Design para e-commerce: 7 dicas para você não errar

design para e-commerce

Ter uma loja virtual nos dias de hoje não é uma coisa muito difícil, o que dá trabalho mesmo é ter um negócio eficiente e de qualidade. Quem nunca se deparou com uma loja oferecendo um produto interessante, mas com poucas informações? E aquele e-commerce que de tão difícil de encontrar, parece estar se escondendo dos consumidores?

Graças aos avanços tecnológicos, existem ferramentas muito eficientes para a construção de lojas virtuais, mas claro, é necessário respeitar uma série de técnicas de design para que a tão sonhada eficiência seja alcançada. Quer acertar no design do seu e-commerce? Veja abaixo 7 dicas para o sucesso da sua loja virtual!

Tenha a barra de busca sempre à vista

Muitas vezes o consumidor sabe exatamente o que deseja, então porque não tornar esse processo mais simples? Utilizando uma barra de busca o cliente não precisa se aventurar por diversas páginas, filtrando (muitas vezes de forma manual) até encontrar o que procura. É preciso lembrar que em outros casos, o cliente não está muito focado em um produto específico e uma barra de busca bem localizada vai mantê-lo por mais tempo na sua página.

Home Fast Shop
Eexemplo de campo de busca na loja virtual Fast Shop

Utilize filtros, eles são fundamentais

Já reparou aquela barrinha lateral onde é possível filtrar os resultados? Ela é utilizada por grandes lojas virtuais por ser uma forma muito eficiente de ajudar o cliente a encontrar o que deseja, além de apontar alternativas.

Imagine que você deseje comprar um novo aparelho de TV. Com tantas opções de tamanho, além de funções 3D, telas LED, resolução 4K, etc. fica muito mais fácil ver diferentes opções dentro da mesma página. Também é possível fazer o caminho inverso, limpando os filtros da barra lateral. O recurso de comparações entre os produtos torna a experiência ainda melhor.

loja virtual brastemp
Exemplo de filtro na loja virtual Brastemp

Preze por fotos de qualidade

O único ponto em que uma loja on-line perde para uma loja física é a capacidade de tocar o produto, ver como ele realmente é. Por isso, as fotos a serem utilizadas no seu e-commerce devem ser produzidas com qualidade e profissionalismo.

Produtos eletrônicos costumam ter fotos produzidas pelos próprios fabricantes, então tendem a ser padronizadas. Por outro lado, se o segmento da sua loja for vestuário ou algo como artesanato, temos dicas importantes:

  • utilize fotos de alta resolução, para o consumidor ver os detalhes dos produtos;
  • implemente a função zoom nas fotos, para ampliarem apenas quando o usuário passar o mouse por cima delas;
  • no caso de roupas, utilize modelos vestindo as peças;
  • se possível, contrate os serviços de um fotógrafo profissional.
site hering
Exemplo de fotos no site da Hering

Fique atento a itens fora de estoque

Imagine como é frustrante passar por toda a experiência de escolher um produto para, no fim, descobrir que ele está indisponível. É importante se colocar no lugar do consumidor e pensar não apenas na decepção durante a experiência da compra, mas também em um possível desgaste da imagem do seu e-commerce.

Para evitar isso, tenha sempre visível a informação sobre a disponibilidade do produto em estoque. E quando o produto não estiver disponível, insira também o recurso que avisa o cliente quando o produto estiver disponível novamente. É uma forma de se mostrar útil para o cliente e quem sabe realizar uma venda futura.

ecommerce Walmart
Exemplo de disponibilidade em estoque na loja Walmart

Utilize testemunhos dos clientes

Esse ponto é interessante, pois já é utilizado a muito tempo em sites estrangeiros, mas começou recentemente a ser aplicado no Brasil. Vamos utilizar como exemplo a loja americana Amazon, que oferece um grande espaço para que usuários deem opiniões sobre os produtos vendidos. As lojas brasileiras abraçaram essa ideia e têm utilizado cada vez mais essa opção (onde os usuários até informam se aquele testemunho foi útil).

Outra opção que tem surgido é um espaço para que os clientes carreguem fotos, oferecendo uma opinião mais pessoal, e solucionando uma dúvida que pode estar na mente de outros consumidores interessados. Como dito anteriormente, tudo isso aumenta a confiança dos usuários naquela loja, trazendo mais segurança para a experiência de compra.

site Saraiva
Exemplo de depoimento na loja Saraiva

Seja claro quanto ao frete e formas de pagamento

Uma das situações mais desagradáveis que pode acontecer com o cliente é passar por todo o processo de compra e só no final descobrir que o valor do frete ainda será adicionado. Para evitar esse transtorno, coloque a informação do frete próximo do preço, por exemplo: R$ 99,90 + frete. Ao mesmo tempo, adicione as formas de pagamento, já que o cliente pode ter preferência por boleto bancário ou parcelamento no cartão de crédito.

Se o seu e-commerce oferece frete grátis, não deixe de avisar isso já na página principal, já que sem dúvidas, este é um grande diferencial da sua loja.

Exemplo de frete grátis Walmart
Exemplo de frete grátis Walmart

Invista em um design responsivo

o que é design responsivo

No Brasil, os celulares já são a principal meio de acesso à internet e este cenário de crescimento deve continuar nos próximos anos. As compras por celular também são uma tendência e devem ser cada vez mais frequentes. Para aproveitar essa oportunidade, é preciso investir em uma loja virtual com design responsivo, ou seja, que se adapta às diferentes telas e resoluções de celulares e tablets.

Um e-commerce responsivo traz muitos benefícios para os usuários, mas também para os mecanismos de busca. Ao oferecer uma ótima experiência mobile para seus visitantes, você ganhará pontos com o Google, que há algum tempo já vem privilegiando sites com versão mobile, em buscas feitas por este tipo de dispositivo.

Faça do design seu maior aliado

Como podem ver, há uma série de atividades que podem ser feitas para otimizar a sua loja virtual. Um layout bem estruturado, bonito e adequado ao seu público-alvo é fundamental para atrair consumidores para seu e-commerce.

Por isso, invista na experiência do usuário e não se esqueça de garantir que os cliques até o final de uma compra sejam poucos, para que você possa alavancar as suas vendas online.

O que você achou do nosso artigo? Possui alguma dúvida sobre design para e-commerce? Não deixe de contar nos comentários abaixo!

E se você quer mais dicas, confira nosso artigo com ferramentas úteis (e gratuitas) para colocar a sua empresa no mundo digital!

Por:

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4 Comentários

  1. Zeila

    Gente que impressionante ? vcs esclarecem muito bem tudo. Estou apta a ensinar tudo o que li aqui hj. Parabéns e muito obrigado.
    Espero criar uma loja tão atrativa quanto aos textos lidos aqui ??????

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Zeila!
      Que feedback bacana! Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo foi útil para você. 🙂
      Um abraço e boa sorte com a sua loja!

      Responder
  2. Claudia Leite

    Estou impressionada com este site. Que joia! Me orientou no que eu precisava. Já está no meus favoritos. Gratíssima.

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Claudia! Nós é que agradecemos pelo seu comentário, tão simpático! Ganhamos o dia! 😀

      Responder

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