Tudo Sobre Hospedagem de Sites

DreamHost: Review

DreamHost logo

Visitar DreamHost

Sobre a DreamHost

A DreamHost é uma empresa americana de hospedagem de sites, com sede no estado da Califórnia. Ela foi fundada em 1997 por 4 estudantes de ciência da computação e hoje está entre as maiores no segmento nos Estados Unidos.

Atualmente, a DreamHost atende mais de 400 mil clientes em cerca de 100 países. Mais de 1,5 milhões de sites, blogs e outras aplicações estão hospedadas em seus servidores.

Prós e contras

Pontos positivosPontos negativos
Excelente custo-benefícioSite e suporte em inglês
Suporte 24/7, rápido e eficientePagamento somente em dólar
Certificado SSL gratuito (Let’s Encrypt)Primeiro pagamento somente em cartão de crédito
Armazenamento SSD em todos os planosNão possui data center no Brasil
Privacidade de domínio gratuitaNão oferece hospedagem Windows
E-mail ilimitado incluso e gratuito 
Controle de versão Git e SVN disponíveis por padrão 
Empresa recomendada por WordPress.org 
Garantia de uptime de 100% 
Garantia de reembolso de 97 dias 

Localização dos servidores DreamHost

A DreamHost possui 4 data centers, todos localizados nos Estados Unidos, nas cidades de Ashburn (Virgínia), Portland (Oregon), Irvine (Califórnia) e Los Angeles (Califórnia). Ao contratar um plano de hospedagem, é possível identificar o data center que hospeda o seu site e os outros serviços (ex.: e-mail e banco de dados), pois esta informação está disponível no painel de controle.

A escolha do data center é feita pela empresa. Apesar disso, o cliente pode solicitar a migração de data center, se desejar, bastando para isso abrir um ticket de suporte. Segundo informado pela empresa, a escolha de um ou outro data center não terá impacto no desempenho do site ou aplicação. A exceção é para os casos em que a base de dados está em um data center diferente do usado pela aplicação. Nesse caso, a DreamHost recomenda que os clientes entrem em contato com o suporte para a migração do banco de dados.

Para os usuários brasileiros dos serviços da DreamHost, a localização dos servidores tem impacto de alguns milissegundos quando comparada com o acesso a servidores localizados no Brasil. Como já mencionamos em outras oportunidades, este impacto é pequeno, da ordem de 0,1 a 0,2 segundos, e é imperceptível na maioria dos casos. Veja abaixo um teste real do tempo de resposta dos servidores da DreamHost, disparado aqui do Brasil.

Teste de ping a partir do Brasil contra um site hospedado na DreamHost

Como vimos, o tempo médio de resposta do data center é de 140 milissegundos, o que é bem pouco. Vale mencionar que é bastante comum encontrar pessoas no Brasil hospedando seus sites em servidores nos EUA. Um dos maiores motivos para isso é o custo de manutenção dos servidores, que geralmente é mais baixo quando comparado com data centers localizados no Brasil.

Produtos e serviços

A DreamHost oferece serviços de hospedagem para sites e aplicações de diversos tamanhos. Há planos para aqueles que estão começando e que desejam publicar o seu primeiro website, como é o caso do plano compartilhado Starter. Mas também existem opções mais robustas, como é o caso dos serviços de hospedagem cloud e dos servidores dedicados.

Veja mais detalhes sobre os planos de hospedagem da empresa a seguir.

Shared Hosting (hospedagem de sites compartilhada)

Os planos de hospedagem de sites compartilhada geralmente são os mais baratos no portfólio da empresa. Com a DreamHost não é diferente. É possível contratar uma hospedagem a partir de US$ 2,59 por mês.

