo para se tornar um afiliado é escolher um ou mais nichos para divulgar. Atualmente, praticamente qualquer produto ou serviço oferece algum tipo de bonificação por indicações de novos clientes.

O próximo passo é se cadastrar nos programas de afiliados dentro do nicho escolhido. O cadastro geralmente pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresas com CNPJ). É importante ficar atento a este quesito, pois alguns programas só realizam pagamentos de comissões através da emissão de notas fiscais por parte dos afiliados. Portanto, se você está cogitando entrar nesse mercado, considere a possibilidade de ter de abrir uma empresa em algum momento futuro.

Após o cadastro em determinado programa, o afiliado recebe um ou mais links exclusivos que identificam as vendas ou leads gerados através dele(s). Esse é outro ponto que merece atenção, pois geralmente as comissões contabilizadas como indicações precisam ter origem no seu link exclusivo de afiliação. Também existe a possibilidade de realizar indicações utilizando um código exclusivo do afiliado, como um cupom de desconto, por exemplo, mas esta opção não é tão popular quanto a indicação através de links.

Outro ponto importante é ficar atento às regras do programa de afiliados que está se inscrevendo. É necessário saber, por exemplo, se o seu link pode ser veiculado em redes sociais, em plataformas de vídeo, como o YouTube, ou em sites. O conhecimento desse tipo de regra é fundamental para definir sua estratégia de indicações.

Vale mencionar que muitos afiliados utilizam exclusivamente as redes sociais para realizar indicações, o que pode ser um ótimo caminho para aqueles que desejam se tornar influenciadores digitais.

Após a escolha do nicho e a realização do cadastro, o afiliado já está apto a começar a divulgar seu link e receber indicações.

Fique atento também à janela de pagamentos após a realização de indicações, pois ela pode variar muito de empresa para empresa. Alguns programas possuem uma janela de alguns meses para o pagamento após a realização de uma indicação.

Ciente dessas questões, o afiliado pode, finalmente, utilizar os links que recebeu dos programas em seus canais de divulgação, como blogs, sites, redes sociais, vídeos, e-mails, entre outros, para promover os produtos ou serviços dos parceiros.

Principais nichos de afiliados

Os programas de afiliação abrangem uma grande variedade de nichos, cada um com suas particularidades e oportunidades. Atualmente, alguns dos principais nichos de afiliação incluem:

Saúde e Bem-Estar:

Finanças e Investimentos:

Educação Online:

Tecnologia:

Moda e Beleza:

Viagem e Turismo:

Alimentação e Culinária:

Marketing Digital:

Estilo de Vida Sustentável:

Jogos e Entretenimento:

Esses são apenas exemplos, pois a diversidade de nichos de afiliação digital é vasta. A escolha do nicho depende dos interesses do afiliado, do público-alvo que deseja atingir e das oportunidades de mercado. O importante é selecionar um nicho alinhado aos interesses e conhecimentos do afiliado para garantir uma abordagem autêntica e eficaz.

Como escolher uma plataforma de afiliação

A escolha da plataforma ou programa de afiliados está diretamente ligada ao nicho de atuação no qual o afiliado pretende divulgar. Muitas empresas oferecem programas de afiliados próprios. No entanto, em outros casos, as empresas optam por usar uma rede de afiliação, que além de disponibilizar uma plataforma robusta, também reúne uma grande quantidade de afiliados cadastrados e com potencial para divulgar a marca anunciante. As duas abordagens têm seus prós e contras e não se anulam. É possível, portanto, atuar em um nicho específico e se afiliar tanto diretamente às empresas como se associar a grandes plataformas.

Vamos conhecer algumas das maiores plataformas de afiliados agora.

Commission Junction: a CJ Affiliate é uma das maiores e mais estabelecidas redes de afiliados do mundo. Fundada em 1998, a plataforma atua como intermediária entre anunciantes e afiliados, facilitando parcerias de marketing de afiliados. A CJ reúne produtos e serviços em diversos setores, oferecendo oportunidades de parcerias com marcas globais.

Awin: a Awin é uma renomada plataforma de marketing de afiliados que conecta anunciantes a afiliados, facilitando parcerias comerciais e promoção de produtos ou serviços. Algumas características da plataforma incluem abrangência Internacional, diversidade de setores e nicho e modelos de comissão variados.

Rakuten: anteriormente conhecida como Rakuten Marketing, a Rakuten Advertising é uma plataforma global de marketing de afiliados e publicidade que conecta anunciantes e afiliados em uma ampla gama de setores.

Impact Radius: a Impact é uma plataforma global de marketing de afiliados e tecnologia de marketing de desempenho. Fundada em 2008, a plataforma oferece uma variedade de recursos para gerenciar campanhas de afiliados e parcerias de marketing.

Hotmart: além de uma plataforma de afiliados, a Hotmart também é um marketplace de produtos digitais. Dos programas listados aqui, é a única que foi fundada no Brasil, em 2011. Ela se destaca por oferecer uma variedade de produtos digitais, como cursos online, ebooks, webinars e outros conteúdos digitais.

Além das plataformas mencionadas acima, grandes empresas como Amazon, Google, e diversas outras, oferecem sistemas de afiliação próprios. Portanto, dependendo do nicho escolhido, pode ser necessário se cadastrar tanto em plataformas do tipo marketplace quanto diretamente nos programas das empresas.

