Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Como transferir um domínio: tudo o que você precisa saber

Como transferir um domínio

Seu domínio é uma das partes mais importantes do seu site, afinal, ele é uma das principais formas de acesso àquilo que você tem para oferecer na internet. Sendo assim, não precisamos nem ressaltar o quão importante é cuidar bem dele, não é mesmo?

Além do mais, se você seguiu a dica que demos aqui e registrou diversos domínios para seu site, talvez já tenha sentido dificuldade de administrá-los e até tido surpresas na renovação do seu domínio, como cobranças superiores ao que você imaginava.

Mas não se preocupe! Se você não tomou a melhor decisão da primeira vez e está insatisfeito com o serviço que a empresa vem oferecendo, não significa que você está preso com ela para sempre (ufa!). É possível sim transferir um domínio e o processo é menos complicado do que você pode estar pensando.

Diferenças entre transferir domínio, titularidade e hospedagem

Antes de entrarmos no assunto vale lembrar: transferir um domínio não é o mesmo que transferir a titularidade do domínio ou migrar de hospedagem. Aqui estamos falando sobre transferir um domínio de onde ele está registrado atualmente para uma nova empresa. Ao realizar este procedimento, a renovação do domínio passará a ser feita pela nova empresa, para a qual o domínio foi transferido.

Por que transferir o seu domínio

Além da administração em si, a transferência de um domínio pode ser especialmente interessante se o preço de renovação do domínio for mais em conta na nova empresa.

Como não há uma tabela fixa para preços de domínio, os custos podem variar bastante de empresa para empresa. Algumas, inclusive, oferecem um preço mais baixo no primeiro ano, fazendo com que a renovação saia bem mais cara.

Por isso, mesmo se você não estiver pensando em mudar de empresa, vale a pena checar o custo da renovação de um domínio que você já possui na empresa onde ele foi registrado. Se achar válido, aproveite este tutorial e agilize a transferência!

Os procedimentos para transferir um domínio nacional e internacional são diferentes entre si, portanto veremos cada um deles separadamente. Domínio nacional é todo aquele que termina com .br, já os domínios internacionais não necessariamente precisam terminar com o código do país, podem ter apenas a categoria (ex.: .com).

O que você precisa saber antes de transferir um domínio

Existem alguns pontos que requerem a sua atenção antes de você iniciar a transferência do seu domínio:

Prazos para transferir um domínio

Para que um domínio possa ser transferido é preciso que ele tenha sido registrado ou renovado há mais de 60 dias e que a data da sua renovação seja superior a 30 dias. Enquanto domínios internacionais não podem ser transferidos se não estiverem dentro dessas condições, no caso de domínios nacionais (.br), há ainda uma alternativa.

Se por algum motivo você quiser transferir um domínio .br durante a carência de 60 dias, é possível apenas cancelar o provedor atual, no próprio site do Registro.br. Nesse caso, o Registro.br será o responsável pela administração do seu domínio. Após o término da carência, você poderá realizar a transferência da administração do domínio para onde desejar.

Duração da transferência e custo

Agora que você já tem todas estas informações, vamos explicar como funciona o passo a passo para realizar a transferência do domínio!

Como transferir um domínio nacional (.br)

Neste tutorial veremos como fazer a transferência do registro de todos os seus domínios nacionais. Se você deseja transferir apenas alguns domínios, acesse a página de ajuda do Registro.br, que mencionamos acima.

Os passos que trazemos aqui podem ser utilizados tanto para transferir domínios nacionais do Registro.br para outra empresa, de outra empresa para o Registro.br e até mesmo para transferir domínios de uma empresa para outra.

Pode parecer um pouco estranho que em todos estes casos a transferência seja feita pelo site do Registro.br, mas isso acontece porque ela é a entidade responsável pelas atividades de registro e manutenção de todos os domínios nacionais.

Abaixo estão os passos que você precisa seguir para transferir um domínio nacional (.br) com sucesso:

  1. Faça login no site do Registro.br. Caso seu domínio não esteja registrado no Registro.br, você precisará criar uma conta no site. Para isso, basta clicar em “CRIAR CONTA”. Nesse caso, informe o mesmo documento (CPF ou CNPJ) que usou para cadastrar-se na empresa onde registrou o domínio.
  2. Ao acessar a sua conta, clique na caixa “TITULARIDADE” e então em “EDITAR INFORMAÇÕES”.
  3. Procure por “PROVEDOR DE SERVIÇOS” e clique em “Selecionar outro provedor”.
  4. Selecione a empresa para onde você deseja transferir o seu domínio e clique em “SALVAR”. Se você está em outra empresa e deseja transferir seu domínio para o Registro.br, basta selecionar “NENHUM”. Lembrando que ao salvar você estará transferindo o registro de todos os seus domínios.
    Se você está transferindo seu domínio de uma empresa para o Registro.br, então o processo está finalizado. Você receberá um e-mail da entidade confirmando a mudança. Caso esteja transferindo seu domínio para uma empresa, siga para o próximo e último passo.
  5. Preencha o formulário da empresa para onde você deseja transferir seu domínio. Este último passo já é fora do Registro.br. A maioria das empresas utiliza um formulário para realizar a transferência, que você pode encontrar no próprio site da empresa ou solicitar ao suporte. Após preenchê-lo, a empresa entrará em contato com você e realizará as últimas configurações para finalizar a transferência.
Dica: a maioria das empresas costuma ter essa parte do processo de transferência explicada em seu FAQ, portanto, caso você tenha alguma dúvida, basta procurar em algum site de busca sobre “como transferir o domínio para empresa X” e você não terá dificuldades para encontrar a resposta. Caso precise de ajuda, você também pode entrar em contato com o suporte da empresa.