A DreamHost possui apenas 2 planos de hospedagem compartilhada, o Starter e o Unlimited. Compare os recursos dos planos na tabela abaixo:

Hospedagem de Sites DreamHost
Planos Starter Unlimited
Sites 1 Site Sites ilimitados
Domínio grátis No plano anual No plano anual
Armazenamento Ilimitado Ilimitado
Tráfego Ilimitado Ilimitado
Certificado SSL Grátis Grátis
E-mail À parte Ilimitado
Preço inicial/mês
[até 47% OFF]
$ 2,59
Ver plano
$ 5,78
Ver plano

Os planos Starter e o Unlimited são bem semelhantes nos recursos, mas se diferenciam na presença do e-mail, que não está incluído no Starter, e no espaço de armazenamento, que é de 50 GB no Starter e ilimitado no Unlimited. Além disso, o plano Starter permite apenas hospedar 1 site e no máximo 5 subdomínios, enquanto o Unlimited não apresenta restrições quanto à domínios e subdomínios.

Os dois planos incluem:

Ver planos

DreamPress (Hospedagem WordPress)

DreamPress é o nome do plano de hospedagem WordPress da DreamHost. Trata-se de um servidor VPS gerenciado e otimizado para sites criados com o WordPress. O plano de entrada custa US$ 16,95/mês e inclui o serviço de e-mail.

Os planos DreamPress podem ser adquiridos em 3 modalidades, como descrito na tabela abaixo:

Planos DreamPress DreamPress Plus DreamPress Pro
Sites WordPress 1 Site 1 Site 1 Site + staging site
Visitas mensais 10 mil 30 mil 100 mil
Armazenamento 30 GB 60 GB 120 GB
Certificado SSL Grátis Grátis Grátis
E-mail Sim Sim Sim
JetPack Versão Free Professional Professional
Preço inicial/mês $ 16,95
Ver plano
$ 24,95
Ver plano
$ 71,95
Ver plano

O grande diferencial dos planos DreamPress está no fato deles serem hospedados em um servidor VPS, e não em uma hospedagem compartilhada comum. Isso significa que existem muito menos clientes por servidor. Além disso, o armazenamento é feito em unidades de estado sólido (SSD), o que por si só já oferece ganho de desempenho. Por conta desses recursos, a empresa promete uma velocidade de carregamento das páginas muito superior ao conseguido em uma hospedagem comum.

Outros recursos dos planos DreamPress incluem:

Ver planos

WooCommerce (Hospedagem WordPress WooCommerce)

A DreamHost possui um plano dedicado ao famoso plugin de e-commerce para WordPress, o WooCommerce. O serviço também funciona em um VPS gerenciado, nesse caso otimizado para o WordPress e para o plugin WooCommerce, a partir de US$ 24,95 por mês.

O plano WooCommerce é oferecido em apenas um plano, conforme a tabela:

Plano WooCommerce
Sites WordPress 1 Site
Armazenamento 30 GB
VaultPress Sim
Certificado SSL Grátis
Recursos escaláveis Sim
E-mail Sim
JetPack Professional
Suporte telefônico especializado 3 ligações/mês
Preço inicial/mês $ 24,95
Ver plano

Além dos recursos presentes nos planos DreamPress, o plano WooCommerce possui os seguintes diferenciais:

Ver planos

VPS Hosting (Servidor VPS)

Os servidores VPS da DreamHost são oferecidos em 4 planos, todos gerenciados e baseados em Linux. O serviço custa a partir de US$ 13,75 por mês.

Veja abaixo uma comparação entre as capacidades dos servidores VPS da empresa:

Planos Basic VPS Business VPS Professional VPS Enterprise VPS
Memória RAM 1 GB 2 GB 4 GB 8 GB
Armazenamento 30 GB 60 GB 120 GB 240 GB
Preço inicial/mês $ 13,75
Ver plano
$ 27,50
Ver plano
$ 55
Ver plano
$ 110
Ver plano

Os planos de VPS da DreamHost não oferecem acesso root. Isso significa que o usuário não consegue instalar ou configurar serviços diferentes dos previstos pela hospedagem. Dependendo do objetivo, isso pode não ser um problema, mas caso o acesso root seja desejado, a empresa recomenda os planos de cloud hosting.

Todos os planos de VPS também fornecem os seguintes recursos por padrão:

Ver planos

Dedicated Hosting (Servidor Dedicado)

Os servidores dedicados da DreamHost são indicados para sites com alto tráfego, como grandes e-commerces, revenda de hospedagem e agências com muitos clientes. A empresa oferece máquinas com até 64 GB de memória RAM e 2 TB de armazenamento. O custo do servidor é orçado sob demanda, ou seja, é necessário entrar em contato com a empresa para obter um orçamento.

