Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Como instalar o WordPress na HostGator via QuickInstall

Instalar WordPress HostGator
Atenção: O instalador automático QuickInstall foi descontinuado e não está mais disponível na HostGator. Ele foi substituído pelo Softaculous. Veja neste artigo como instalar o WordPress na HostGator usando o Softaculous.

Se você possui uma hospedagem de sites na HostGator e deseja instalar o WordPress, este artigo poderá te ajudar. Vamos mostrar em detalhes como instalar o WordPress em poucos minutos, usando o QuickInstall.

QuickInstall é o instalador de aplicações exclusivo da HostGator, que permite instalar automaticamente dezenas de scripts e aplicações. No caso do WordPress, há uma vantagem adicional: é possível habilitar upgrades automáticos em seu WordPress. Isso significa nunca mais ter que se preocupar com atualizações de versão do WordPress, pois isso será feito automaticamente. Esse recurso pode ser escolhido no momento da instalação, como veremos abaixo.

Para quem não conhece, WordPress é um gerenciador de conteúdo (ou CMS – Content Management System) bastante popular, usado por mais de 60 milhões de websites em todo o mundo (saiba mais).

Como instalar o WordPress via QuickInstall

Antes de começar, acesse o cPanel de sua hospedagem. Se estiver em dúvida sobre como fazer isso, veja a página de primeiros passos da HostGator.

Passo 1: localize e acesse o QuickInstall em seu cPanel

Ao acessar o cPanel, procure pela caixa Softwares / Serviços e clique em QuickInstall.

Passo 2: Dentro do QuickInstall, localize o WordPress

Passo 3: Na tela seguinte, com a explicação sobre o WordPress, clique em Continue.

Um pequeno formulário vai aparecer, conforme mostrado abaixo:

No campo Application URL (1), selecione o domínio do seu site na lista de domínios disponíveis (todos os domínios de sua hospedagem serão listados aqui).

No campo seguinte (2), é possível criar ou informar o diretório onde deseja instalar o WordPress. Se você deixar esse campo em branco, ele será instalado na raiz do domínio. No exemplo abaixo, vamos instalar o WordPress na raiz do domínio fictício “meusite.com.br“. Se eu quiser, por exemplo, instalar o WordPress em um diretório, para que não fique na raiz do domínio, poderia ter usado algo como “wordpress” no segundo campo. Nesse caso, o WordPress seria instalado em “meusite.com.br/wordpress“. Isso pode ser útil em casos de teste ou site em construção. Você pode construir todo o site em uma pasta escondida e, quando estiver tudo pronto, passar ele para a raiz do site e publicar. Se você estiver apenas testando o instalador, recomendo fortemente que crie instale o WordPress em um diretório qualquer e não na raiz do domínio.

A opção Enable Auto Upgrades (3) permite que o WordPress seja atualizado automaticamente pelo QuickInstall. É uma boa ideia deixar esse campo marcado e não se preocupar com as atualizações do WordPress.

No campo Admin Email (4) informe o e-mail que será usado para administrar o WordPress. No campo Blog Title (5) informe o nome que deseja dar ao site (isso poderá ser alterado depois). No campo Admin User (6) informe o login que deseja criar para acessar o WordPress como administrador (isso não poderá ser alterado, mas outros usuários poderão ser criados no futuro). Nos campos First Name (7) e Last Name (8) informe, respectivamente, o primeiro e o último nome do administrador.

Depois de tudo preenchido, clique em Install Now (9) para efetivamente instalar o WordPress

Você verá uma barra de progresso com o status de instalação. Ao final do processo, uma tela de confirmação será exibida, onde você poderá visualizar o endereço de acesso ao painel de administração (campo Admin Area), o login de administração e uma senha gerada automaticamente. Essa senha poderá ser alterada depois, mas é necessária para realizar o primeiro acesso ao painel.

Passo 4: Acesse o painel de administração do WordPress

Se você chegou até aqui, isso quer dizer que o seu WordPress foi instalado com sucesso! Para acessar o painel administrativo, clique no link exibido em Admin Area e você será levado para a tela de login do WordPress. Agora é só acessar o painel com o login escolhido e com a senha gerada automaticamente. Você também receberá a senha no e-mail que informou na hora da criação.

Agora que você já instalou o WordPress, faça alguma coisa por si mesmo, como dar uma pausa para tomar um café e se deliciar com esse momento antes de efetivamente começar a customizar o seu novo site WordPress! ☕️ ?

Ficou com dúvidas? Compartilhe conosco nos comentários!

Ir para o topo
Sair da versão mobile