Como transferir um domínio internacional

Se o seu domínio é internacional, não se preocupe, você também não irá encontrar maiores problemas para transferi-lo. Trazemos dois exemplos para que você possa entender melhor cada passo. Vamos, então, ao que interessa:

1. Desbloqueie seu domínio

O local para desbloquear o domínio varia de acordo com a empresa. Ao acessar o painel de controle da empresa, procure por seus domínios registrados. O botão para desbloquear pode ser um cadeado ou um texto como “editar configurações”.

Para deixar mais claro tudo isso, trazemos aqui dois exemplos.

Exemplo UOL Host

Ao entrar no painel do cliente no UOL Host,  acesse a área “Domínios”. Em seguida role a página até a lista de domínios. Localize o domínio a ser transferido e clique no menu, disponível na coluna “Gerenciar”. Então clique em  “Alterar dados de contato”, conforme demonstrado abaixo.

Uma nova página será aberta para alteração dos dados de contato do domínio selecionado. Uma vez nela, clique em “alterar”, ao lado do provedor do registro, para fazer o desbloqueio. A imagem abaixo mostra o procedimento.

Exemplo SuperDomínios

Faça seu login no site da SuperDomínios e entre no painel de controle. Acesse a área “Domínios” na página inicial, ou “Meus Domínios” no menu. Em seguida clique no botão que representa as configurações do domínio, conforme demonstramos abaixo.

A seguir, clique em “trava de registro” na coluna da esquerda, então clique em “Desabilitar o Bloqueio de Registrante”, como na imagem abaixo.

2. Consiga o código de autorização com a empresa atual

Esse código pode ter muitos nomes: chave de autorização, código EPP, código auth-info e assim por diante, portanto não estranhe se você encontrar uma nomenclatura um pouco diferente dessas que mostramos aqui.

Conseguir esse código é simples. O botão para pedir esse código costuma estar na mesma página onde você desbloqueou seu domínio, variando de posição de acordo com o painel de cada empresa. Conseguindo o código, copie-o e deixe-o em algum lugar em que possa ser consultado logo em seguida.

Exemplo UOL Host

Ao clicar em “alterar”, como mostramos no passo anterior, a chave já será automaticamente criada e aparecerá para você como na imagem abaixo.

Exemplo SuperDomínios

Após desbloquear seu domínio, clique em “pegar código EPP”, exibido na mesma coluna de “trava de registro”, como mostra a imagem abaixo.

Copie o código que aparecerá para você e cole em algum lugar de fácil acesso, para que você o tenha em mãos quando chegar a hora.

3. Solicite a transferência na empresa para onde você está levando seu domínio

Esta última etapa é similar ao último passo da transferência de domínios nacionais. A maioria das empresas fornecerá um formulário a ser preenchido e pedirá também a chave de autorização que você conseguiu no passo anterior.

Ainda assim, o processo varia bastante em cada empresa, portanto não temos como trazer estes últimos passos aqui. Porém, não se preocupe, a empresa contratada lhe dará todas as direções para que você finalize a transferência. Além disso, como falamos acima, cada empresa costuma ter uma página onde explica como fazer a transferência dentro do seu painel.

Autorize a transferência do seu domínio

A transferência de domínios internacionais envolve a participação de quatro entidades: você (o dono do domínio), a empresa onde o domínio foi registrado originalmente, a empresa para onde você está levando o domínio e o ICANN, que é o órgão que regulamenta o registro de todos os domínios na internet.

Portanto, durante o processo, será necessário que você confirme e autorize a transferência do domínio. Isso se dará através de um e-mail enviado para o endereço de e-mail cadastrado no momento do registro. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar a transferência do domínio. Ao clicar no link, você será direcionado para uma página onde deve aceitar a transferência. Ao aceitar, uma tela como essa será exibida:

A duração do processo como um todo pode levar de 4 a 30 dias, mas é comum que ele seja concluído em cerca de 10 dias, segundo informações das empresas de registro de domínio.

Conclusão

Transferir um domínio não é tão complicado como você estava pensando, não é mesmo? Seguindo esses passos e prestando atenção nos pontos que levantamos aqui, você conseguirá transferir seu domínio sem nenhuma dor de cabeça.

Caso tenha decidido fazer a transferência, mas ainda não sabe qual empresa escolher, conheça neste ranking as principais empresas de registro de domínio e faça sua escolha!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixa aqui nos comentários!

Ir para o topo
Sair da versão mobile