Ver planos

Cloud Hosting (Hospedagem Cloud)

A hospedagem cloud da DreamHost é baseada na plataforma OpenStack e conta com acesso root total. Os planos começam em US$ 4,50 por instância (mensal) e a cobrança é proporcional ao tempo de utilização, sem custos de tráfego (upload/download).

Veja abaixo exemplos de instâncias disponíveis no serviço de cloud:

Memória RAM 512 MB 2 GB 8 GB
CPU 1 vCPU 1 vCPU 4 vCPU
Armazenamento 80 GB SSD 80 GB SSD 80 GB SSD
Tráfego Ilimitado Ilimitado Ilimitado
Preço inicial
(hora/mês)
$ 0,0075 / 4,50
Ver plano
$ 0,02 / 12
Ver plano
$ 0,08 / 48
Ver plano

A hospedagem cloud da DreamHost possui duas modalidades: a DreamCompute e a DreamObjects. A primeira refere-se à computação em nuvem e oferece provisionamento de máquinas virtuais Linux, BSD ou Windows. Todas elas escaláveis via API e com armazenamento SSD. A segunda é voltada para o armazenamento de objetos e é baseada na plataforma de código aberto Ceph. Para saber mais, visite o site da DreamHost.

Ver planos

Website Builder (Criador de Sites)

O criador de sites da DreamHost possui todos os recursos esperados neste tipo de ferramenta. Com ele é possível construir um site inteiramente no navegador, sem necessidade de lidar com código e configurações. O serviço custa a partir de US$ 4,95 por mês e pode ser testado gratuitamente por 14 dias.

O Remixer, que é nome dado ao criador de sites da DreamHost, está disponível em 2 planos distintos:

Planos Standard All Access
Sites Ilimitados Ilimitados
Páginas Ilimitadas Ilimitadas
Temas responsivos Sim Sim
Domínio grátis
(plano anual)
Sim Sim
E-mail Não Sim
Preço inicial/mês $ 4,95
Ver plano
$ 7,95
Ver plano

Como podemos observar, a grande diferença entre os dois planos é o serviço de e-mail, que está disponível apenas no plano All Access. Para a criação do site, a empresa disponibiliza um assistente, onde é possível criar um modelo de site, que servirá de ponto de partida, após 4 passos.

Os passos consistem em escolher:

Além disso, está incluído em todos os planos do criador de sites:

Outro ponto interessante é que podem-se criar sites ilimitados em todos os planos. Dessa forma, é possível testar à vontade diferentes modelos e personalizações até chegar em uma que te agrada. Para saber mais, visite o site da empresa.

Ver planos

Registro de domínios

Como muitas empresas de hospedagem, a DreamHost realiza o registro de domínios. A empresa comercializa mais de 400 terminações de domínios (todos internacionais), com preços a partir de US$ 2,95 por ano.

Dentre as extensões oferecidas pela empresa, muitas possuem descontos no primeiro ano. Veja algumas das extensões mais populares abaixo:

Extensão 1º ano Renovação
.com $9.95 $13.95
.online $7.95 $29.95
.me $6.95 $32.95
.blog $12.95 $24.95
.design $10.95 $49.95
.shop $2.95 $29.95

Um interessante aspecto do registro de domínios da DreamHost é o serviço gratuito de privacidade de domínios. O serviço permite que os dados de quem registra um domínio não sejam expostos na base de dados Whois. Muitas empresas cobram um adicional por este serviço, mas a DreamHost o oferece gratuitamente. O benefício pode ser utilizado em qualquer domínio internacional. Domínios nacionais, isto é, terminados em .br, não podem se beneficiar do recurso, por conta da regulamentação brasileira para o registro de domínios.

Registrar domínios

Suporte DreamHost

A DreamHost oferece suporte técnico por dois canais principais: chat online (bate papo) e sistema de tickets (e-mail). A empresa informa ainda que atende e orienta clientes nas redes sociais.