Estratégias para afiliados

Como mencionamos anteriormente, ter uma boa estratégia é fundamental para ser um afiliado de sucesso. Vamos ver agora algumas das ações recomendadas para isso.

Pesquisa de nicho e público-alvo: Antes de começar, é fundamental identificar um nicho específico e suas demandas. Conhecer profundamente seu público-alvo é desejável para personalizar suas estratégias.

SEO: ter um site otimizado para os mecanismos de busca é algo frequentemente colocado em prática por afiliados de sucesso. Por isso, utilize técnicas de SEO (do inglês Search Engine Optimization — Otimização para os Mecanismos de Busca, em tradução livre) para melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de busca orgânicos. Um dos principais caminhos para tal é criar conteúdo relevante para seu público-alvo, com palavras-chave bem escolhidas. Outras ações envolvem conseguir links de sites de terceiros para o seu site. Mas fique atento nesse ponto, pois links comprados e artificiais podem trazer penalidades e rebaixamentos para o seu site. Ter uma boa hospedagem de sites também é fundamental para aqueles que desejam se destacar nos resultados de busca.

Tráfego pago: a utilização de plataformas de anúncios, como o Google Ads ou o Meta Ads (Facebook e Instagram) é uma opção válida para direcionar tráfego para o seu site e, consequentemente, conseguir enviar leads para as empresas nas quais você se cadastrou como afiliado.

Marketing de conteúdo: produzir conteúdo útil e informativo relacionado aos produtos que você deseja promover também é uma boa tática para conseguir enviar leads para as plataformas parceiras. Para isso, use blogs, vídeos, podcasts e outros formatos para diversificar o conteúdo.

Redes sociais: estabelecer uma presença consistente nas redes sociais mais relevantes para o nicho escolhido é uma excelente estratégia para os afiliados. Da mesma forma, grupos e comunidades podem ser usados para construir relacionamentos e gerar mais indicações.

Email marketing: o e-mail continua sendo um canal de comunicação importante para afiliados ou qualquer pessoa que queira fazer marketing digital. O envio regular de e-mails relevantes, incluindo ofertas especiais e conteúdo exclusivo, pode ser de grande ajuda para aumentar sua reputação e fortalecer o relacionamento com seu público-alvo.

Marketing de influência: se você já é um influenciador digital, pode usar sua própria audiência para realizar indicações em programas de afiliados. Da mesma forma, colaborar com influenciadores relevantes pode funcionar para promover produtos específicos.

Avaliações e recomendações autênticas: escrever avaliações honestas e detalhadas sobre os produtos, bem como demonstrar como eles funcionam, são uma ótima maneira de promovê-los.

Webinars e eventos online: organizar webinars para apresentar produtos e responder perguntas também são uma maneira interessante de gerar recomendações e indicações.

Ofertas exclusivas e cupons de desconto: bons afiliados frequentemente conseguem negociar ofertas exclusivas para seu público, e isso tem muito valor. Da mesma forma, a disponibilização de cupons de desconto pode incentivar conversões.

Boas práticas no marketing de afiliados

A ética no marketing de afiliados é essencial para estabelecer relações de confiança com o público e manter a integridade do setor. Algumas boas práticas contribuem para manter tanto o afiliado quanto os consumidores satisfeitos.

É muito importante ser transparente sobre o relacionamento de afiliado. Para isso, é importante comunicar à audiência que pode existir algum tipo de comissionamento sobre eventuais vendas dos produtos e serviços indicados.

Para os afiliados que fazem avaliações e reviews, é fundamental fornecer análises autênticas, destacando tanto os pontos positivos quanto as limitações dos produtos. Da mesma forma, parece óbvio, mas não custa ressaltar que não se deve nunca promover produtos que sejam prejudiciais à saúde ou enganosos.

Outro ponto fundamental para os afiliados é proteger a privacidade dos seus usuários. Atualmente, no Brasil, está em vigor a lei geral de proteção de dados (LGPD), que deve ser seguida à risca por qualquer site publicado no país. Isso envolve, por exemplo, informar claramente como os dados fornecidos pelos usuários são tratados e se existe algum sistema de cookies em vigor no site em questão.

Manter um relacionamento próximo com seu público-alvo também é algo a ser considerado pelos afiliados. Esclarecer dúvidas pontuais enviadas pela audiência e ter uma lista de perguntas frequentes, por exemplo, são bons exemplos disso. Esse tipo de prática também contribui para construir uma boa reputação para o afiliado.  

Adotar práticas éticas no marketing de afiliados não apenas contribui para a construção de uma reputação positiva, mas também promove a sustentabilidade a longo prazo do negócio. Afiliados éticos geralmente estabelecem relacionamentos duradouros com seus públicos-alvo, o que contribui bastante para o sucesso contínuo no marketing de afiliação.

Para aqueles que chegaram até o final do texto, espero que o conteúdo tenha sido útil. E se você está pensando em montar um site para trabalhar como afiliado, confira nosso tutorial explicando como criar um site WordPress em 4 passos.

E você, já trabalha como afiliado ou está pensando em começar? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto e vamos conversar! 🙂

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