O atendimento por telefone também é oferecido, mas está incluído gratuitamente apenas nos planos DreamPress Plus e Pro, que possuem um número limitado de chamadas. Os planos de hospedagem compartilhada podem contar com atendimento telefônico, mas ele deve ser contratado à parte. O serviço funciona no sistema callback, ou seja, você deve informar, via ticket, que deseja atendimento telefônico e um técnico da empresa vai entrar em contato com você. A ligação custa US$ 9,95 por solicitação ou US$ 14,95 para 3 solicitações mensais. É praticamente o valor de alguns planos de hospedagem da própria DreamHost, então algo para usar apenas em casos de extrema necessidade.

Além dos canais de atendimento, a DreamHost possui uma base de conhecimento (knowledge base) bem abrangente, com guias para a operação de todos os seus produtos. A empresa também mantém um fórum onde os clientes podem publicar suas dúvidas e trocar informações sobre os serviços.

Vamos ver, a seguir, nossa experiência com o suporte técnico da DreamHost por chat e pelo sistema de tickets.

Atendimento via chat online

O atendimento via chat deve ser solicitado dentro do painel do cliente da DreamHost. Uma vez dentro do painel, basta localizar a área Support -> Contact Support, no menu lateral. Ao acessar a página pela primeira vez, você deve selecionar o assunto para o qual deseja suporte em uma lista suspensa.

Para solicitar um atendimento é necessário escolher o assunto em uma lista

Após selecionar o assunto, serão exibidas as opções para iniciar um chat, submeter um ticket ou requisitar uma ligação telefônica.

Após indicar o assunto, o tipo de atendimento desejado deve ser escolhido dentre as opções chat, ticket ou callback (ligação telefônica)

Antes de iniciar o chat propriamente dito, você deve selecionar o domínio para o qual deseja atendimento. Após selecionar o domínio, basta clicar no botão para iniciar a conversa.

Ao clicar no botão, a janela de chat se abre e você pode digitar o seu problema. Não há atendimento em português, portanto a solicitação deve ser feita em inglês.

Fui atendido poucos segundos após digitar minha dúvida. A funcionária me pediu apenas um instante para acessar a minha conta de hospedagem, mas retornou para o atendimento em menos de um minuto.

Minha dúvida era sobre o redirecionamento do site. O certificado SSL está corretamente instalado na hospedagem e gostaria de saber como fazer para redirecionar inteiramente o site para a versão HTTPS. A atendente informou que alguns passos adicionais seriam necessários para isso e que iria rodar um diagnóstico no meu site.

Em seguida, ela informou que iria realizar algumas atualizações no site para que ele fosse exibido apenas na versão HTTPS.

Após mais alguns instantes, a funcionária informou que iria me transferir para o setor técnico, pois o redirecionamento estava afetando o site. Outro funcionário assumiu o atendimento, logo em seguida. Este, após analisar o caso, me passou as instruções para realizar o redirecionamento, que eu deveria fazer por conta própria. Com as instruções em mãos, pude então encerrar o atendimento.

O atendimento total, da abertura à resolução, levou menos de 10 minutos. E apesar da primeira funcionária não ter implementado o redirecionamento diretamente, as instruções para tal foram comunicadas de maneira bem clara pelo segundo funcionário. Ele também incluiu um link para que eu pudesse consultar o procedimento com mais detalhes.

Considero a experiência com o suporte por chat bastante positiva. Os funcionários foram prestativos e responderam todos os meus questionamentos prontamente, entregando, ao final, a solução para o meu problema.

Atendimento via ticket

Assim como o atendimento por chat, para abrir um ticket é necessário acessar o painel do cliente DreamHost. Ao acessar a área de suporte, no painel, pode-se visualizar uma lista com o histórico de todos os tickets abertos.

É interessante notar que alguns tickets são gerados automaticamente e ficam disponíveis para o cliente nesta área. Este é o caso, por exemplo, dos atendimentos via chat, cujo histórico da conversa fica salvo aqui. Outros exemplos incluem o aviso de renovação automática de certificados SSL e avisos eventuais de manutenção.

Para abrir um novo ticket, o procedimento é semelhante ao chat: deve-se selecionar uma categoria na lista suspensa de categorias. Em seguida, basta clicar no botão Submit a ticket.

Para abrir o ticket efetivamente, deve-se preencher um campo com o assunto e indicar o domínio para o qual se deseja atendimento. Depois disso, basta descrever o problema e enviar o pedido. Assim como o atendimento por chat, o pedido deve ser feito em inglês.

O formulário para abrir um ticket deve ser preenchido dentro do painel de controle. A partir daí, o atendimento pode ser continuado pelo painel ou por e-mail.

Para avaliar o suporte via ticket da DreamHost, entrei em contato com a empresa e solicitei ajuda para configurar o serviço de e-mail depois de uma alteração de DNS que apontava o domínio para a CloudFlare.

A equipe de suporte respondeu o primeiro ticket cerca de 20 minutos após o envio do mesmo com instruções para configuração do e-mail.

Após a troca de algumas mensagens, o suporte identificou que havia um registro MX incorreto nas configurações que havia feito e a instrução para correção foi fornecida.

Depois de realizar as alterações sugeridas, a equipe confirmou que a entrega dos e-mails estava ocorrendo normalmente.

O tempo de atendimento total, o que inclui toda a troca de mensagens até a resolução do problema, foi de pouco mais de 10 horas. Considerando que estamos falando de um atendimento que não é em tempo real, como o chat, considero a experiência com o suporte muito positiva. Dependendo do problema, pode-se ficar vários dias trocando mensagens com a equipe de suporte, o que não foi o caso.

É interessante notar também que todas as respostas de ticket foram fornecidas em menos de uma hora, o que considero um tempo de resposta excelente para o atendimento por ticket.

Redes sociais

A DreamHost também fornece um atendimento pelas redes sociais. Este tipo de atendimento é apenas inicial e, pelo que pude observar, basicamente orienta os clientes com problemas para os canais de atendimento apropriados.

Mas é interessante observar que mesmo clientes com tickets em andamento podem receber algum tipo de atendimento e atualização através das redes sociais, como é o caso ilustrado abaixo.

Desempenho do servidor e recursos para desenvolvedores

Os servidores da DreamHost possuem um ótimo desempenho, compatível com o das melhores empresas do segmento. Vamos ver a seguir algumas das tecnologias usadas e como isso contribui para este bom desempenho.

A DreamHost está entre as empresas de hospedagem que optaram por usar a tecnologia SSD para armazenamento de dados. A sigla vem de Solid State Drive que, em português seria algo como drive em estado sólido. Ao contrário dos tradicionais HDs, o SSD não possui partes móveis (disco), o que torna a gravação e recuperação de dados bem mais rápida. Mal comparando, seria como um grande pen drive. Os SSDs são usados tanto para armazenar arquivos quanto bancos de dados e, segundo a empresa, podem ser até 200% mais rápidos em comparação à outras tecnologias.

O sistema de cache no servidor OPcache está ativado por padrão em todos os planos compartilhados (Shared) e DreamPress. O recurso também pode ser ativado nos planos de VPS, dedicado e cloud. O sistema beneficia sites e aplicações que utilizam a linguagem de programação PHP ao armazenar na memória scripts rodados previamente. Além de reduzir a carga do servidor, o OPcache também aumenta a velocidade das consultas em cache.

O servidor web usado por padrão é o Apache. O NGINX está disponível para uso apenas nos planos de VPS e servidor dedicado. Este é um aspecto que pode frustrar, a primeira vista, entusiastas do poderoso sistema de cache do NGINX. No entanto, a empresa alega que as possibilidades de configuração do Apache são maiores neste momento e que apenas sites com muito tráfego poderão encontrar benefício real no uso do NGINX. De fato, pela experiência que temos com a DreamHost, a configuração do Apache realizada pela empresa não apresenta qualquer problema relacionado ao desempenho.

Para desenvolvedores, os sistemas de controle de versão Git e Subversion estão habilitados por padrão em todos os planos de hospedagem. Dentre as linguagens de programação disponíveis, além do esperado PHP, também é possível rodar aplicações em Ruby, Python, Java e outras. Por se tratar de uma hospedagem Linux, as linguagens da Microsoft não são compatíveis com a DreamHost. Para ver a lista completa de linguagens e tecnologias, acesse esta página.

Além disso, todos os planos permitem acesso SSH e FTP. Para usar o terminal, basta habilitar o acesso SSH pelo painel de controle.

Estabilidade dos servidores

A DreamHost é uma das poucas empresas que garante 100% de uptime no contrato de serviços. Isso significa que a empresa se compromete a manter o servidor de hospedagem em funcionamento 24 horas por dia, sem interrupção.

Nós realizamos o monitoramento de um site hospedado nos servidores da DreamHost e podemos acompanhar que o uptime de fato está em 100% na maior parte do tempo. Veja o exemplo abaixo, do monitoramento realizado entre os meses de julho a setembro de 2018.

Para que o cliente possa acompanhar o status de todos os serviços, a empresa possui um endereço específico de status dos servidores, em www.dreamhoststatus.com.

Backups

A empresa realiza backups automáticos dos servidores, e-mails e bases de dados, no entanto, ela não oferece nenhuma garantia sobre estes backups.

Há um sistema de backup manual para os clientes no painel de controle. Ele está disponível em Billing & Account -> Backup your account. Não existem opções de customização. Ao iniciar o procedimento, o backup da conta inteira será realizado e estará disponível para download. Para rodar o backup, basta clicar sobre o botão disponível na página.

O procedimento pode levar vários minutos e o cliente é informado por e-mail quando o backup é concluído. Os arquivos de backup ficam disponíveis na mesma pasta e podem ser baixados diretamente no navegador ou através de FTP/SSH.

Backups específicos, como somente do site ou aplicação, podem ser feitos normalmente usando diversas técnicas. A empresa disponibiliza, em sua base de conhecimento, diversos tutoriais para fazer backups de aplicações como o WordPress e outras.

Certificado SSL gratuito

A DreamHost oferece o certificado SSL Let’s Encrypt gratuitamente para todos os clientes e em todos os planos. O Let’s Encrypt é uma emissora de certificados que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Ela foi criada por um grupo de empresas que possuem como objetivo comum tornar a web um lugar mais seguro. Até o momento, o Let’s Encrypt já emitiu mais de 50 milhões de certificados gratuitos.

O Let’s Encrypt está integrado com os serviços da DreamHost e, para ser emitido, o cliente precisa apenas ativar a opção no painel. O procedimento é completamente automatizado. Após a emissão e instalação, um e-mail é enviado para o cliente informando que o certificado foi emitido e instalado com sucesso. O Let’s Encrypt é renovado automaticamente a cada 3 meses. Na ocasião da renovação, o cliente também recebe um aviso por e-mail confirmando que a renovação foi realizada. Uma cópia destes avisos fica gravada no painel de controle, na área de tickets.

Outras opções de certificado estão disponíveis no painel do cliente, como o certificado SSL Comodo, por US$ 15 dólares anuais. Dentre as principais diferenças do certificado da Comodo para o Let’s Encrypt, podemos citar a renovação anual e uma garantia emitida pela empresa que prevê uma indenização em caso de quebra de criptografia. Há também a possibilidade de importar um certificado emitido por outra empresa.

Opções de certificado SSL para instalação no painel da DreamHost

Painel de controle

A DreamHost utiliza um painel de controle criado pela própria empresa para a administração dos seus serviços. O painel de controle inclui áreas específicas para todos os planos da empresa. Também existem áreas dedicadas à administração de domínios, usuários, suporte e administração avançada. O programa de afiliados, onde é possível indicar a empresa e receber uma comissão pelas vendas, também está presente no painel para todos os clientes.

Ao acessar pela primeira vez o painel, há uma tela de boas-vindas. Ela contém alguns dos avisos mais recentes da empresa e também a divulgação de alguns de serviços. Confesso que esta tela inicial não parece ter uma utilidade muito grande, considerando que estamos acessando um painel de controle. Talvez fosse mais interessante se ela exibisse atalhos para os recursos mais usados no painel. Fica aqui a sugestão.

Página inicial do painel de controle da DreamHost

O menu de navegação principal está localizado na coluna lateral, à esquerda da tela. Ao clicar em qualquer uma das opções, abre-se um menu do tipo acordeon, com sub-opções para a seção selecionada. Dessa forma, tem-se acesso a muitas outras opções para cada serviço.

Uma coisa que senti falta no painel é uma área para visualizar todas as opções do plano Shared Hosting, que não está presente. As opções de administração da hospedagem compartilhada ficam disponíveis apenas nas áreas correspondentes aos recursos específicos como e-mail, domínio, conta e cobrança etc. Achei esta distribuição um pouco confusa, sendo necessário algumas vezes recorrer ao Google para encontrar determinado recurso dentro do próprio painel. A área para visualização do uso de disco (armazenamento), por exemplo, está subordinada à Billing & Account no menu.

Apesar desta curva de aprendizado inicial, os recursos estão bem explicados no painel e posso considerar que é fácil operá-lo. Um ponto positivo, e que cobre um pouco esta pouca usabilidade do painel, é a boa base de conhecimento da DreamHost, que possui tutoriais e explicações para todos os itens encontrados lá.

Migração de sites

A DreamHost não oferece migração gratuita de sites. Ao invés disso, existem diversos tutoriais na base de conhecimento da DreamHost explicando como migrar seus sites para seus servidores.

Se ainda assim você desejar que eles realizem a migração do seu site, é possível contratar o serviço separadamente, por US$ 99, pagos uma única vez. A migração, nesse caso, é realizada em até 48 horas após a solicitação do serviço.

Satisfação dos clientes

Por não estar localizada no Brasil, a empresa não possui um índice no site Reclame Aqui, o que seria uma ótima maneira de medir a satisfação de seus clientes. Apesar disso, existem outros indicadores interessantes, como veremos a seguir.

A DreamHost é uma das empresas recomendas pelo WordPress.org como um provedor de hospedagem de referência para o WordPress. Esta indicação por si só já seria um indicador de credibilidade. Mas é possível encontrar também depoimentos dos criadores de grandes sites e que confiam da DreamHost para manter seus sites publicados. Este é o caso, por exemplo, do Syed Balkhi, fundador do site WPBeginner.com. Outros depoimentos estão disponíveis no site da empresa.

Depoimento de Syed Balkhi, da WP Beginner

Outro ponto que merece destaque é a garantia de reembolso oferecida pela DreamHost, que é de 97 dias. Isso significa que, após a contratação de um plano, você tem até 97 dias para testar o serviço. Se por algum motivo você não ficar satisfeito, o serviço é cancelado e o dinheiro pago é devolvido integralmente, sem questionamentos. A garantia de reembolso não é algo praticado por todas as empresas de hospedagem, mas é comum encontrar algumas que oferecem até 30 dias de garantia. Por isso, estes pouco mais de 3 meses se destacam perante a concorrência.

A garantia de reembolso está disponível apenas nos planos de hospedagem compartilhada (Shared Hosting).

Formas de pagamento

Para novos clientes, o único meio de pagamento aceito é o cartão de crédito. Segundo a empresa, este é um recurso de segurança e que evita que contas fraudulentas sejam criadas, usadas e depois abandonadas. Considerando o longo período de garantia de reembolso, faz sentido.

Após este primeiro pagamento, outro método pode ser escolhido, como um dos listados abaixo:

Vale lembrar que a moeda aceita para pagamentos é o dólar.

Conclusão: a DreamHost é boa?

Apesar de não estar presente no Brasil e não ter um site em português, a DreamHost é uma empresa bastante usada por brasileiros. Ela se mostra uma ótima opção para quem procura um bom custo-benefício, principalmente nos planos compartilhados, e também para aqueles cujo idioma (inglês) não é uma barreira.

Dentre os pontos positivos, destacamos o ótimo desempenho dos servidores, o uptime acima da média (garantia de 100% no contrato), e o suporte rápido e eficiente.

Para saber mais, visite o site da empresa.

Visitar DreamHost

Review DreamHost por : nota 4.4 - 4.4
Ir para o topo
Sair da versão mobile